JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Eu Legislador

Lei das Montadoras
Proposta por Fábio Choairy

Limites ao lucro das montadoras sobre os veículos comercializados

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Proposta de Lei

 
Lucro das montadoras - limite de 25% do custo final de produção do veículo
 
Art. 1 - As montadoras de veículos automotores comercializados no Brasil somente poderão obter lucro no limite de 25% (vinte e cinco por cento) por unidade veicular, calculado sobre o custo final de produção da respectiva unidade à ser comercializada.
§1º Caso haja indícios de que determinada empresa esteja atuando em contrariedade à presente Lei, a União, através do órgão competente, irá propor procedimento judicial em face da referida empresa com o intuito de perscrutar o fato.
§2º Havendo começo de prova idônea que tragam o "fumus boni iuris" ao magistrado responsável, deferir-se-á liminar de exibição dos documentos contábeis e aqueles relacionados aos lucros da empresa montadora no período averiguado.
§3º Caso se verifique lucro à maior dos limites fixados por esta Lei, a empresa montadora deverá pagar aos cofres públicos multa de 150% (cento e cinquenta por cento) sobre o valor obtido, em fase de liquidação de sentença, o qual auferiu à maior à título de lucros, no período averiguado, sem prejuízo de condenação em ressarcimentos advindos de eventuais demandas individuais ajuizadas.


Justificação / Exposição de Motivos

 
A presente Lei se faz imperiosa no momento presente, o qual é patente o abuso do poder financeiro sobre os consumidores finais, que arcam com preços absurdos na compra de veículo automotor no País, sobretudo quando comparamos o preço de um veículo fabricado no Brasil comercializado aqui em detrimento do preço veículo fabricado no Brasil e comercializado no exterior, preço que é, de maneira absurda, e não raras as vezes, aproximadamente 50% mais barato no exterior, mesmo que contabilizando o frete e impostos.
Importante:
1 - Todas as propostas de lei podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados