JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

As fontes do Direito Tributário


Autoria:

Pedro Campos


Estudante de Direito pela Faculdade Presbiteriana Mackenzie e 3 anos de experiência de estágio em Direito Tributário.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

COMO É A TRIBUTAÇÃO DO LUCRO NA VENDA DE IMÓVEIS POR PESSOAS FÍSICAS

LEI DA PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE NÃO CONSEGUIU REDUZIR AS EXECUÇÕES FISCAIS

Ação revisional do FGTS - sentença procedente no Juizado Especial Federal de Foz do Iguaçu / PR dá novo ânimo para os contribuintes

Sucessão Tributária - Direitos e deveres

PRINCÍPIO DA ANTERIORIDADE TRIBUTÁRIA E AS MEDIDAS PROVISÓRIAS

ILEGITIMIDADE DA CONTRIBUIÇÃO SOCIAL DE 10% (DEZ POR CENTO) SOBRE OS DEPÓSITOS DO FGTS EXIGIDA DO EMPREGADOR NA OCORRÊNCIA DE DESPEDIDA DE FUNCIONÁRIO, SEM JUSTA CAUSA. (ARTIGO 1º DA LEI COMPLEMENTAR 110/2001).

PRESCRIÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO NA VISÃO DO STJ

PORQUE A ARRECADAÇÃO TRIBUTÁRIA FEDERAL PASSOU DA CASA DE UM TRILHÃO DE REAIS EM 2012

São Paulo Institui o IPTU Progressivo no Tempo

EVOLUÇÃO JURISPRUDENCIAL EM RELAÇÃO À REPETIÇÃO DE INDÉBITO DOS TRIBUTOS INDIRETOS.

Mais artigos da área...

Resumo:

Dispõe sobre aspectos gerais das fontes admitidas no Direito Tributário.

Texto enviado ao JurisWay em 21/02/2017.

Última edição/atualização em 11/03/2017.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Para a compreensão das fontes do direito devemos entender desde o ente responsável por emanar a norma. Para a criação de um novo dispositivo normativo este ente tem o dever de respeitar as próprias regras do órgão para esta atividade. P.ex: De nada adianta uma Lei criada pelo Congresso Nacional, que não respeite o processo legislativo. Ou seja, para sua validade, o ordenamento deve estar intimamente ligado à legitimidade do órgão que a expediu, bem como ao procedimento empregado na sua produção.

Ao se falar de “normas introduzidas” e “normas introdutoras” devemos pensar no sistema jurídico piramidal, onde haverá uma hierarquia de normas. No ápice encontra-se o dispositivo constituinte, esta como as demais são a partir de acontecimentos e comportamentos do mundo social, jurisdicizados por regras do sistema e credenciados para produzir normas jurídicas que introduzam no ordenamento outras normas, gerais e abstratas, gerais e concretas, individuais e abstratas ou individuais e concretas. Este sistema de normas, introdutoras e introduzidas integra o que conhecemos por direito positivo.

O estudo das fontes do direito tem como relevante o exame dos fatos enquanto enunciação que fazem nascer regras jurídicas introdutoras, advertindo desde logo que tais eventos só assumem essa condição por estarem previstos em outras normas jurídicas. 

Neste caminho temos outra divisão de fontes que ajuda a esclarecer esta ideia. As fontes formais são aquelas consideradas introdutórias que legitimam as fontes materiais, estas, possuem um caráter mais estrito, onde positivam os direitos e deveres constantes da realidade social.

Portanto, as fontes do direito positivo são as materiais, ou seja, aquelas que emanam diretamente de um fato social, ou natural, desde que participem diretamente ou indiretamente do comportamento do sujeito de direito.

A doutrina possui caráter científico, ou seja, seria um conjunto de lições, ensinamentos e descrições explicativas criados por especialistas no assunto, de forma a compreender o direito como matéria. Este discurso científico não é fonte do direito positivo, pois apenas ajuda a compreendê-lo, mas não modificar.

Instrumento introdutórios de normas ou primários entendem se por aqueles mais próximos do ápice da pirâmide normativa, que dispõe os pilares e moldes que os instrumentos secundários deverão respeitar para sua validade. Para compreender, observa se a Constituição Federal por exemplo, que determinará regras gerais para introdução de novas normas no sistema jurídico, por sua vez, a constituição estadual disciplinará regras gerais aos municípios e ao chegar cada vez mais próximo da base da pirâmide, a norma será mais específica, mas sempre respeitando os dispositivos supralegais para sua legalidade, como por exemplo os decretos, instruções, portarias, circulares etc. 

A Constituição Federal é soberana, no sentido de que se sobrepõe aos demais, nela, será disposto as regras de estrutura para o exercício legislativo, como devem ser produzidas, modificadas ou extintas. Repare que não tratam diretamente da conduta, mas sim do conteúdo ou forma que o dispositivo deve obedecer.

Após a Constituição Federal temos as leis complementares que tratarão especialmente da matéria prevista naquela. Em seu artigo 59, há a afirmação da supremacia da lei complementar sobre as demais, quando diz que a lei complementar disporá sobre a elaboração, redação, alteração e consolidação das leis.

Por todo exposto, é possível concluir que as fontes do direito tributário são passíveis de se compreender a partir do conceito piramidal dos dispositivos juridicos emanados pelo poder público, imaginado em seu ápice a Constituição Federal e em sua base aqueles atos emanados pela própria administração pública, como portarias e até mesmo como exemplo as Soluções de Consultas publicadas pelos entes fiscalizatórios.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Pedro Campos) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados