JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Riscos na Compra e Venda de Ágio


Autoria:

Danubia Santos


Advogada, Especialista em Direito Imobiliário e Sucessório. Heranças e Inventário. Planejamento sucessório, Testamentos, Diretivas de Antecipação de Vontade, Partilhas e Sobrepartilhas. Assessoria em Compra e Venda de imóveis, Leilão de imóveis, Confecção de Contratos de locação, Compra e venda, "Ágio". Confecção de Convenção, Estatuto e Regimento Interno para Condomínios e Associações de moradores. Cobrança e execução de dívidas, localização de bens. Preparação de documentação Internacional junto ao consulado, procurações. Ações de imissão de posse, reintegração de posse, despejo, cobrança de aluguéis.

Endereço: Rua Augusto César, 176
Bairro: Fundinho

Uberlândia - MG
38400-162


envie um e-mail para este autor

Texto enviado ao JurisWay em 03/08/2022.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

A compra e venda de ágio como é popularmente conhecida a Cessão de Direitos, pode gerar muita dor de cabeça tanto para o vendedor quanto para o comprador, isto porque você certamente já ouviu aquela velha frase: “Quem não registra não é dono!”

Bem, por isso mesmo nesse tipo de negociação a confecção do contrato exige muitos cuidados para minimizar os riscos para Vendedor e Comprador, e aqui vão algumas orientações que valem tanto para comprador como para o vendedor.

Primeiramente, conheça com quem você está negociando, faça pesquisas processuais e verifique ainda a idoneidade financeira da parte.

Se você é comprador peça ao vendedor o contrato original do financiamento imobiliário, o extrato do débito, e busque no cartório a matrícula atualizada do imóvel, essa análise é importante para verificar por exemplo se existem processos contra o vendedor que possam alcançar os direitos em relação ao imóvel que ele pretende vender a você.

Se você é vendedor estabeleça um prazo para que o comprador promova a quitação do financiamento, estabeleça as responsabilidades do comprador em relação ao pagamento de tributos, taxas, despesas de consumo entre outras obrigações como condomínio por exemplo.

Faça um contrato particular, reconheça firma por verdadeiro das assinaturas das partes, inclusive das testemunhas e solicite a outorga da procuração pública em caráter irrevogável e irretratável.

Em qualquer circunstância procure sempre o auxílio de um advogado especialista para orientá-lo sobre os riscos e redigir o contrato de compra e venda mediante cessão de direitos.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Danubia Santos) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados