JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Informações interessantes sobre Condomínio


Autoria:

Cynthia Pola Miashiro


Advogada atuante na Baixada Santista, formada pela Universidade Santa Cecília desde 2005. Conhecimento e experiência nas áreas Civil, Família, Trânsito, Consumidor, Criminal, Eletrônico.

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Dicas importantes para quem reside em condomínios

Texto enviado ao JurisWay em 24/07/2010.

Última edição/atualização em 20/02/2013.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Em um prédio, os corredores, salões, jardins, piscinas, elevadores, paredes e terraços são consideradas como áreas de uso comum, isto é, um domínio de todos. Apenas as unidades autônomas de apartamento constituem propriedade exclusiva dos condôminos.

Ocorrendo um problema relacionado com a área de uso comum, caberá ao síndico solucioná-lo com urgência observando e aplicando as normas presentes na Convenção do Condomínio, no Regulamento Interno do Condomínio, no contrato ou na escritura de compra do apartamento e nas atas da Assembléia do Condomínio.

A Convenção de Condomínio, que é a normal principal, poderá ser verificada pelos condôminos ao procurar o síndico do prédio ou o Cartório de Registro de Imóveis, o qual é mencionado na sua escritura de compra do apartamento. Os interessados poderão exigir a cópia da convenção também junto à construtora.

Já o regimento interno deve ficar exposto em um quadro visível no prédio, para que todos os moradores possam tomar conhecimento.

Tanto a Convenção quanto o Regimento Interno poderão ser alterados pelos moradores do edifício.

Havendo eleição de um síndico de forma irregular, os condôminos que se sintam prejudicados podem socorrer-se da Justiça postulando uma ação de processo cautelar. Dessa forma, poderão obter uma decisão imediata que possibilitará a suspensão da eleição e designação de um síndico provisório até o julgamento final do processo.

E ainda sobre o condomínio.....

 - Só é permitido colocar mais de um veículo na mesma vaga de garagem (ainda que um desses veículos seja uma moto) quando a Convenção do Condomínio autorizar;

- Se o porteiro encontra o carro de um condômino aberto e com a chave guardada no quebra-sol e dirigir esse carro causando danos, o condomínio é obrigado a responder pelo prejuízo e ressarcir os danos;

- Não cabe ao síndico ou ao porteiro do prédio investigar os motivos da visita de qualquer pessoa a qualquer condômino ou locatário;

- Na hora de vender o apartamento, o condômino precisará pedir ao síndico uma declaração de que não está em débito com o condomínio;

- Os animais de pequeno porte, como cão pequinês, gato, tartaruga e canário, podem permanecer em companhia dos seus donos nos condomínios, mesmo que o regulamento do prédio proíba expressamente a permanência desses animais no edifício;

- A interpretação das normas do condomínio referentes aos animais deve ser no sentido de proibir animais que causem incômodo, ameacem a segurança ou comprometam a higiene dos demais moradores.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Cynthia Pola Miashiro) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Comentários e Opiniões

1) Angela (16/04/2014 às 16:01:02) IP: 177.135.231.143
Creio que toda e qualquer informação que venha acrescentar o conhecimento é muito bem vindo.
Gostei das informações importantes postadas acimna.
Att.,
2) Danyelle (08/05/2014 às 11:32:38) IP: 200.241.192.62
Interessante as informações complementares.
3) Eliana (14/09/2014 às 20:18:49) IP: 201.76.131.224
São questões práticas bastante pertinentes. Gostei!
4) José (13/12/2014 às 18:54:14) IP: 187.79.218.84
Na prática muitas regras são criadas pelos síndicos. Válidas as observações cotidianas. Parabéns.
5) Tainah (17/05/2017 às 00:11:36) IP: 191.128.213.130
Muito Bom!
6) Carlos (20/10/2017 às 13:43:30) IP: 200.0.47.130
Gostei muito


Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2020. JurisWay - Todos os direitos reservados