JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Processo administrativo de retrição à propiedade privada


Autoria:

Firmino Aires De Sousa


Bacharel em direito pela Faculdade Mauricio de Nassau de Parnaíba PI

envie um e-mail para este autor

Resumo:

O execicio do poder de policia ocorre atraves da administração publica quando faz a restrição publica na propiedade privada em prol da coletividade.

Texto enviado ao JurisWay em 09/10/2015.

Última edição/atualização em 22/10/2015.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Processo administrativo de restrição da propriedade privada

O processo administrativo de restrição publica á propriedade privada é aquele em a administração exerce o poder de policia e a única diferença do poder de outorga é que naquele é a administração quem inicia o processo impondo a sua vontade coercitivamente ao administrado.

No processo administrativo de restrição da propriedade privada o corre o processo de desapropriação em que o particular no caso o administrado perde o poder sobre o bem para a administração puiblica,que exercerá em prol da coletividade

A desapropriação pode ocorrer pro utilidade e necessidade piublica que é quando a utilização do bem é conveniente e vantajoso ao interesse coletivo mas não constotui um imperativo determinante.

A desapropriação por interesse social.

A desapropriação pr interesse social  nela há o interesse social quando a administração está frente as questões diretamente ligadas as classes mais baixas e por isso necessitam de mais auxilio do poder estatal.

Desapropriação para fins de reforma agraria

A desapropriação para fins de reforma agraria acontece para atender o interesse social de quem mora no campo, ela ocorre em imóveis rurais que não tiverem cumprindo  sua função social a reforma agraria está disciplinada no ordenamento jurídico brasileiro pelos artigos 184 a 186 da CF,arts:18 a 23 do Estatuto da Terra .Na desapropriação há justa e previa indenização.

Desapropriação para fins urbanísticos.

Ocorre quando utilizada como instrumento de execução de atividade urbanística doo poder publico.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Firmino Aires De Sousa) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2026. JurisWay - Todos os direitos reservados