JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Como Fazer Curso De Reciclagem Sem Precisar Sair De Casa E Voltar A Dirigir Mais Rápido


Autoria:

Gustavo Fonseca


Fundador do Doutor Multas, especialista em direito de trânsito, formado na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) Empresário e investidor.

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Neste artigo, explicarei, em detalhes, o que é o curso de reciclagem, como o conteúdo é composto e seu tempo de duração.

Texto enviado ao JurisWay em 22/12/2017.

Última edição/atualização em 03/01/2018.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

O curso de reciclagem é necessário em diferentes situações descritas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e visa retomar a educação do condutor e fazê-lo passar por um curso em que aprenderá novamente os conteúdos do curso teórico de habilitação.

 

Ele pode ser necessário como pré-requisito para reaver seu direito de dirigir, por exemplo, se o condutor tiver sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por excesso de pontos.

Com o avanço tecnológico, ele passou a ser oferecido também na modalidade a distância, a fim de acompanhar o ritmo acelerado da vida dos condutores de atualmente.

Neste artigo, explicarei, em detalhes, o que é o curso de reciclagem, como o conteúdo é composto e seu tempo de duração.

Também falarei sobre as situações em que ele se torna necessário e como evitá-las. A suspensão, que ocasiona reciclagem, é uma penalidade bastante rígida e é importante estar atento para não acabar sendo penalizado com ela.

 

O que é o curso de reciclagem?

O artigo 256 do CTB é responsável por enumerar as penalidades possíveis de serem impostas a pessoas que transgridam as regras descritas no Código, como as infrações e delitos de trânsito.

Em seu inciso VII, está prevista a “frequência obrigatória em curso de reciclagem”.

Como você deve imaginar, devido ao nome, o curso serve para que o condutor reveja conteúdos abordados que podem ter sidos deixados de lado ao longo do período em que o motorista está atrás do volante.

Seu objetivo é promover a reeducação dos condutores e ele se aplica a uma série de situações, inclusive para evitar penalidades mais rígidas, como a suspensão do direito de dirigir. Os casos de aplicação, você entenderá ao longo da próxima seção.

O curso busca provocar a reflexão no motorista acerca das responsabilidades que ele possui no trânsito e do respeito ao outro, ao ambiente e à vida.

 

Quando ele é necessário?

Há algumas situações, de acordo com o CTB, em que a reciclagem é necessária e outras em que ela é possível, ou seja, opcional, a fim de evitar penalidades mais severas.

O Código de Trânsito determina quais as situações em que ela é obrigatória no art. 268. Conforme essa disposição, há 6 possibilidades de você precisar realizar o curso de reciclagem. Veja quais são:

      I.Quando necessário à sua reeducação.

    II.Caso tenha seu direito de dirigir suspenso.

  III.Se estiver envolvido em acidente grave para o qual contribuiu.

  IV.Se for condenado judicialmente por delito de trânsito.

    V.Caso seja constatado que você está colocando a segurança do trânsito em risco.

  VI.Situações diversas determinadas pelo CONTRAN.

Além do art. 268, há outro artigo que discorre sobre a necessidade de realizar reciclagem. Este, no entanto, é para um caso bastante específico e enfoca os motoristas de ambulância.

O art. 145-A define que a reciclagem será necessária a cada 5 anos, de acordo com o que disser o CONTRAN. Por outro lado, essa reciclagem não é a mesma dos condutores comuns, mas dos cursos específicos de treinamento destinados a esses profissionais.

Na mesma linha de raciocínio do art. 145-A, o § 5º do art. 261 do CTB adiciona previsões para condutores profissionais.

Porém, a reciclagem, nesse caso, é posta como opcional. Habilitados nas categorias C, D ou E que exerçam atividade remunerada em veículo podem realizar a reciclagem se atingirem 14 pontos dentro de um ano.

Esse curso contribui para que o condutor não atinja o máximo de pontos ou o exceda, além de afastá-lo da possibilidade de ter a CNH suspensa. É preciso atentar-se, entretanto, ao fato de que essa reciclagem não poderá ser feita outra vez nos 12 meses seguintes.

 

Qual o conteúdo e a duração do curso?

O conteúdo do curso de reciclagem está definido na resolução do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) nº 168, de 2004, que o divide em 4 eixos, os mesmos previstos para o curso teórico necessário à primeira habilitação.

Sua carga horária total é de 30 horas/aula, considerando que a hora/aula corresponde a um período de 50 minutos. O total é dividido de forma proporcional ao conteúdo de cada um dos eixos, de acordo com a quantidade de informações e a sua importância.

1. Legislação de trânsito – Conceitos e Sinalização – 12 horas/aula

2. Direção Defensiva – 8 horas/aula

3. Noções de Primeiros Socorros no Trânsito – 4 horas/aula

4. Relacionamento interpessoal – 6 horas/aula

O curso, portanto, não se limita a aspectos formais do trânsito, como placas de sinalização e limites de velocidade. Para formar um condutor consciente e prepará-lo para as situações a que ele estará sujeito nas vias, é preciso ter acesso a informações diversificadas.

Assim, dentro dos eixos de que já lhe falei, estão conteúdos como cuidados com vítimas de acidente, importância do estado físico e mental do motorista e comportamento solidário no trânsito.

O curso deve ser feito em, pelo menos, 72 horas, o que equivale a 3 dias, mesmo se feito à distância, pois existe um limite de 10 horas/aula por dia.

A forma mais rápida de fazer o curso é no modo intensivo, dividindo o conteúdo nos três dias de prazo mínimo.

 

Quais as modalidades? Posso fazer a distância?

O curso existe na modalidade presencial e por meio do ensino a distância (EAD). No entanto, não são ainda todos os estados brasileiros que permitem aos motoristas fazer o curso EAD.

São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Santa Catarina são alguns dos estados que possibilitam o curso à distância.

Nas demais localidades, cabe ao condutor procurar o DETRAN e verificar as opções disponíveis.

Se você escolher fazer o curso a distância, precisará validá-lo por meio de uma prova com 30 questões de múltipla escolha com aprovação condicionada a 70% de aproveitamento na avaliação.

O ICETRAN (Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transporte), apesar de ter origem no estado de Santa Catarina, recebeu autorização do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) e está habilitado a ministrar o curso a distância em todo o país.

No momento, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Sergipe utilizam esse canal.

Atente-se, no entanto, ao fato de que nem sempre o curso poderá ser feito online e que o próprio motivador de sua realização é um determinante nesse momento.

Há locais que oferecem o curso de reciclagem online aos condutores com o direito de dirigir suspenso por número de pontos, mas que, para motoristas de ambulância, por exemplo, por se tratar de um curso diferente, apenas disponibiliza a modalidade presencial.

 

Onde devo realizar o curso?

Para realizar o curso, você deve procurar o DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), a fim de saber quais são as modalidades oferecidas e de se inscrever naquela que melhor se encaixar nas suas necessidades.

Muitos DETRANs disponibilizam informações em seus endereços eletrônicos sobre o curso, normalmente, na área que trata de “Educação” no site.

Vale lembrar que o curso pode ser feito mesmo durante o cumprimento da penalidade que lhe foi imposta, após exames de aptidão médica e psicológica.

A Lei permite a entrega do documento recolhido assim que cumprido o período de suspensão e comprovada a feitura do curso, de acordo com a Resolução CONTRAN nº 182/05, art. 20. Ao fazer o curso com antecedência, você economiza tempo e volta a dirigir em seguida.

Ao final do curso, você realizará uma prova com questões de múltipla escolha que abordará os temas estudados nas aulas.

Você terá duas chances de realizar a prova. Em caso de reprovação na 1ª tentativa, uma 2ª prova poderá ser feita após 5 dias.

Entretanto, se você não conseguir o aproveitamento mínimo de 70% também na 2ª prova, será necessário refazer o curso.

O curso é pago e seu valor deve ser verificado diretamente no local onde ele será realizado, uma vez que os Centros de Formação de Condutores (CFCs) têm liberdade para decidir o valor cobrado.

Há turmas gratuitas em alguns lugares, quando o curso é promovido pelo próprio Departamento Estadual de Trânsito. A cidade de São Paulo é um exemplo disso.

Se o motorista realizar a reciclagem na Escola Pública de Trânsito, não precisará arcar com os custos. No entanto, há pré-requisitos para isso, sendo os principais residir e ter a CNH registrada na capital.

Vale verificar, junto ao órgão de trânsito de seu estado, se existe essa possibilidade e o que é necessário para tal.

 

Para evitar ter seu direito de dirigir suspenso e precisar passar por curso de reciclagem, o ideal é buscar cancelamento dos pontos e das multas que você receber por infração de trânsito.

Você tem o direito de recorrer de todas as infrações de trânsito por meio da Defesa Prévia e dos recursos em 1ª e em 2ª instâncias. Dessa forma, você não acumula pontos na CNH e evita penalidades mais severas.

 

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Gustavo Fonseca) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados