JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Fato gerador da obrigação tributária e o conceito de pecunia non olet


Autoria:

Pedro Campos


Estudante de Direito pela Faculdade Presbiteriana Mackenzie e 3 anos de experiência de estágio em Direito Tributário.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

TAXAS E PREÇOS PÚBLICOS: Serviços em que há instituição (da taxa) X Serviços em que há a contratação (do preço público).

O princípio da seletividade aplicado à circulação de armas de fogo

TJRS reconhece precatório do IPE como garantia em execução fiscal

A TABELA PROGRESSIVA DO IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA - DEFASAGEM E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Renúncia de Receita: Brasil e Países Desenvolvidos

A co-responsabilidade do sócio administrador no processo de execução fiscal.

Perfil Ostentação e o Fisco

ITCD - PRAZO DECADENCIAL

PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS TRIBUTÁRIOS VIGENTES NO BRASIL 17 - IMUNIDADES DAS ENTIDADES ASSISTENCIAIS SEM FINS LUCRATIVOS

UMA ANALISE CRITICA SOBRE A EFICIÊNCIA DO ESTADO EM FACE AO SISTEMA TRIBUTÀRIO NACIONAL

Mais artigos da área...

Resumo:

Dispõe sobre o conceito do fato gerador e sua obrigatoriedade de prestação relacionada ao conceito da pecúnia non olet.

Texto enviado ao JurisWay em 21/02/2017.

Última edição/atualização em 11/03/2017.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

O fato gerador conforme podemos extrair do Código Tributário Nacional em seu artigo 114 é definido como a situação definida em lei como necessária e suficiente à ocorrência da obrigação tributária principal.

Este conceito fica claro ao observarmos a sequência em uma espécie de linha do tempo onde primeiro existe uma hipótese de incidência, depois o fato gerador e concretizado o fato gerador, nasce a obrigação tributária.

A hipótese de incidência é a descrição em lei de um ato, cuja o qual, se realizado, gera a obrigação tributária perante o fisco. Já o fato gerador é justamente a concretização deste ato previsto em lei, dependendo de uma ação do contribuinte para originar uma obrigação tributária.

Esta obrigação pode ser tanto principal quanto acessória, a primeira corresponde ao dever de pagamento do tributo devido ou de penalidades pecuniárias, já as obrigações acessórias são aquelas em que a prestação prevista em lei é de fazer, com interesse da arrecadação ou da fiscalização dos tributos (artigo 113, §2, do CTN), como por exemplo, apresentação de declarações.

Relevante salientar que fato gerador antes de mais nada é um fato jurídico stricto sensu na medida em que produzem efeitos jurídicos independentemente da vontade das partes, ou seja, realizado o fato gerador, o contribuinte já contrai o dever de pagar, mesmo que este não sabia por exemplo. Está intrinsicamente ligado ao caráter compulsório do tributo.

Este fato, não necessariamente será único, podendo existir o chamado “fato gerador complexo”, aquele em que não existe apenas uma ação, mas sim um conjunto de fatos que se interligam para gerar a obrigação tributária, ou seja, se realizado apenas uma parte da hipótese prevista em lei ainda não existe o dever do contribuinte perante o fisco.  

O conceito de pecunia non olet é fruto de um caso ocorrido em Roma, no Império de Vespariano. O imperador teve a ideia de cobrar um imposto sobre a utilização dos banheiros públicos, espalhados por toda cidade. Esta prática além de imoral deixava a cidade com um cheiro desagradável e seu filho Tito, por sua vez, foi reclamar ao pai que pegou uma moeda de ouro, cheirou e falou “não tem cheiro” (non olet).

Esta história se relaciona diretamente ao conceito do artigo 118 do Código Tributário Nacional em que interessa apenas os efeitos econômicos produzidos pela realização do fato gerador, e não sua validade, licitude ou moralidade.

Por fim, podecitar o exemplo do Bicheiro, que tem sua atividade ilícita que gera acréscimos patrimoniais não declarados, porém, caso a receita federal comprove a existência de bens não declarados irá cobrar do contribuinte independentemente da origem do dinheiro os adquiriu. A questão da atividade ilícita não fica a par do ente fiscalizatório tributário, e sim de outro ente executivo, no caso, a polícia. 

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Pedro Campos) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados