JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Legitimação das partes na Execução Trabalhista


Autoria:

Sabrina Nogueira De Paula


Academica do 10º periodo do curso de Direito da Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais - Unidade Betim

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

A FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE
Direito Administrativo

FLEXIBILIZAÇÃO TRABALHISTA
Direito do Trabalho

Outros artigos da mesma área

O Poder Normativo da Justiça do Trabalho: considerações após a Emenda Constitucional nº 45.04

TST, Súmula 16 - Ameaça à ampla defesa

COMPETÊNCIA MATERIAL DA JUSTIÇA DO TRABALHO: RELAÇÕES TRABALHISTAS X RELAÇÕES DE CONSUMO.

O ENQUADRAMENTO SINDICAL DOS EMPREGADOS EM ENTIDADES SINDICAIS - O Impacto da Lei 11.295, de 09 de maio de 2006

Constatação de agente insalubre diferente do mencionado na reclamação trabalhista

ADMISSIBILIDADE DA PROVA ILÍCITA EM AÇÃO DE REPARAÇÃO DE DANOS CAUSADOS PELA DISCRIMINAÇÃO POR INTERMÉDIO DE LISTA NEGRA

A (in)competência da Justiça do Trabalho para apreciar as questões envolvendo o poder público e seus servidores.

"JUS POSTULANDI" NA JUSTIÇA DO TRABALHO

O JUS POSTULANDI EM SEDE DA JUSTIÇA DO TRABALHO E OS HONORÁRIOS DE SUCUMBÊNCIA

Justiça Federal e acidente de trabalho: exceção à competência da JF. (art. 109, CF) e Súmula 15/STJ

Mais artigos da área...

Resumo:

O presente objetiva uma análise sintética sobre a figura da legitimação das partes na propositura da execução, enfatizando a legitimação ativa e passiva.

Texto enviado ao JurisWay em 16/11/2009.

Última edição/atualização em 17/11/2009.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

INTRODUÇÃO

O presente objetiva uma análise sintética sobre a figura da legitimação das partes na propositura da execução, enfatizando a legitimação ativa e passiva.

Para figurar como exeqüente ou executado de um título executivo judicial ou extrajudicial tem que se analisar a legitimação ativa ou passiva na execução trabalhista, podendo ser também ordinária (primária ou secundária) ou extraordinária (autônoma ou subordinada).

O processo de execução trabalhista é regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas, nos artigos 876 a 892, cujas seções descrevem sobre as disposições preliminares, do mandado e da penhora, dos embargos a execução e a impugnação, do julgamento e dos tramites finais da execução e da execução por prestações sucessivas. Contudo nos casos em que o direito processual do trabalho e a CLT forem omissos aplica-se o direito processual comum, como fonte subsidiária, desde que este não seja incompatível com aqueles.

Ressalta-se que as partes que compõem a execução trabalhistas, estas que são as pessoas que podem promover e contra qual pode ser promovida na execução. Lembrando que no direito processual do trabalho a execução pode ser promovida por qualquer uma das partes interessadas ou por “ex officio” pelo juiz ou presidente do tribunal.

LEGITIMAÇÃO ATIVA

O art. 878 da CLT nos ensina que “a execução poderá ser promovida por qualquer interessando, ou ex offficio, pelo próprio juiz ou presidente do tribunal competente, nos termos do artigo anterior”. O juiz competente segundo a redação do art. 877 da CLT, afirma que “que tiver conciliado ou julgado originariamente o dissídio”, e o art. 877-A da CLT, introduzido pela lei 9.958/2000, afirma que quando se tratar de execução de título executivo extrajudicial, o competente é o “que teria competência para o processo de conhecimento à matéria”.

Segundo Leite (2009) ensina que “no que tange à expressão qualquer interessado, prevista no art. 878 da CLT, impõem, ante a lacuna normativa do texto obreiro, a aplicação subsidiária do dispositivo no art. 567 do CPC”.

O art. 567 do CPC traz a seguinte redação:

Podem também promover a execução, ou nela prosseguir:

I – o espólio, os herdeiros ou os sucessores do credor, sempre que, por morte deste, lhes for transmitido o direito resultante do título executivo;

II – o cessionário, quando o direito resultante do título executivo lhe foi transferido ato entre vivos;

III – o sub-rogado, nos casos de sub-rogação legal ou convencional.

Sendo assim, os legitimados ativos para a execução judicial, claro é o próprio credor, geralmente o empregado vencedor da demanda, e do juiz competente principalmente quando a parte estiver desasssistida de advogado.

Nos casos em que forem referentes à execução de decisões proferidas pelos Tribunais Regionais, poderá ser promovida pela Procuradoria da Justiça do Trabalho.

A União também pode ser parte ativa, nos casos referentes à cobrança de multas aplicadas dos empregadores.

Leite (2009) afirma ainda que “tratando-se de execução do termo de compromisso de ajustamento de conduta firmado perante o Ministério Publico do Trabalho, este detém a legitimação exclusiva para promover a execução dessa espécie de titulo executivo extrajudicial”.

Além das partes acima descritas como legitimas na atuação ativa da execução no processo do trabalho, tem-se ainda a figura do próprio devedor, pois este poderá requisitar o inicio da execução, conforme dispo o artigo 878 –A da CLT.

LEGITIMAÇÃO PASSIVA

A execução trabalhista dirige-se contra o réu condenado na sentença e que nela conste, sejam principais, solidários ou subsidiários. Quando há duas ou mais pessoas o exeqüente pode promover simultaneamente ou sucessivamente a execução contra todos os réus do processo, não podendo realizar a execução de quem não integrou o processo.

Na fase de execução da decisão proferida no processo trabalhista o legitimado para estar no pólo passivo, em sua grande maioria, é o empregador.

De acordo com o artigo 568 do CPC, podem configurar o pólo passivo na execução, o: “o devedor, reconhecido como tal no título executivo; o espólio, os herdeiros ou os sucessores do devedor; o novo devedor, que assumiu, com o consentimento do credor, a obrigação resultante do título executivo; o fiador judicial; o responsável tributário, assim definido na legislação própria”.

Leite (2008) expõe que “tratado-se de sucessão trabalhista, o sucessor responde integralmente pelas dividas trabalhistas do sucedido, uma vez que o responsável o responsável pelo pagamento da condenação é a empresa”.

DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURIDICA

Quando a empresa não possua meios de arcar com as dividas trabalhistas, quando seus bens não são suficientes, não tendo como também de oferecer bens a penhora para garantir a execução, é comum que neste caso seja determinado à desconsideração da personalidade jurídica. Tal fato ocorre para que os bens dos particulares donos ou sócios da empresa sejam atingidos, quando os da empresas não forem suficientes, e para que o exeqüente, em sua maioria o trabalhador, não saia prejudicado.

Neste caso importante é a observância, nos caso de empresas composta por sócios, que estes respondem apenas na proporção de sua parte na empresa, chamada de cota-parte.

Cumpre frisar também que o referido instituto da desconsideração da personalidade jurídica está previsto no artigo 28, parágrafo 5º, da Lei 8078/90, do Código de Defesa do Consumidor.

CONCLUSÃO

Contudo nota-se que a legitimação para figurar como exeqüente ou executado, ativa ou passivamente, na execução trabalhista depende do vinculo junto ao processo. Neste caso, até mesmo o juiz pode promover a execução ex offficio. A que se ressaltar que existem algumas exceções na composição dos pólos ativos e passivos na execução trabalhista, que estão descritos no Código de Processo Civil, pois onde a CLT for omissa, utiliza-se o CPC como fonte subsidiaria, desde que não haja incompatibilidade entre o disposto entre as normas trabalhistas e este.

Sandra Nogueira de Paula
*Acadêmica da Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Unidade Betim

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

ALMEIDA, Lucio Rodrigues de. Execução Trabalhista. Rio de Janeiro: AIDE Editora, 1997

ESTUDO REAL EDIÇÕES. TRT Analista. Belo Horizonte/Minas Gerais, 2009.

FRANCO. Veras Raquel. Do CNT ao TST: Breve Histórico. Disponível em: Acesso em 18/10/2009

GUIMARÃES, Diocleciano Torrieri. Dicionário Técnico Jurídico. 6ª ed. Rev. e atual. São Paulo: Rieedel, 2004.

LEITE, Carlos Henrique Bezerra. Curso de Direito Processual do Trabalho. 7ª ed. São Paulo: LTr, 2009.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Sabrina Nogueira De Paula) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados