JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

As diferenças entre multa de trânsito e crime nos casos da Lei Seca no Brasil


Autoria:

Gustavo Saraiva Da Fonseca


Formado na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas. Co-Fundador Doutor Multas http://doutormultas.com.br

envie um e-mail para este autor

Resumo:

O Código de Trânsito Brasileiro dispões de duas consequências distintas em relação a Lei Seca, uma é de multa de trânsito e a outra de crime, o que define a penalidade ao motorista infrator é o teor alcoólico medido no teste do etilômetro.

Texto enviado ao JurisWay em 08/10/2015.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

No Código de Trânsito Brasileiro (CTB), versa sobre duas hipóteses no caso de resultado positivo para o teste de alcoolemia. As possibilidades para a infração  descritos nos Artigo 165 e 306 do CTB são: multa de trânsito e crime. A Lei Seca vem desempenhando um papel muito importante na diminuição de acidentes e mortes no trânsito brasileiro. A Lei Seca é mais atuante no RJ. O Detran RJ é o que mais investe na realização de Blitz. Porém muitas dúvidas ainda restam sobre o assunto, muitos motoristas não sabem realmente as consequências da Lei Seca no Brasil.

1 -  MULTA DE TRÂNSITO

Primeiramente, vamos abordar a penalidade de multa de trânsito por ter ingerido bebida alcoólica ou outra substância psicoativa que determine dependência. A penalidade por estar sob influência de álcool está descrita no Artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro.

"Art. 165.  Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência: (Redação dada pela Lei nº 11.705, de 2008)

Infração - gravíssima;  Penalidade - multa (dez vezes) e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze) meses;                                       Medida Administrativa - recolhimento do documento de  habilitação e retenção do veículo..."

Neste artigo trata apenas da infração de trânsito, como não versa quanto a existência de um limite mínimo, a tolerância é zero, com isso aparecendo no teste do etilômetro, qualquer concentração alcóolica, resultará na multa de trânsito descrita no Artigo 165 do CTB, e terá as devidas penalidades.

2. CRIME 

Agora a outra possibilidade mais grave é da existência de crime, esta diferentemente da simples multa de trânsito, causa penalidades mais severas descritas no Artigo 306 do Código de trânsito Brasileiro:

 "Art. 306.  Conduzir veículo automotor com capacidade  psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou  de outra substância psicoativa que determine dependência: Penas - detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a  habilitação para dirigir veículo automotor."

No Artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro, gera consequências na via judicial e não apenas no campo administrativo como no caso do Artigo 165 do CTB, descrito anteriormente. No§ 1º do Artigo 306, trata de quanto é necessário acusar do teste do etilômetro para confirgurar crime.

"§ 1o As condutas previstas no caputserão constatadas por: (Incluído pela Lei nº 12.760, de 2012) I- concentração igual ou superior a 6 decigramas de álcool por litro de sangue ou igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar; ou (Incluído pela Lei nº 12.760, de 2012)

II - sinais que indiquem, na forma disciplinada pelo Contran, alteração da capacidade psicomotora.

§ 2o A verificação do disposto neste artigo poderá ser obtida mediante teste de alcoolemia ou toxicológico, exame clínico, perícia, vídeo, prova testemunhal ou outros meios de prova em direito admitidos, observado o direito à contraprova."

A condição para haver o crime descrito acima é necessário a verificação do teste de alcoolemia, sem este não é configurado o crime e apenas é registrada a multa de trânsito. Esta é a grande diferença quando o condutor se recusa a realizar o teste do etilômetro, afasta as penalidades do Art. 306 do CTB.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O aumento dos acidentes no trânsito faz com que as Leis para este tipo de infração fossem mais rígidas, restando duas hipóteses no caso da Lei Seca, multa de trânsito e crime. A multa e o crime diferem na quantidade de teor alcoólico registrado no teste do etilômetro.

O crime não pode ser configurado se não for realizado o teste. Mas mesmo assim, o motorista terá um processo de suspensão do direito de dirigir instaurado, mas neste caso será apenas um processo administrativo e não judicial.


REFERÊNCIAS:

BRASIL, Código de Trânsito. Ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

______,Lei das Contravenções Penais. Decreto-Lei 3.688 e 03 de outubro de 1941.

______,Lei de Introdução às Normas de Direito Brasileiro. Decreto- Lei 4.675 de 04 de setembro de 1942.

Lei Seca RJ - Tudo o que você precisa saber - Disponível em: http://doutormultas.com.br/lei-seca-rj/

Detran RJ- Saiba como não perder a carteira de motorista - Disponível em: http://doutormultas.com.br/detran-rj/

 

Lei N° 11705, de 19 de Junho de 2008- www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11705.htm

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Gustavo Saraiva Da Fonseca) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados