Endereço: Rua Dr. Arlindo Sodré, 370 - Escritório de Advocacia
Bairro: Fátima, Tel.: 9.9504-4747
São Mateus - ES
29933-540
Outros artigos do mesmo autor
Dos Valores e Princípios Constitucionais Esquecidos Durante a Copa do MundoDireito Constitucional
DA HERANÇA DE FILHOS CONCEBIDOS PÓS MORTEDireito Civil
Como ter Posse de Arma de Fogo?Direito Constitucional
Entenda o tempo máximo de prisão no Brasil (30 anos)Direito Penal
Exigir garantia para Atendimento Médico de Urgência é CrimeDireito Penal
Outros artigos da mesma área
Anotações de ordem prática na Gestão de Dívidas
Instituto da Capacidade: Um novo olhar adequado à contemporaneidade
Aspectos inconstitucionais da usucapião familiar
DIFERENÇA ENTRE O DIVÓRCIO E SEPARAÇÃO
USUCAPIÃO ESPECIAL URBANA: MEIO IDEALIZADOR À FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE
Texto enviado ao JurisWay em 16/07/2018.
Última edição/atualização em 18/07/2018.
Indique este texto a seus amigos
Após ter atingido a maioridade, o filho que continuar recebendo Pensão Alimentícia deverá restituir ao genitor responsável por sua pensão os valores recebidos após ter alcançado sua maioridade, com juros e correção monetária. Isso porque, a obrigação alimentar do genitor(a), fundamentada no Poder Familiar, não mais vigora a partir do momento em que o filho alcança a maioridade civil e, consequentemente, os pagamentos efetuados na maioridade são indevidos.
O genitor responsável pelo pagamento de Pensão deve ajuizar Ação de Exoneração de Pensão Alimentícia, para poder se eximir dessa obrigação, pois, se o filho(a) já completou a maioridade, a sua obrigação de pagar os alimentos deve cessar, mas só na via judicial. Isso porque, o dever da prestação de alimentos não deve cessar automaticamente quando o alimentado completa a maioridade, o alimentante deve comprovar a impossibilidade de sustentar esse filho e, ainda, comprovar se subsiste o dever de prestar alimentos com base no parentesco, ou seja, se o filho é portador de alguma deficiência ou se está fazendo faculdade.
Justa e coerente a restituição, caso contrário seria louvar o enriquecimento sem causa em favor do filho que atingiu a maioridade civil e é perfeitamente capaz de sustentar a si próprio com o seu próprio trabalho.
Nenhum comentário cadastrado.
![]() | Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. |