JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Saiba o que é e como ocorre a Interdição de Idoso


Autoria:

Beatricee Karla Lopes


Beatricee Karla Lopes Pires - é Advogada Criminalista - OAB/ES 15.171; pós-graduada em Penal e Civil; Escritora de Artigos Jurídicos; Membro Imortal da Academia de Letras da Serra-ES; Comendadora Cultural e Membro Imortal da Academia de Letras de São Mateus-ES; Comendadora Cultural da ONG Amigos da Educação e do Clube dos Trovadores Capixabas; Personalidade Cultural de 2017 do 3º Encontro Nacional da Sociedade de Cultura Latina do Brasil; Personalidade Artística e Cultural 2018; Autora aprovada pela Coletânea Mulheres Maravilhosas V. 1/2021; Acadêmica Imortal da Academia de Letras e Artes de Poetas Trovadores; Recebeu a "Comenda de Mérito Cultural 2021" do "XVIII Gongresso Brasileiro de Poetas Trovadores"; é colunista do Portal Censura Zero - www.censurazero.com.br; CERTIFICADA EM CURSO ON-LINE SOBRE "CRIMES ECONÔMICOS: ASPECTOS PRÁTICOS PENAIS E CRIMINOLÓGICOS" realizado em 20/06/2022 pela ESA. Contato: tel.: (27) 9.9504-4747, e-mail: beatriceekarla@hotmail.com

Endereço: Rua Dr. Arlindo Sodré, 370 - Escritório de Advocacia
Bairro: Fátima, Tel.: 9.9504-4747

São Mateus - ES
29933-540


envie um e-mail para este autor

Texto enviado ao JurisWay em 03/05/2018.

Última edição/atualização em 19/05/2018.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Talvez você tenha um idoso em casa que se encontra sem qualquer condição de zelar por si mesmo, de cuidar da sua própria vida e muito menos de administrar seu próprio patrimônio, pois está incapacitado para os atos da vida civil, ainda que transitoriamente, em decorrência de doenças ou de suas sequelas, como o Alzheimer, o Acidente Vascular Cerebral – AVC, a Demência Senil, dentre outras. Esse idoso talvez esteja sobre seus cuidados ou de um outro parente seu. 

Muitas vezes, o cuidador do idoso incapacitado, encontra muita dificuldade de locomover esse idoso até os seus afazeres civis que dependem de sua presença, como, por exemplo, ir ao banco sacar a aposentadoria e realizar outras transações, receber alugueis de imóveis, realizar pagamentos de funcionários, compra e venda de bens móveis e imóveis, movimentações bancárias, dentre tantas outras coisas.

Nesses casos, o idoso precisa de um Curador para realizar por ele os atos da vida civil, e, para tanto, será necessário um Processo Judicial para a interdição desse idoso. Tal processo objetiva protegê-lo da sua não condição de exprimir sua própria vontade e respeitar a condição de saúde por ele vivenciada, ainda que transitoriamente.

De acordo com o art. 1.775 do Código Civil de 2002 (CC/02), em conjunto com o art. 747, do Novo Código de Processo Civil (NCPC), poderão ser curador de um idoso as seguintes pessoas, nessa ordem: a) o cônjuge ou companheiro, não separado judicialmente ou de fato; b) na falta do cônjuge ou companheiro, é curador legítimo o pai ou a mãe; c) na falta destes, o descendente que se demonstrar mais apto (entre os descendentes, os mais próximos precedem aos mais remotos); d) na falta das pessoas mencionadas, compete ao juiz a escolha do curador; e e) o representante da entidade em que se encontra abrigado o idoso. Se essas pessoas aqui mencionadas não existirem ou não promoverem a Ação de Interdição, ou forem incapazes, poderá o Ministério Público (MP) promover a dita ação.

Incumbe ao Autor da Ação de Interdição especificar os fatos que demonstram a incapacidade do Interditando/idoso para administrar seus bens e, se for o caso, para praticar atos da vida civil, bem como o momento em que a incapacidade se revelou, juntando aos autos processuais Laudos Médicos para fazer provas de suas alegações ou informar a impossibilidade de fazê-lo. Justificada a urgência, o juiz pode nomear Curador Provisório ao Interditando para a prática de determinados atos até o fim da ação.

Nos moldes do art. 751 do NCPC, o idoso será citado para, em dia designado, comparecer perante o juiz, que o entrevistará minuciosamente acerca de sua vida, negócios, bens, vontades, preferências e laços familiares e afetivos e sobre o que mais lhe parecer necessário para convencimento quanto à sua capacidade para praticar atos da vida civil, devendo ser reduzidas a termo as perguntas e respostas. Não podendo o interditando deslocar-se, o juiz o ouvirá no local onde estiver.

Pode acontecer do juiz estabelecer curatela compartilhada a mais de uma pessoa, caso reste comprovado esta conveniência e necessidade.

Deve constar no Processo Judicial de Interdição que o Interditando (idoso) receberá todo o apoio necessário para ter preservado o seu direito à convivência familiar e comunitária, sendo evitado o seu recolhimento em estabelecimento que o afaste desse convívio. Trata-se aqui de uma garantia legal do Curador e de responsabilidade subsidiário do magistrado.

Destarte que a autoridade do Curador escolhido na Sentença de Processo Judicial de Interdição estende-se à pessoa e aos bens dos filhos do Curatelado menores de idade ou incapazes, e a administração dos bens deve ser com zelo e boa-fé.

Os bens do Curatelado serão entregues ao Curador mediante termo especificado deles e seus valores, e se o patrimônio for de valor considerável, poderá o juiz condicionar o exercício da curatela à prestação de caução, podendo dispensá-la se o curador for de reconhecida idoneidade.

Se o idoso possuir bens, será sustentado a expensas deles, arbitrando o juiz para tal fim as quantias que lhe pareçam necessárias, considerando o rendimento da fortuna do idoso.

Irá competir ao Curador nomeado pelo juiz, segundo o art. 1.774 c/c art. 1.747, do CC/02: a) representar o idoso nos atos da vida civil; b) receber as rendas e pensões do idoso, e as quantias a ele devidas; c) fazer-lhe as despesas de subsistência, bem como as de administração, conservação e melhoramentos de seus bens; d) alienar os bens do idoso destinados a venda; e e) promover-lhe, mediante preço conveniente, o arrendamento de bens de raiz. Será a Sentença na Ação de Interdição que irá delimitar esses limites do Curador, segundo o estado e o desenvolvimento mental do idoso, observando às suas potencialidades, habilidades, vontades e preferências, e o Curador nomeado será intimado para prestar esse compromisso.

Compete também ao Curador nomeado, mas com autorização do juiz, segundo o art. 1.774 c/c art. 1.748, do CC/02: a) pagar as dívidas do idoso; b) aceitar por ele heranças, legados ou doações, ainda que com encargos; c) transigir; d) vender-lhe os bens móveis, cuja conservação não convier, e os imóveis nos casos em que for permitido; e e) propor em juízo as ações, ou nelas assistir o idoso, e promover todas as diligências a bem deste, assim como defendê-lo nos pleitos contra ele movidos.

Ainda com a Autorização Judicial, não pode o Curador nomeado, sob pena de nulidade, segundo o art. 1.774 c/c art. 1749, do CC/02: a) adquirir por si, ou por interposta pessoa, mediante contrato particular, bens móveis ou imóveis pertencentes ao idoso; b) dispor dos bens do idoso a título gratuito; e c) constituir-se cessionário de crédito ou de direito, contra o idoso.

Frisa-se que os imóveis pertencentes ao idoso sob curatela somente podem ser vendidos quando houver manifesta vantagem, mediante prévia avaliação judicial e aprovação do juiz.

 Importante dizer que a pessoa que pretende ser Curador de um idoso, antes de assumir a curatela, deverá declarar tudo o que o idoso lhe deva, sob pena de não lhe poder cobrar, enquanto exerça a curatela, salvo provando que não conhecia o débito quando a assumiu.

Vale lembrar que o Curador irá responder pelos prejuízos que, por culpa, ou dolo, causar ao curatelado; mas tem direito a ser pago pelo que realmente despender no exercício da curatela e a perceber remuneração proporcional à importância dos bens administrados.

Ressalte-se que em casos de interdição por incapacidade transitória, cessada a transitoriedade, revoga-se a interdição realizada.

A Sentença que declara a interdição será registrada no Cartório de Registro de Pessoas Naturais.

É muito importante que o Curador sempre preste contas de suas atividades ao juiz do Processo de Interdição, para que não reste qualquer suspeita sobre suas intenções com relação aos bens e lucros do idoso. Portanto, é conveniente que tenha-se um advogado(a) de sua confiança para estar sempre realizando esse fim de tempos em tempos.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Beatricee Karla Lopes) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados