JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Breves apontamentos sobre a maioridade penal


Autoria:

Kandysse Walleska Gomes De Melo


Advogada. Formada pelo Centro de Ensino Superior de Maceió- CESMAC. Pós-graduada em Ciências Penais pela Universidade ANHANGUERA-UNIDERP em parceria com a Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes - REDE LFG

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Apontamento simples e clara destinado a demostrar que a solução dessa crise pode estar na prevenção, onde a sociedade fará seu trabalho diário, não esperando que o direito puna quem na verdade pode ser vitima de nossa própria criação.

Texto enviado ao JurisWay em 23/03/2011.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Breve apontamento sobre a Maioridade Penal

Kandysse Walleska Gomes de Melo[1]

 

 

Resumo: Diante de uma onda significativa de violência, cresce a discussão acerca da maioridade penal. De forma breve, simples e clara este artigo tem a intenção de demonstrar que os delitos cometidos pelos menores,  pode ser prevenidos de forma mais eficaz não com o aumento da sanção ou com a redução da maioridade penal, mas com uma adequada formação destes em nossa sociedade.

Palavra- chave: Maioridade Penal.

____

A maioridade penal significa que diante da lei a idade para que um jovem possa vim a responder por seus atos, como cidadão adulto, sendo definida pelo artigo 228 da Constituição que fixa a idade de 18 anos, como se ver adiante: 

Art. 228 - São penalmente inimputáveis os menores de dezoito anos, sujeitos às normas da legislação especial.

 

18 anos é a idade-limite para que alguém responda na Justiça de acordo com o Código Penal. Abaixo dessa idade será considerado inimputável para o direito penal, contundo o menor é julgado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A redução da maioridade penal por muitos discutida, e em tempos em tempos é noticia de Jornal Nacional, comovendo grande parte da população Brasileira. Mas esquecemos que os que essa necessidade de vingança, não resolve os problemas. Os pais delegam as escola a tarefa de educar seus filhos, quando o papel da escola, é formar. Não obstante a tudo isso, agora, magistrados da infância e juventude, seguem decretando toques de recolher em cidades do interior para menores de 16 anos. Ou seja, novamente a educação na família falha e fica para a escola e o Estado, o papel de educa-los. E assim a educação desses jovens vira caso de justiça e de polícia.

Os que defendem a redução da maioridade penal acreditam que os adolescentes infratores não recebem a punição devida e batem na tecla de que se com 16 anos se pode decidir o futuro do país também devem poder ser responsabilizados criminalmente.

A redução da idade da responsabilização criminal de 18 para 16 anos é muito discutida e há quem proponha a redução para 12 anos. Os que combatem as mudanças na legislação para reduzir a maioridade penal acreditam que ela não traria resultados na diminuição da violência e só acentuaria a exclusão de parte da população. Como alternativa, eles propõem melhorar o sistema socioeducativo dos infratores, investir em educação de uma forma ampla e também mudar a forma de julgamento de menores muito violentos. Alguns defendem mudanças no Estatuto da Criança e do Adolescente para estabelecer regras mais rígidas. Outros dizem que já faria diferença a aplicação adequada da legislação vigente

Grande erro, acreditar que com a redução da maioridade iremos resolver o problema da violência, esse discurso elitista, imediatista e midiático tenta resolver tudo sem ponderação de nada e sem fundamento para tal, não há por que se falar e endurecimento das leis penais, mas sim em uma melhor aplicação das leis já existentes, pois Brasil é o país com os melhores ordenamentos jurídicos, entretanto é necessário uma melhor aplicação dessas leis e uma ampliação e celeridade dos processos judiciais.

Os professores Luiz Flávio Gomes e a Alice Bianchini trás um quadro real do que teriamos com a redução da maioridade penal e seguem afirmando que:

A alteração da legislação penal em momentos de aguda crise popular (e midiática), tal como a que está ocorrendo neste momento no Brasil, tende a não atender os fins legítimos do Direito penal (de proteção fragmentária e subsidiária de bens jurídicos relevantes). Ao contrário, sempre retrata uma legislação penal simbólica e de emergência.

Conceber a norma e a aplicação do Direito penal sob a égide de uma função puramente simbólica significa inegavelmente atribuir-lhe um papel "pervertido", porque um Direito penal simbólico relega a eficaz proteção de bens jurídicos em prol de outros fins psicossociais que lhe são alheios. Não visa ao infrator potencial, para dissuadi-lo, senão ao cidadão que cumpre as leis, para tranqüilizá-lo, para acalmar a opinião pública.

 

            Além de tudo isso é indispensável a participação popular, pois não cabe apenas ao mundo jurídico a correção de certos infratores, é necessário prevenir e este não é um trabalho apenas dos setores de segurança pública do nosso país, mas é principalmente um trabalho de pais ou responsáveis, escolas  e do Estado  em garantir a estes seus direitos básicos como educação, esporte e lazer.

 

Referência Bibliográfica

 

BRASIL. Constituição Federal. Vade Mecum Saraiva. Ed. Saraiva, 2010.

BRASIL. Código Penal. Vade Mecum Saraiva. Ed. Saraiva, 2010.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Vade Mecum Saraiva. Ed. Saraiva, 2010.

HOLANDA, Cornélio José. A maioridade penal à luz do novo código civil brasileiro. Disponível em: <http://www.advogado.adv.br/artigos/2003/corneliojoseholanda/maioridadepenal.htm>. Acesso em: 20 de Novembro de 2010.

GOMES, Luiz Flávio e BIANCHINI, Alice. Redução da maioridade penal. Disponível em: <http://www.iuspedia.com.br>. Acesso em: 14 de abril. 2008.

GOMES, Luiz Flávio; BIANCHINI, Alice. Maioridade penal e o Direito penal emergencial e simbólico. Jus Navigandi, Teresina, ano 12, n. 1358, 21 mar. 2007. Disponível em: . Acesso em: 21 nov. 2010.



[1] Bacharela em direito. Formada pelo Centro de Ensino Superior de Maceió- CESMAC, cursando pós-graduação em Ciências Penais pela Universidade ANHANGUERA-UNIDERP em parceria com a Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes – REDE LFG.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Kandysse Walleska Gomes De Melo) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados