Outros artigos do mesmo autor
É preciso consentimento do cônjuge para validar aval?Direito Civil
Bitributação e o princípio bis in idemDireito Tributário
Marketing na AdvocaciaEstatuto da OAB/Código de Ética
Direito de restituição sobre o ICMS "incidente" na conta de luzDireito Tributário
Tráfico de pessoas no século XXIDireito Penal
Outros artigos da mesma área
ATIVISMO JUDICIAL E TUTELA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS
Derecho a la vida del nasciturus que padece de anencefalia
DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E A APRESENTAÇÃO DE PRESOS À MÍDIA
Algumas breves considerações sobre o papel das Comissões Permanentes do Congresso Nacional
Quatro novos Tribunais Federais?
Prisão antes do trânsito em julgado é inconstitucional e ilegal
Texto enviado ao JurisWay em 29/03/2017.
Indique este texto a seus amigos
Diante do caos na política e na economia brasileira, nos deparamos com mais um sobressalto: a proposta de Reforma na Previdência Social.
Foi proposto pelo Governo Temer, um projeto de emenda constitucional para reforma da Previdência Social. A idade mínima estabelecida para se aposentar será de 65 anos, com pelo menos 25 anos de contribuição à Previdência. O que na prática, muda totalmente o contexto. No que tange, para o contribuinte receber o valor integral, deverá ter contribuído por 49 anos, mesmo que tenha atingido 65 anos de idade, tanto para homens quanto para mulheres. As mudanças atingem contribuintes de empresas privadas, servidores públicos federais e políticos. Já os militares ficam de fora. Servidores estaduais e municipais foram retirados da proposta. Para aqueles que já tiverem tempo de aposentadoria pelas regras atuais não serão obrigados.
Ora, de caráter absurdo, vem causando espavento à sociedade, principalmente em aqueles que começaram sua contribuição tardiamente.
Por outro lado, vejamos o âmbito dos direitos e garantias constitucionais. É inconstitucional?
Para Michelle Leite, Presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (ANADEF), a Proposta de Emenda à Constituição 287/2016 atenta contra direitos conquistados pelas mulheres, castiga ainda mais trabalhadores braçais e de baixa renda, ignora a realidade do trabalho informal e viola convenções internacionais das quais o Brasil é signatário.
Michelle ainda considera que, o governo Temer está em retrocesso quando comparado a maioria dos países do mundo civilizado ao propor, por exemplo, idade mínima de 65 para aposentadoria, enquanto convenções internacionais fixam esse limite em 60 anos. Uma delas é a Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos dos Idosos (Washington D. C., EUA, em junho de 2015), da qual o Brasil é signatário, lembra Michelle.
“A população está envelhecendo? Sim, a gente sabe que está. A gente não pode fechar os olhos para a realidade. Mas fazer a reforma dessa forma, no caso das mulheres aumentando a idade mínima em dez anos, mudar a forma de contribuição dos trabalhadores rurais, que já passam por uma jornada penosa, com trabalho forçado? E também a questão do prazo – de 35 para 49 anos de contribuição? É razoável? Vai é prejudicar o próprio exercício de uma justa aposentadoria. Não é que vai demorar mais para as pessoas se aposentarem; vai é inviabilizar que muitas pessoas consigam usufruir de uma aposentadoria."
Ademais, é válido listar outras inconstitucionalidades que encontram-se em alto questionamento:
Não tão somente estes, mas também são reconhecidos inconstitucionalmente, a alteração das idades para aposentadoria compulsória e voluntária, retirada da proteção ao Trabalhador Rural, ofensa ao princípio da Solidariedade, e alteração das idades para aposentadoria compulsória e voluntária, o que se encontram em grande debate e oposição pela sociedade brasileira.
Referências Bibliográficas:
http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/proposta-de-reforma-da-previdenciaeinconstitucional-%E2... < acesso em 28 de março de 2017 >
Nenhum comentário cadastrado.
![]() | Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. |