JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Qual a diferença entre Prescrição e Decadência no Direito Tributário?


Autoria:

Danilo Borges


Advogado, graduado em Direito pela UFMG, pós-graduando em Direito e Tecnologia pela Faculdade Arnaldo.

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Comumente, diferencia-se prescrição e decadência dizendo que a prescrição extingue a ação relativa a um direito, enquanto a decadência extingue o direito propriamente dito. E no Direito Tributário, como podemos fazer a diferenciação na prática?

Texto enviado ao JurisWay em 09/04/2018.

Última edição/atualização em 27/04/2018.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Prescrição e Decadência - Senso Comum

Comumente, diferencia-se prescrição e decadência dizendo que a prescrição extingue a ação relativa a um direito, enquanto a decadência extingue o direito propriamente dito. 

Assim, sempre que se falar em condenar alguém a fazer alguma coisa ou a pagar algum valor, a ação estará sujeita ao prazo de prescrição.

Entretanto, se a pretensão é de constituir ou desconstituir um direito, a ação correspondente se sujeita ao prazo de decadência. 

Assim, o prazo prescricional corre contra aquele que já possui um direito, mas que por algum motivo não consegue exercê-lo e depende da propositura de uma ação para que possa exercê-lo. 

Já o prazo decadencial corre contra aquele que possui um direito mas não o exerce por vontade própria. Nesse caso, por não exercer o direito em tempo hábil, este decai, ou seja, deixa de existir, se extingue.

Prescrição e Decadência na área tributária

Na área tributária, o objeto prático da diferença entre prescrição e decadência está na análise do lançamento, que marca a constituição do crédito tributário. 

Antes de ocorrido o lançamento, a fazenda ainda não possui o direito ao recebimento do crédito tributário. Ela tem o direito de fazer o lançamento, mas ainda não tem ainda o direito de ação, ou seja, o direito de cobrar o valor referente ao crédito tributário. Assim, até o lançamento, corre o prazo decadencial. Se ela não exercer o direito de lançar o crédito tributário durante esse prazo decadencial, ela perde totalmente esse direito.

Entretanto, depois de ocorrido o lançamento e, portanto, constituído o crédito tributário, ou seja, constituído o direito da fazenda cobrar o crédito tributário, não há mais que se falar em prazo decadencial, e a partir daí corre o prazo prescricional. Afinal, a partir do lançamento, a fazenda pode cobrar do contribuinte os valores devidos, ou seja, ela já tem o direito e, caso o contribuinte não o satisfaça, ela poderá agir para fazê-lo valer (direito de ação). Se a fazenda não exercer o direito de ação durante o prazo prescricional, ela não poderá exercê-lo posteriormente. 

Diferença da Prescrição Tributária para a Prescrição Civil

E aqui há uma diferença da prescrição tributária em relação à prescrição civil quanto aos seus efeitos. 

No Direito Civil, depois do término do prazo prescricional ainda existe o direito, apesar de ele não poder ser cobrado.

Isso quer dizer que, se eu pagar uma dívida prescrita, eu não posso pedir o valor de volta, já que o credor tinha o direito ao pagamento, apesar de não poder cobrar judicialmente. 

Já no Direito Tributário, por determinação expressa do CTN, a prescrição extingue o crédito tributário, da mesma forma que o pagamento.

CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL 
CAPÍTULO IV - Extinção do Crédito Tributário
SEÇÃO I - Modalidades de Extinção

Art. 156. Extinguem o crédito tributário:

I - o pagamento;
(...)
V - a prescrição e a decadência;
(...)


Assim, se alguém pagar um tributo depois de prescrito, poderá pedir seu dinheiro de volta.


Conclusão


No Direito Tributário, antes do lançamento corre o prazo decadencial.

Depois do lançamento, corre o prazo prescricional.

E se qualquer um deles se esgotar, o efeito é o mesmo: a extinção do crédito tributário.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Danilo Borges) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Comentários e Opiniões

1) Letícia (12/07/2018 às 15:19:29) IP: 177.73.103.176
bom demais!!!1
2) Magnália (14/08/2018 às 14:42:17) IP: 201.71.155.119
Esse Jurisway me ajuda muito . Não existe melhor que ele para treinar questões de provas anteriores.Show de bola. Dr.Danilo, suas sugestões então...sem comentários.Me sinto feliz, pela ajuda porque sei que vai me ajudar na prova da ordem, em novembro, em nome de Jesus!
3) Zelita (19/12/2018 às 19:39:03) IP: 200.201.163.12
top essa explicação!!!
4) Adriana (17/07/2019 às 09:48:14) IP: 189.105.133.52
Explicação maravilhosa, parabéns professor me ajudou muito!!!
5) Ivone (29/01/2021 às 19:18:41) IP: 201.69.176.3
Parabéns a essa maravilhosa plataforma, muito me tem auxiliado nas questões totalmente atualizadas, estou estudando para o XXXII exame da OAB.


Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados