JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Poder Familiar


Autoria:

Aislan Magalhães


Estudante e estagiário do curso de Direito no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

Guarda Unilateral
Direito de Família

Guarda Compartilhada
Direito de Família

Espécies de Família
Direito de Família

O Instituto da Guarda
Direito de Família

Guarda Alternada
Direito de Família

Mais artigos...

Resumo:

Aspectos do poder familiar no Brasil.

Texto enviado ao JurisWay em 18/11/2016.

Última edição/atualização em 23/11/2016.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

PODER FAMILIAR

 

 

O antigo código civil de 1916 trazia para a sociedade o instituto do pátrio poder, ou seja, o pai quem detinha os poderes sobre os filhos, e apenas ele decidia sobre a vida, condutas sociais, morais, entre outras condições de que os seus filhos pudessem ter, sem a interferência da mãe onde ela não dispunha de atribuições legais para atuar na educação e desenvolvimento do âmbito familiar, na relação de pais e filhos.

Com o novo código civil de 2002 este paradigma fora alterado para que a responsabilidade sobre os filhos fosse abrangida por ambos os cônjuges, ou pessoas responsáveis pela criança/adolescente, trazendo o novo conceito de Poder Familiar, que abrange além do quesito responsabilidade, a ideia de além do interesse dos pais, o interesse do filho como pessoa em formação social.

A Constituição de 1988 em seu art. 227 prevê garantias fundamentais as crianças, protegendo seus interesses estabelecendo o seguinte:

 

“dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”. (BRASIL, 1988).

 

Para que fossem efetivados os direitos inerentes as crianças e adolescentes fora promulgada a Lei 8.069 de 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Estado voltou seus olhos ao futuro da sociedade, as crianças e adolescentes, estipulando normas mais específicas e abrangentes sobre a relação de tratamento especial a estes cidadãos que necessitam de amparo mais adequado para suas necessidades, com seus artigos:

 

“art. 7: A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.

art, 22: Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais.

art. 27: O reconhecimento do estado de filiação é direito personalíssimo, indisponível e imprescritível, podendo ser exercitado contra os pais ou seus herdeiros, sem qualquer restrição, observado o segredo de Justiça.” (BRASIL, 1990)

 

Tendo seus pais obrigações civis para com seus filhos, também são estipuladas as garantias penais caso os pais maltratem os filhos, um exemplo básico é o art. 136 do Código Penal Brasileiro:

 

“Expor a perigo a vida ou a saúde de pessoa sob sua autoridade, guarda ou vigilância, para fim de educação, ensino, tratamento ou custódia, quer privando-a de alimentação ou cuidados indispensáveis, quer sujeitando-a a trabalho excessivo ou inadequado, quer abusando de meios de correção ou disciplina:

Pena - detenção, de dois meses a um ano, ou multa.

§ 1º - Se do fato resulta lesão corporal de natureza grave:

Pena - reclusão, de um a quatro anos.

§ 2º - Se resulta a morte:

Pena - reclusão, de quatro a doze anos.

§ 3º - Aumenta-se a pena de um terço, se o crime é praticado contra pessoa menor de 14 (catorze) anos.”(BRASIL, 1940)

 

As atribuições dadas na guarda dos filhos são para que o poder familiar seja devidamente utilizado pelos pais assim explica o doutrinador Pontes de Miranda:

 

“O pai, a exemplo da mãe, não poderia bem prover á educação do filho, sem ter o direito de obrigá-lo a residir na casa paterna, ou materna, ou em qualquer lugar que lhe prouvesse, como colégio, escola de artífices, etc., fixar-lhe as horas de trabalho e estudo; proibir-lhe diversões licenciosas, determinar o momento em que se deve recolher etc. o conjunto desses pequenos direitos paternos, ou maternos, é o que constitui o dever do filho de ficar na companhia e sob a guarda de seu pai, ou de sua mãe.” (MIRANDA, op. cit., p. 154.) 

REFERÊNCIAS:

-BRASIL. Constituição Federal de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 01/09/2016

 

-MIRANDA,Pontes de Miranda op. cit., p. 154.

-BRASIL. Lei n° 8.069 de 13 de Julho de 1990 Estatuto da Criança de do Adolescente http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm. Acesso em 13 out 2016

-BRASIL. Lei n°2.848 de 7 de dezembro de 1940. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del2848compilado.htm. Acesso em 13 out 2016

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Aislan Magalhães) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados