Outros artigos do mesmo autor
AÇÃO DE SUBSTITUIÇÃO DE CURADOR COM ANTECIPAÇÃO DE TUTELADireito de Família
EMENDA INICIAL DESVINCULAÇÃO DE RENDA DO AUTORDireito de Família
JUNTADA COMPROVANTE DE RENDA DESVINCULANDO RENDA AUTORDireito de Família
AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR COBRANÇA INDEVIDA FAZENDA PUBLICADireito do Consumidor
INDENIZAÇÃO DANOS MORAIS E COBRANÇA VEXATÓRIADireito Civil
Outros artigos da mesma área
A GREVE E A EMISSÃO DE NOVOS NÚMEROS DE PIS
SOBRE O TRÁFICO DE PESSOAS NO ANTEPROJETO DE CÓDIGO PENAL
EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS COMO É E COMO SE FAZ
POR UMA VISÃO JURÍDICA MAIS PLURALISTA, DEMOCRÁTICA E ANTIDOGMÁTICA DO DIREITO
Violência Doméstica: breves notas sobre a Lei º 13.641/2018
O PARADIGMA DE POLÍCIA NO BRASIL
O juridiquês marginaliza e oprime o povo
REBELIÕES NO SISTEMA PENITENCIÁRIO: FRACASSO DO PAPEL DO ESTADO?
Resumo:
O Estado garante assistência judiciária gratuita para aqueles que não podem custear um advogado
Texto enviado ao JurisWay em 28/01/2019.
Última edição/atualização em 02/02/2019.
Indique este texto a seus amigos
Você sabia?
Assim como existe saúde pública gratuita, educação gratuita, existe também assistência jurídica gratuita, para aqueles que não conseguem pagar um advogado.
Este serviço é feito por meio das Defensorias Públicas Federal e Estadual, sendo previsto inclusive em nossa Constituição Federal.
Constituição Federal Art. 134. A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados, na forma do inciso LXXIV do art. 5º desta Constituição Federal.
Constituição Federal Art. 5º o Estado prestará assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos;
Além disso nos locais não assistidos por defensoria pública, existem as Procuradorias de Assistência Judiciária e/ou advogados daditivos, que são advogados que atendem de forma gratuita a população recebendo um honorário após pelo poder público.
Portanto caso necessite de um advogado procure a defensoria de sua localidade, caso não haja uma, procure o fórum ou a OAB local para melhor esclarecimento
Nenhum comentário cadastrado.
![]() | Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. |