JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

O Uso de Denominação no Nome Empresarial


Autoria:

Antonio José Teixeira Leite


Advogado. Mestre em Direito Constitucional. MBA Direito Tributário. Especializado em Direito Público e em Direito Previdenciário. Professor de Cursos de Graduação e Pós-graduação.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

REFLEXÕES SOBRE O PÓS-CRISE: POSSÍVEIS CENÁRIOS E UM PANORAMA CONJUNTURAL NOS DESAFIOS DO EMPRESÁRIO

Breves notas sobre os aspectos societários da Lei n.º 12.846/13 ("Lei Anticorrupção")

A exclusão do sócio remisso pela não integralização do valor total de suas quotas (TJPR/Apelação Cível nº 1.468.233-8)

Sociedades empresárias que não podem ingressar em recuperação judicial

A Inclusão das micro e pequenas cervejarias, vinícolas, licoreiras e destilarias no SIMPLES nacional.

A Escolha do Administrador Judicial

Multa de mora nos contratos entre particulares

Direitos e obrigações relativos à marca e seu registro

A Possibilidade de publicação dos atos empresariais nos Diários Oficiais da União e nos Diários Oficias dos Estados

O PEDIDO DE FALÊNCIA E SEUS REQUISITOS

Mais artigos da área...

Resumo:

Quando uma empresa adota o nome empresarial na forma de denominação, a finalidade reside na informação sobre o objeto da empresa. Em consequência não haverá menção dos sócios e sim da principal atividade desenvolvida pela empresa.

Texto enviado ao JurisWay em 28/03/2017.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

 

O uso de firma, como nome empresarial, tem por finalidade informar que determinada empresa é integrada por determinado empresário individual ou por determinados sócios que respondem ou de forma ilimitada, ou ilimitadamente pelas obrigações sociais.

Quando uma empresa adota o nome empresarial na forma de denominação, a finalidade passará a ser a de informar o  objeto da empresa. Em consequência não haverá menção dos sócios e sim da principal atividade desenvolvida pela empresa. Por exemplo, uma padaria utilizará do termo panificação, uma construtora, de construção civil, e uma varejista de roupas para crianças, de vestuário infantil.  

No entanto, se a denominação for composta apenas da atividade empresarial haverá uma enorme similaridade de nomes empresarias de empresas. Existem milhares de lojas que vendem roupas infantis. Há, portanto, a necessidade de acrescermos um termo que individualize a empresa. Em consequência, deve ser acrescido um nome fantasia, escolhido aleatoriamente e que não está relacionado com os sócios ou com a empresa.

Por exemplo, no caso da loja de roupas para criança, podemos utilizar como denominação “Pingo de Gente Vestuário infantil”.

As sociedades limitadas podem optar entre o uso de firma ou denominação. Se optarem por denominação, haverá a obrigação do uso do objeto da sociedade acrescido de um termo, que pode ser inclusive o nome de um sócio. Esta regra encontra-se inserta no § 2º, artigo 1.158 do Código Civil:  

Art. 1.158. Pode a sociedade limitada adotar firma ou denominação, integradas pela palavra final "limitada" ou a sua abreviatura.

§ 2o A denominação deve designar o objeto da sociedade, sendo permitido nela figurar o nome de um ou mais sócios.

§ 3o A omissão da palavra "limitada" determina a responsabilidade solidária e ilimitada dos administradores que assim empregarem a firma ou a denominação da sociedade.

As cooperativas apenas poderão adotar o nome empresarial sob a forma de denominação, que deverá ser acrescido do vocábulo cooperativa. Esta regra encontra-se inserta no artigo 1.159 do Código Civil:

Art. 1.159. A sociedade cooperativa funciona sob denominação integrada pelo vocábulo "cooperativa".

A sociedade anônima também apenas pode adotar nome empresarial sob a forma de denominação, que deverá ser acrescido do vocábulo sociedade anônima ou companhia, por extenso ou abreviado (Cia). Esta regra encontra-se inserta no artigo 1.160 do Código Civil:

Art. 1.160. A sociedade anônima opera sob denominação designativa do objeto social, integrada pelas expressões "sociedade anônima" ou "companhia", por extenso ou abreviadamente.

Parágrafo único. Pode constar da denominação o nome do fundador, acionista, ou pessoa que haja concorrido para o bom êxito da formação da empresa.

            Podemos levantar a questão do nome empresarial a ser adotado pela sociedade em comandita por ações, ou seja, por aquela que tem o capital dividido em ações e é administrada por um acionista que responde ilimitadamente pelas obrigações sociais. O Código Civil fixa que, neste caso, poder ser adotada firma ou denominação, mas sempre acrescida do termo comandita por ações, para deixar claro qual o tipo societário que estamos diante. Esta regra encontra-se inserta no artigo 1.161 do Código Civil:  


Art. 1.161. A sociedade em comandita por ações pode, em lugar de firma, adotar denominação designativa do objeto social, aditada da expressão "comandita por ações".

 

            Outra questão reside no nome empresarial a ser adotado por uma sociedade em conta de participação, ou seja, por aquela onde há um sócio ostensivo e os demais estão ocultos, apenas participando do resultado da atividade. Por ter características especiais e diferentes dos tipos societários, o legislador achou por bem não adotar firma ou denominação no nome destas sociedades. Evita-se, assim, que haja a possibilidade de algum contratante ser induzido em erro, achando que poderia estar negociando com uma sociedade limitada ou outra sociedade empresária. Esta regra encontra-se inserta no artigo 1.162 do Código Civil:    

Art. 1.162. A sociedade em conta de participação não pode ter firma ou denominação.

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Antonio José Teixeira Leite) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados