JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

A diferença entre apreensão e retenção no CTB e as consequências para os carros rebaixados


Autoria:

Gustavo Saraiva Da Fonseca


Formado na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas. Co-Fundador Doutor Multas http://doutormultas.com.br

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Neste Artigo vamos abordar a diferença entre as medidas administrativas de apreensão e retenção e as suas consequências para os carros rebaixados segundo o Código de Trânsito Brasileiro.

Texto enviado ao JurisWay em 21/10/2015.

Última edição/atualização em 22/10/2015.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

As novas alterações na Lei agora tornaram possível a legalização de carros rebaixados, com isso algumas regras mudaram e neste artigo vamos abordar a diferença entre apreensão e retenção no caso de irregularidades em relação aos carros rebaixados. Conforme a explicação, vale ressaltar a possibilidade de recurso administrativo para esta situação segundo o Detran MG e o Detran RS.

Art. 269 CTB. A autoridade de trânsito ou seus agentes, na esfera das competências estabelecidas neste Código e dentro de sua circunscrição, deverá adotar as seguintes medidas administrativas:

I - retenção do veículo;

Este artigo, deve seguir as normas do Artigo 270 do Código de Trânsito Brasileiro:

Art. 270. O veículo poderá ser retido nos casos expressos neste Código.

§ 1º Quando a irregularidade puder ser sanada no local da infração, o veículo será liberado tão logo seja regularizada a situação.

§ 2º Não sendo possível sanar a falha no local da infração, o veículo poderá ser retirado por condutor regularmente habilitado, mediante recolhimento do Certificado de Licenciamento Anual, contra recibo, assinalando-se ao condutor prazo para sua regularização, para o que se considerará, desde logo, notificado.

Segundo o Artigo 270 § 1º e § 2º do Código de Trânsito Brasileiro, como o carro rebaixado, não pode ter a sua irregularidade sanada no local na maioria das vezes, o veículo deverá ser autuado, ter o CRLV retido e liberado, para que posteriormente, apresente a irregularidade sanada. Portando o carro rebaixado não poderá ser guinchado por estar com característica alterada, apenas se o motorista não for habilitado ou estiver impossibilitado de dirigir e não indicar condutor que possa retirar o carro.


A DIFERENÇA ENTRE A APREENSÃO E A RETENÇÃO SEGUNDO O DETRAN: 

A apreensão visa a privar o proprietário da posse e uso do veículo por um período de até 30 dias, dependendo da gravidade da infração. O veículo apreendido será recolhido ao depósito e neste permanecerá sob custódia e responsabilidade do órgão ou entidade que o apreendeu. Quando a infração for punida com a penalidade de apreensão do veículo, o agente deverá adotar imediatamente a medida administrativa de recolhimento do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV).] 

A retenção do veículo consiste na sua imobilização no local de abordagem, pelo tempo necessário à solução de determinada irregularidade. A retenção tem caráter de segurança e visa à correção de irregularidades. Quando a irregularidade puder ser sanada no local da infração, o veículo será liberado após a regularização. Não sendo possível sanar a falha no local da infração, o veículo poderá ser retirado por condutor regularmente habilitado, mediante recolhimento do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV), contra recibo, assinalando-se ao condutor prazo para sua regularização.”

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

 

Com o entendimento atual, conclui-se que o carro rebaixado, não pode ser guinchado devido ao fato que a medida administrativa para esta multa é de retenção e não de apreensão do veículo e não pode ter sanada a irregularidade no local.

 

REFERÊNCIAS:

 

BRASIL, Código de Trânsito. Ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

______,Lei de Introdução às Normas de Direito Brasileiro. Decreto- Lei 4.675 de 04 de setembro de 1942.

______,Lei N° 11705, de 19 de Junho de 2008- www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11705.htm

______,Atenção: Carro rebaixado não pode ser guinchado! http://doutormultas.com.br/carro-rebaixado-nao-pode-ser-guinchado/

 

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Gustavo Saraiva Da Fonseca) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2021. JurisWay - Todos os direitos reservados