JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Principio do direito ambiental


Autoria:

Firmino Aires De Sousa


Bacharel em direito pela Faculdade Mauricio de Nassau de Parnaíba PI

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

Processo administrativo de retrição à propiedade privada
Direito Administrativo

Formas de intervenção estatal
Direito Administrativo

Responsabilidade civil no direito ambiental
Direito Ambiental

Sumulado entendimento
Direito Tributário

PRECATÓRIO
Direito Administrativo

Mais artigos...

Texto enviado ao JurisWay em 01/09/2015.

Última edição/atualização em 13/09/2015.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Princípios do direito ambiental

Principio do meio ambiente  equilibrado como direito fundamental

O principio do meio ambiente equilibrado como direito fundamental enfatiza a importância do meio ambiente equilibrado para a sobrevivência das espécies. Assim como destruir uma floresta  causa problemas ao meio ambiente tirar as espécies de seu abtati natural para colocar em outro lugar também causa danos a natureza, trazendo prejuízo ao meio ambiente

E sempre bom que não sejam umas maiores excessivamente que as outras ,pois a subsistência  de uma depende de da subsistências de todas as outras.

Por exemplo: o HOMO SAPIENS SAPIENS ,se o numero de pessoas aumentar excessivamente  e não houver mais animais para o homem comer a carne e nem vegetal ,ou seja,fruta para que o homem possa comer e se alimentar então todos vão morrer de fome.

Este principio trata então do único direito fundamental que não está presente no art.5 da CF.

Principio do desenvolvimento sustentável

Este principio diz que o homem deve se-desenvolver explorando a natureza, só que conservando-a para as presentes e futuras gerações. Por defender uma preservação ambiental sustentável não é visto com bons olhos que dependem da destruição dos recursos naturais para sobre viver.

Principio da preservação

Este principio diz que a gente deve agir antecipadamente, ou seja, antes que as espécies acabem a gente deve fazer com que elas não diminuam e é por isso que é um direito de ordem preventiva. Aplica-se ao chamado r risco conhecido, risco conhecido é aquele que é identificado previamente em pesquisas, dados ou informações ambientais.

Principio da Precaução

Este principio gera o in dubio pro ambiente, assim como no direito penal tem o in dubio pro reu que diz que na duvida deve se aplicar a lei mais benéfica para o reu e no direito do trabalhador deve-se interpretar da melhor forma forma  para o trabalhador no direito ambiental tem o in dubio pro ambiente que é para proteger o meio ambiente.

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Firmino Aires De Sousa) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados