JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Obrigações no direito tributário


Autoria:

Firmino Aires De Sousa


Bacharel em direito pela Faculdade Mauricio de Nassau de Parnaíba PI

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

Imunidade tributaria
Direito Tributário

Formas de intervenção estatal
Direito Administrativo

Principio do direito ambiental
Direito Ambiental

Sumulado entendimento
Direito Tributário

PRECATÓRIO
Direito Administrativo

Mais artigos...

Resumo:

As obrigações no direito tributario visam organizar a arrecadação de tributos regendo a relação processuaal que há entre eles o contribuinte e o Estado.

Texto enviado ao JurisWay em 16/10/2015.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Obrigações tributárias

As obrigações tributárias podem ser obrigação principal ou obrigação acessória.

A obrigação tributária é principal quando surge com a ocorrência do fato gerador que é o que diz o art.113,§1 do CTN e ela é acessória quando decorre da legislação tributaria e tem por objeto as prestações,positivas ou negativas ,nela previstas no interesse da arrecadação ou do tributo.

Para haver uma obrigação é preciso que haja um fato gerador  que é a situação que gera o motivo e a causa da arrecadação por exemplo a circulação de mercadorias  gera a arrecadação de ICMS, o simples fato de haver bens de consumo faz com que o Estado em que a mercadoria foi transportada arrecade impostos.

O Código tributário Nacional em seu  artigo 114 diz que fato gerador da obrigação  principal é a lei que deu causa a sua ocorrência.

N a obrigação tributária assim como em toda relação jurídica há o sujeito ativo e o sujeito passivo, o sujeito ativo é aquele que realiza a ação, fazendo uma analogia ao direito penal é aquele que realiza o verbo do tipo e o sujeito passivo é aquele que sofre a ação e fazendo uma analogia ao direito penal é aquele que sofre a ação.ou seja o verbo do tipo.

Por exemplo a prerrogativa do Estado em tributar o contribuinte nessa relação processual o sujeito ativo é o Estado por que está executando o verbo do tipo’tributar’,assim ele está executando a ação de tributação visando arrecadar dinheiro para encher os cofres publico e custear as ações do governo.

O sujeito passivo na relação processual de tributação é o contribuinte  que por força de lei impositiva é obrigado a contribuir até para o seu próprio bem por que sem dinheiro o Estado não tem como funcionar muito bem,vindo assim posteriormente a vvir a quebrar.

Nas obrigações tributárias também há solidariedade ,são solidarias segundo o ordenamento jurídico brasileiro que determina no art.124,I do CTN  que são solidarias as pessoas que tenham interesse comum  e por isso seja cocontribuinte ,tipo no caso de um bem imóvel com três proprietários.

A solidariedade tem os seus efeitos que são o pagamento feito por um dos coobrigados aproveita os demais em relação a obrigação de origem.

A isenção ou perdão exonera todos os outros coobrigados.

A interrupção da Prescirção.

Há a interrupção da prescrição na solidariedade, ou seja,se no prazo prescricional antes que finde o prazo prescricional aconteça um fato que cause a interrupção da prescrição desaparecer o pazo vooltrar a correr do inicio do prazo como se o prazo anterior não tivesse existido,ppor isso se diz que se esquecedo prazo quando ele é interrompido.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Firmino Aires De Sousa) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados