Você não está conectado 
Faça o login no JurisWay:





Não tem conta?
Cadastre-se no JurisWay

Esqueceu a senha?
Crie uma nova

Cursos > Direito Ambiental > Ana Rodrigues

Poluição Sonora

Em alguns casos, como o ocorrido no Município de Belo Horizonte, um dos fatores que determinaram a redução dos vôos comerciais no Aeroporto da Pampulha (área residencial), foi justamente a poluição sonora. O aeroporto de Congonhas, no município de São Paulo, opera hoje, em sua capacidade máxima. Cerca de 600 decolagens/ pousos ocorrem a cada dia, sendo por isso, considerado o mais movimentado de toda a América Latina, apesar de estar instalado em plena em área residencial.

A experiência verificada em países como França e Alemanha, foi a instituição de uma taxa nacional, pagas pelas empresas aéreas e os passageiros, para custearem a proteção acústica nos edifícios e residenciais que circundam os aeroportos.

Doutrina

Direito Ambiental Brasileiro - Paulo Affonso Leme Machado
Os proprietários ou gestores da fontes de emissão de ruído- notadamente, aeroportos, companhias aéreas, ferrovias, rodovias, estabelecimentos comerciais e industriais- não se eximem da responsabilidade jurídica de prevenir e reparar a agressão sonora pelo fato de terem se instalado antes das construções residenciais. Essa anterioridade, desde que seja plenamente legal, vai sujeita-los à observância das normas e padrões ambientais oficiais, ao passo que se se instalarem após a construção de residências (como por exemplo, a construção de viadutos, aeroportos e rodovias em zonas habitadas), a responsabilidade para prevenir e reparar o dano ambiental é total, ainda que observem as mencionadas normas e padrões oficiais.



 
20
 
Este módulo possui 48 páginas.
Você está na página 20 (42%)

Voltar ao Início do Curso
Você não está logado! Login
Caso queira salvar este curso em seu histórico, faça login no JurisWay e volte ao início do curso.
Quer ir para uma página específica?

Ou veja a estrutura do curso:

Poluição Sonora

3,90625E-03s - 3,90625 ms