JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Eu Legislador

PEC da Responsabilidade

Proposta de Emenda Constitucional

 
Revoga-se o § 4º do art. 86.
 
Art. 1º Revoga-se o § 4º do art. 86 da Constituição Federal.
Art.2º Esta Emenda entra em vigor na data se sua publicação, e aplicando-se ao mandato atualmente vigente e aos subsequentes.




Justificação / Exposição de Motivos

 
O § 4º do art. 86 impedia a responsabilização do Presidente da República por atos estranhos ao exercício de suas funções.
As razões de esse dispositivo ter sido incluído no Texto constitucional são obscuras. Não há paralelo na Constituição de 1967 (mesmo após a Emenda 1 de 1969), nem da de 1946. Também não há nada semelhante na Constituição Republicana de 1891.
O precedente está na Constituição de 1937, a mais autocrática de nossa história, inspirada diretamente em valores fascistas, que determinou, em seu art. 87, que: "O Presidente da República não pode, durante o exercício de suas funções, ser responsabilizado por atos estranhos às mesmas."
Há, na Constituição de 1824, um artigo, o de número 99, que assim dispunha: "A Pessoa do Imperador é inviolável, e Sagrada: Elle não está sujeito a responsabilidade alguma."
É por tal razão que esse parágrafo deve ser retirado da Constituição Cidadã, porque privilegia a irresponsabilidade da pessoa a quem foi confiado o maior cargo eletivo da nação, o que absolutamente não condiz com o espírito da Constituição de 1988.
Importante:
1 - Todas as propostas de lei podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
 
Copyright (c) 2006-2017. JurisWay - Todos os direitos reservados