JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos Jurídicos
Autoria:

Kandysse Walleska Gomes De Melo
Advogada. Formada pelo Centro de Ensino Superior de Maceió- CESMAC. Pós-graduada em Ciências Penais pela Universidade ANHANGUERA-UNIDERP em parceria com a Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes - REDE LFG

envie um e-mail para este autor
Monografias Direito Penal

A (in)constitucionalidade do abate de aeronaves (Decreto n. 5.144, de 16 de julho de 2004)

Texto enviado ao JurisWay em 24/04/2011.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

A política criminal no Brasil, busca encontrar medidas de combate à violência, assim o Estado pode promover a prevenção e a repressão das infrações penais. Como ensina a professora Alice Bianchini: “A capacidade de o sistema sancionatório resolver os problemas que são destinados depende muito das investigações empíricas sobre os instrumentos e a forma de utilizá-los” [1]. E é através do estudo desta que o estado deve escolher a melhor forma para se defender a ordem pública.
            Atualmente a crescente violência no Brasil faz com que o Poder Público e a sociedade reajam de forma a quererem agir de forma arbitraria, mas o procedimento de política criminal deve ser visto de forma democrática para que não haja dissenso entre nossa norma Constitucional.
A violência que poderá ser utilizada pelo Estado é mínima, ou seja, o agente-Estado somente deve usar da violência nos estreitos limites para sufocar a ação injurídica, sendo, portanto, todo excesso reprovável e até criminoso. Assim, consideremos o decreto nº 5.144 de 2004, conhecido como Lei do Abate de Aeronaves inconstitucional.
Art. 4º. A aeronave que suspeita de tráfico de substâncias entorpecentes e drogas afins que não atenda aos procedimentos coercitivos descritos no art. 3º será classificada como aeronave hostil e estará sujeita à medida de destruição.
(...)
Art. 13. Poderá a autoridade aeronáutica deter a aeronave em vôo no espaço aéreo.
 
É certo que não há direito de caráter absoluto, mesmo os direitos fundamentais, quando o que está em jogo é outra garantia que legal: a da Ordem Pública. Mas é preciso observar neste caso os princípios da proporcionalidade e da razoabilidade, já que muitos desses aviões que voam em locais ermos nem sempre estão a serviço do tráfico ou do contrabando, a maioria é aeronaves que transportam gente e que não possuem outro meio de transporte, ou o transporte aéreo não possui os equipamentos de comunicação funcionando devido ao seu estado, até mesmo podem ser aeronaves na qual o piloto não tem habilitação ou a mesma se encontra vencida, entre outros fatores, assim se destruírem a aeronaves, os seus tripulantes que muitas vezes são pessoas comuns, muitas vezes até crianças serão mortos, o que revela o verdadeiro direito penal do inimigo.
            Contudo, nem a garantia da Ordem Pública proporciona a violência do governo quando aplicada de forma descompassada, que não leva em conta o direito à vida, a liberdade, ao devido processo legal, a ampla defesa e o contraditório, entre outros direitos que são fundamentais para garantir à ordem no Brasil. Portanto o Governo não deve aplicar sua força letal, sem a observância do espaço que deveria existir entre Estado e sociedade, pois esta última antes de sofre repressão ‘legal’ implacável deve no mínimo o direito à defesa.
            A solução para o problema da violência e da crise do nosso espaço público é o grande desafio, e assim o professor Luis Antonio F. de Souza cita Agamben:
 “O desafio atual é conseguir criar um quadro de valores que estimulem o pluralismo, a tolerância e o respeito mútuo entre todos os povos e entre todos os estratos sociais. (...) A situação mais paradoxal da violência atual é sua capacidade de solapar toda e qualquer possibilidade de diálogo e de troca simbólica atual, e colocar em seu lugar a necessidade, compulsiva, pela eliminação física, moral e simbólica de indivíduos e de grupos sociais inteiros.” [2]
 
A Constituição Federal excepciona o direito à vida somente em caso de guerra declarada, e assim não há como ajustar a "Lei do Abate" à Norma da nossa Constituição Federal, ou seja, não há possibilidade de se entender Constitucional a Norma que possibilita eliminar uma vida humana, em tempo de paz.
É verdade que um estado de direito pressupõe a soberania popular, mas a soberania popular deve respeitar seus cidadãos, do contrário pede a razão de ser soberana, pois assim se corre o risco de cairmos novamente em um sistema nada democrático que foi a Ditadura.
O poder público não pode insistir numa política pública que não contemple requisitos mínimos que garantam ao cidadão a possibilidade de se utilizar de suas garantias e direitos Constitucionais em plena época de paz, pois como já foi dito o uso as força, e da força letal somente é amparado no nosso ordenamento em casos extremos.
Referência Bibliográfica
 
PRADO, Luiz Regis. Bem Jurídico-penal e Constitucional. Ed. Revista dos Tribunais: São Paulo, 1997.
 
TOLEDO, Francisco de Assis. Princípios básicos do direito penal. Ed. Saraiva: São Paulo, 2002.
 
BIANCHINI, Alice. Política criminal, criminologia e direito penal. Leitura Obrigatória do curso de Pós-Graduação em Ciências Penais. Disciplina Política Criminal.
 
GOMES, Luiz Flavio. Princípios Constitucionais reitores do direito penal e da política criminal. Leitura Obrigatória do curso de Pós- Graduação em Ciências Penais. Disciplina Princípios Constitucionais Penais e Teoria Constitucionalista do Delito.
 
SOUZA, Luís Antônio Francisco de. Violência no Brasil e Políticas de Segurança Pública. Leitura
Obrigatória do curso de Pós-Graduação em Ciências Penais. Disciplina Política Criminal.
 
MAGALHÃES, Bruno Barata. Lei do Abate viola o princípio de direito à vida.Disponível em: < http://buenoecostanze.adv.br/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=7403>. Acesso em: 16 de setembro de 2009.
 
 


[1] BIANCHINI, Alice. Política criminal, criminologia e direito penal. Leitura Obrigatória do curso de pós-graduação em Ciências Penais. Disciplina Política Criminal.
[2] SOUZA, Luís Antônio Francisco de. Violência no Brasil e Políticas de Segurança Pública. Leitura Obrigatória do curso de pós-graduação em Ciências Penais. Disciplina Política Criminal.
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Kandysse Walleska Gomes De Melo).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados