JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Receita garantida é um bom negócio para o condomínio?


Autoria:

Danubia Santos


Advogada, Especialista em Direito Imobiliário e Sucessório. Heranças e Inventário. Planejamento sucessório, Testamentos, Diretivas de Antecipação de Vontade, Partilhas e Sobrepartilhas. Assessoria em Compra e Venda de imóveis, Leilão de imóveis, Confecção de Contratos de locação, Compra e venda, "Ágio". Confecção de Convenção, Estatuto e Regimento Interno para Condomínios e Associações de moradores. Cobrança e execução de dívidas, localização de bens. Preparação de documentação Internacional junto ao consulado, procurações. Ações de imissão de posse, reintegração de posse, despejo, cobrança de aluguéis.

Endereço: Rua Augusto César, 176
Bairro: Fundinho

Uberlândia - MG
38400-162


envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

Condomínios de Fato e de Direito

A PROBLEMATICA DA ANULAÇÃO DA ASSEMBLÉIA CONDOMINIAL

O Novo Código de Processo Civil e a mudança na forma de cobrança da taxa condominial

GARAGEM COLETIVA NOS CONDOMÍNIOS EDILÍCIOS: FONTE INESGOTÁVEL DE CONFLITOS

Saiba de quem comprar seu imóvel.

Falta de recebimento do boleto de condomínio: isso justifica a não aplicação de multas e juros ao condômino?

A impossibilidade de cobrar juros de mora e correção monetária, sobre os débitos executados, após a garantia do Juízo por depósito Judicial, dos valores incontroversos.

Pode o condomínio proibir o trânsito ou a permanência de animais nas áreas privativas?

Pode o condomínio proibir a exploração comercial da unidade via Airbnb?

PENAS RESTRITIVAS DE DIREITO AOS CONDÔMINOS INADIMPLENTES: suspensão do fornecimento de serviços essenciais e restrição ao acesso às áreas comuns do condomínio.

Mais artigos da área...

Resumo:

A antecipação de recita tem muitos nomes, inadimplência zero, receita garantida entre outros, mas independente do nome o mais importante é que você entenda o conceito e como ela pode impactar em seu condomínio.

Texto enviado ao JurisWay em 03/08/2022.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Frequentemente, muitos síndicos se deparam com essa pergunta: Seria a contratação de uma empresa garantidora um bom negócio para o meu condomínio?

A resposta é: Depende!

Já ouviram aquele ditado, “Tudo me é licito, mas nem tudo me convém”? Pois é, ele se aplica perfeitamente a esse caso, a contratação de uma garantidora pode ser um sonho ou um pesadelo para o seu condomínio.

Isto porque a contratação de empresa garantidora em geral é interessante somente nos casos em que o condomínio possui um alto índice de inadimplência e nesse caso é bem provável que o condomínio não seja um bom negócio para a garantidora.

Mas afinal como funciona uma garantidora?

Uma garantidora de condomínio é uma empresa que assume a cobrança das taxas condominiais e repassa para o condomínio mediante a cobrança de um taxa de DESÁGIO (que varia entre 3 e 9% da arrecadação) o valor integral das taxas, mesmo que existam moradores inadimplentes.

Na prática, a garantidora antecipa o valor dos atrasados para o condomínio e depois cobra esses valores diretamente do condômino que está devendo, com a incidência de todos os encargos, ou seja, a garantidora antecipa o crédito em troca de um deságio (pago pelo condomínio) e dos encargos (pago pelos condôminos inadimplentes). Com isso, o condomínio volta a ter um valor fixo garantido para a administração, podendo cumprir com o planejamento e a previsão orçamentária de forma segura, o que sem dúvida facilita e muito o dia a dia do síndico.

Se você sindico/gestor condominial, pretende contratar uma empresa garantidora, eu tenho uma dica para você! FAÇA CONTA! Isso mesmo que eu lhe disse, FAÇA CONTA!

Qual a arrecadação anual do seu condomínio, considerando as receitas provenientes de acordos, taxas condominiais e encargos?

Qual será a projeção de arrecadação anual do seu condomínio considerando o valor de repasse da garantidora?

Se o valor já arrecadado anualmente for maior do que a proposta de arrecadação com a contratação da garantidora essa não é uma opção viável para o seu condomínio, se o valor de arrecadação for menor, SINAL VERDE, siga em frente.

Vejo com frequência muitos condomínios enfrentando sérias dificuldades por terem feito maus negócios, seja porque contrataram empresas sem idoneidade ou ainda porque o condomínio não tinha perfil para garantidora, e hoje vivem um casamento perpétuo pois não tem condições de retomar a carteira de inadimplência e consequentemente não conseguem sair desse ciclo vicioso.

Isto porque quando o Condomínio decide por rescindir o contrato com a garantidora deverá ressarcir a ela tudo que foi antecipado e ainda não pago pelos Condôminos o que significa que o condomínio deverá pagar à Garantidora, em prazo que em regra gira entre 01 e 30 dias, tudo que está em aberto naquele momento, com juros, multa, correção monetária e honorários.

Se você fez as contas, se o parecer jurídico para contratação for favorável, converse com o conselho, faça cotações, busque referências da empresa no mercado, avalie o capital social, estrutura para atendimento, reputação, e ao entrar em contato, não deixe de avaliar também a qualidade do atendimento, pois esse quesito será fundamental para garantir sua tranquilidade, e SEMPRE, peça auxílio a um advogado ESPECIALISTA EM CONDOMÍNIOS para avaliar as propostas e os contratos.

Feito isso, convoque uma assembleia e leve o assunto para apreciação de todos os condôminos, explique todos os pontos de forma clara e deixe que os condôminos decidam o melhor caminho para seu condomínio com a tranquilidade de que você fez sua parte da melhor forma possível.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Danubia Santos) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados