JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Sociedades empresárias excluídas do SIMPLES


Autoria:

Antonio José Teixeira Leite


Advogado. Mestre em Direito Constitucional. MBA Direito Tributário. Especializado em Direito Público e em Direito Previdenciário. Professor de Cursos de Graduação e Pós-graduação.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

EIRELI - EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA E OBSERVAÇÕES NO DIREITO COMPARADO

CESSÃO DE QUOTAS A TERCEIROS NÃO SÓCIOS, EM SOCIEDADES LIMITADAS, SEGUNDO A JURISPRUDÊNCIA DO STJ

FALÊNCIA, RECUPERAÇÃO JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL COMO CONDIÇÃO DE PUNIBILIDADE: AS SANÇÕES PENAIS ELENCADAS NA LEI N.º 11.101 DE 09 DE DEZEMBRO DE 2005

O pedido de falência fundamentado apenas no não pagamento de título com valor acima de 40 salários mínimos

Possibilidade de empresa em recuperação judicial celebrar contrato de factoring, segundo o Superior Tribunal de Justiça

O vício redibitório na integralização do capital social

A letra de câmbio e seus institutos conexos

CHEQUE PÓS DATADO VULGARMENTE CHAMADO DE PRÉ DATADO

A Micro e a Pequena Empresa, o Simples Nacional e seus aspectos Tributários

A impossibilidade de pessoa jurídica que seja sócia de outra se beneficiar do SIMPLES nacional

Mais artigos da área...

Resumo:

A Lei Complementar nº 123/2006 permitiu que as micro e pequenas empresas fossem beneficiadas pelo regime tributário do SIMPLES. No entanto, o legislador elencou hipóteses de exceção que visam impedir que grandes empresas ingressem no SIMPLES.

Texto enviado ao JurisWay em 24/03/2017.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

 

              A Lei Complementar nº 123/2006 permitiu que as micro e pequenas empresas fossem beneficiadas pelo regime tributário diferenciado do SIMPLES. No entanto, como o objetivo foi o de proteger sócios e empresários com menos recursos, o legislador elencou hipóteses de exceção que visam impedir que grandes empresas venham, indiretamente, a se beneficiar de uma menor carga tributária.

            Neste sentido, foram excluídas todas as instituições financeiras, independentemente de seu porte. Não podem ingressar no SIMPLES, independentemente de seu porte, os bancos, financeiras, sociedades de crédito, previdência complementar, dentre outras. Tratam-se de empresas cuja atividade exige conhecimento técnico elevado e órgãos de assessoria jurídica e financeira. Não há, portanto, como equipará-las a um pequeno estabelecimento que desenvolve a venda de doces.    

            Na mesma situação, estão as sociedades por ações. As S.A. possuem conselho direito, conselho fiscal, são obrigadas a publicarem seus resultados financeiros e balanços, podem captar recursos junto ao público. Em síntese, são entes que possuem um grau de complexidade que afasta a situação de micro ou pequena.   

Foram excluídas as cooperativas, exceto as de consumo. O legislador considerou que se tratam de entidades dotadas de maior estrutura, integradas, em geral, por um número elevado de cooperados que decidem em assembleia geral. O Código Civil destaca, em seu artigo 1.094, as principais características das cooperativas:

Art. 1.094. São características da sociedade cooperativa:

V – quórum, para a assembleia geral funcionar e deliberar, fundado no número de sócios presentes à reunião, e não no capital social representado;

VI – direito de cada sócio a um só voto nas deliberações, tenha ou não capital a sociedade, e qualquer que seja o valor de sua participação;

VII – distribuição dos resultados, proporcionalmente ao valor das operações efetuadas pelo sócio com a sociedade, podendo ser atribuído juro fixo ao capital realizado;

VIII – indivisibilidade do fundo de reserva entre os sócios, ainda que em caso de dissolução da sociedade.     

Se ocorrer cisão ou desmembramento, não poderá ocorrer a inclusão no SIMPLES nos cinco anos posteriores. Evita-se, assim, que uma grande empresa seja cindida em cinco menores, que passariam a estar no SIMPLES.        

Por fim, há vedação à inclusão no SIMPLES, caso o titular ou sócios tenham relação de subordinação ou de habitualidade com algum prestador de serviços. Estas vedações encontram-se insertas no § 4º, artigo 3º, LC nº 123/2006:

                                                           Art. 3º.

§ 4º. Não poderá se beneficiar do tratamento jurídico diferenciado previsto nesta Lei Complementar, incluído o regime de que trata o art. 12 desta Lei Complementar, para nenhum efeito legal, a pessoa jurídica:   

VIII – que exerça atividade de banco comercial, de investimentos e de desenvolvimento, de caixa econômica, de sociedade de crédito, financiamento e investimento ou de crédito imobiliário, de corretora ou de distribuidora de títulos, valores mobiliários e câmbio, de empresa de arrendamento mercantil, de seguros privados e de capitalização ou de previdência complementar;  

IX – resultante ou remanescente de cisão ou qualquer outra forma de desmembramento de pessoa jurídica que tenha ocorrido em um dos 5 (cinco) anos-calendário anteriores;

X – constituída sob a forma de sociedade por ações;

XI – cujos titulares ou sócios guardem, cumulativamente, com o contratante do serviço, relação de pessoalidade, subordinação e habitualidade.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Antonio José Teixeira Leite) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados