Outros artigos do mesmo autor
Espécies de FamíliaDireito de Família
Poder FamiliarDireito de Família
Família no Direito BrasileiroDireito de Família
Guarda CompartilhadaDireito de Família
O Instituto da GuardaDireito de Família
Outros artigos da mesma área
A proibição da adoção de descendente por ascendente não é absoluta
Senso comum e Direito da(o) amante
EXONERAÇÃO DA PENSÃO ALIMENTÍCIA PAGA AO FILHO MAIOR DE IDADE.
FILHOS DA BIOGENÉTICA: UMA AMPLIAÇÃO DO CONCEITO DE FAMÍLIA
A REPERCUÇÃO DA CULPA E SEU VALOR PARA O DIREITO DE FAMÍLIA: A INDENIZAÇÃO PELO DANO MORAL
SEPARAÇÃO E DIVÓRCIO JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL
A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE FAMÍLIA NO ORDENAMENTO JURÍDIC BRASILEIRO
Resumo:
O que é a guarda alternada.
Texto enviado ao JurisWay em 17/11/2016.
Última edição/atualização em 23/11/2016.
Indique este texto a seus amigos
GUARDA ALTERNADA
A guarda alternada é baseada na alternância do local em que o filho fica por determinado período, havendo de permanecer em duas residências por períodos determinados pelo magistrado, sempre observando seu melhor interesse. Sendo adotada atualmente majoritariamente a guarda compartilhada, visto que esta atende melhor o interesse da criança, assim diz a jurisprudência:
“Apelação Cível 1.0056.09.208739-6/002
Relator(a): Des.(a) Fernando Caldeira Brant |
Data de Julgamento: 19/12/2013
Data da publicação da súmula: 09/01/2014
Ementa:
EMENTA: APELAÇÃO CÍVEL - DIREITO DE FAMÍLIA - GUARDA E REGULAMENTAÇÃO DE VISITA - PEDIDO DE "GUARDA ALTERNADA" - INCOVENIÊNCIA - PRINCÍPIO DO MELHOR INTERESSE DAS CRIANÇAS - GUARDA COMPARTILHADA - IMPOSSIBILIDADE - AUSÊNCIA DE HARMONIA E RESPEITO ENTRE OS PAIS - ALIMENTOS - FIXAÇÃO - PROPORCIONALIDADE - CAPACIDADE DO ALIMENTANTE E NECESSIDADE DO ALIMENTADO
A guarda em que os pais alternam períodos exclusivos de poder parental sobre o filho, por tempo preestabelecido, mediante, inclusive, revezamento de lares, sem qualquer cooperação ou co-responsabilidade, consiste, em verdade, em 'guarda alternada', indesejável e inconveniente, à luz do Princípio do Melhor Interesse da Criança.
A guarda compartilhada é a medida mais adequada para proteger os interesses da menor somente nas hipóteses em que os pais apresentam boa convivência, marcada por harmonia e respeito.
Para a fixação de alimentos, o Magistrado deve avaliar os requisitos estabelecidos pela lei, considerando-se a proporcionalidade entre a necessidade do alimentando e a possibilidade de pagamento pelo requerido a fim de estabilizar as micro relações sociais.”.
Vejamos mais uma jurisprudência:
Processo: Apelação Cível 1.0704.07.056459-3/001
Relator(a): Des.(a) Washington Ferreira |
Data de Julgamento: 14/02/2012
Data da publicação da súmula: 02/03/2012
Ementa: APELAÇÃO CÍVEL. DIREITO DE FAMÍLIA. GUARDA E REGULAMENTAÇÃO DE VISITA. MENOR. HOMOLOGAÇÃO DE ACORDO. PRELIMINAR. NULIDADE DA SENTENÇA. AUSÊNCIA DE INTIMAÇÃO PESSOAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL. REJEIÇÃO. GUARDA COMPARTILHADA. NÃO CABIMENTO. AUSÊNCIA DE HARMONIA E RESPEITO ENTRE OS PAIS. SUPREMACIA DO INTERESSE DA CRIANÇA. FIXAÇÃO ALTERNADA DE CONVIVÊNCIA. AFASTAMENTO. SENTENÇA CASSADA. 1. A guarda compartilhada é a medida mais adequada para proteger os interesses da menor somente nas hipóteses em que os pais apresentam boa convivência, marcada por harmonia e respeito. Não se confunde, porém, com guarda alternada, a qual compromete o desenvolvimento salutar da criança e obsta o próprio exercício do poder familiar. 2. Sentença cassada.
Como se vê, o judiciário brasileiro desaprova a ideia de guarda alternada, não sendo esta de bom proveito a ideia de atender o interesse da criança.
REFERÊNCIAS:
-BRASIL. Tribunal de Justiça de Minas Gerais.Apelação Cível 1.0704.07.056459-3/001 Apelação Cível1.0056.09.208739-6/002
Nenhum comentário cadastrado.
Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. | |