JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Processo de suspensão da CNH: saiba o que fazer antes de perder a sua carteira.


Autoria:

Gustavo Fonseca


Fundador do Doutor Multas, especialista em direito de trânsito, formado na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) Empresário e investidor.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

Você sabe quais são as multas mais comuns em motos? Sabe como recorrer? Confira aqui!

Tudo o que você precisa saber sobre Cassação da CNH

Conheça os tipos de pneus automotivos e quando utilizar cada um deles

Como funciona o sistema de pontos na CNH

Alagamentos e prejuízos ao veículo: o que você precisa saber sobre esse assunto!

5 Motivos Para a Sua Infração Ser Considerada Irregular | Passo a Passo Para Recorrer da Multa

Sistema de pontos na CNH: como funciona?

Multa Autossuspensiva: uma única infração pode tirar a sua CNH

Guia da película automotiva: saiba qual a película certa para personalizar o seu veículo

A NÃO APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS PRÓPRIOS DO DIREITO DO TRÂNSITO VEM CONTRIBUINDO PARA O AUMENTO DE LESIONADOS E MORTOS

Mais artigos da área...

Resumo:

Regulamentado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pela Resolução nº 723 do Contran, o processo de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação acontece no âmbito administrativo dos órgãos responsáveis pela fiscalização do trânsito

Texto enviado ao JurisWay em 20/05/2018.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

 

 

Regulamentado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pela Resolução nº 723 do Contran, o processo de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação acontece no âmbito administrativo dos órgãos responsáveis pela fiscalização do trânsito, como é o caso do DETRAN.

 

Se você tem dúvidas sobre como pode ocorrer o processo de suspensão da sua CNH e quais os motivos que poderiam levar à sua instauração, vale a pena continuar a leitura deste artigo!

Direito à ampla defesa: recorra!

 

Do mesmo modo que acontece nas demais formas de processo, seja ele jurídico ou administrativo, é assegurado, ao cidadão, o direito de Ampla Defesa, garantido pelo Código de Trânsito e pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 5º, inciso LV. Observe:

 

“LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes. ”

 

Dessa maneira, é dada, ao cidadão, a oportunidade de recorrer e apresentar recurso ao órgão autuador responsável, quando notificado da instauração de processo administrativo de suspensão de sua CNH.

 

Embora o recurso, em regra, comece administrativamente, o ideal é que, ao final do processo administrativo, você consiga demonstrar que tentou se valer de todas as vias possíveis para solucionar o seu problema.

 

Aí está a importância de, inicialmente, recorrer na seara administrativa, comprovando que todos os meios foram utilizados. Se, mesmo assim, o problema não for resolvido, recorre-se à máquina do judiciário.

 

O art. 261 do Código de Trânsito Brasileiro dispõe acerca dos motivos que podem justificar a suspensão da CNH:

 

“Art. 261 - A penalidade de suspensão do direito de dirigir será aplicada, nos casos previstos neste Código, pelo prazo mínimo de um mês até o máximo de um ano e, no caso de reincidência no período de doze meses, pelo prazo mínimo de seis meses até o máximo de dois anos, segundo critérios estabelecidos pelo CONTRAN.”

 

Vejamos, agora, os que ocorrem com maior frequência.

 

Cuidado com a pontuação da sua CNH

 

A primeira possibilidade de ter a sua CNH suspensa é por meio da pontuação computada em razão das penalidades cometidas no trânsito.

 

 

“Art. 261, I - sempre que o infrator atingir a contagem de 20 (vinte) pontos, no período de 12 (doze) meses, conforme a pontuação prevista no art. 259.”

 

O número a ser considerado é o 19 e não o 20, haja vista que, caso seja constatada, na sua carteira de habilitação, pontuação a partir de 20, você já poderá ter sua carteira suspensa.

 

Vale lembrar que nem sempre a pontuação constante no sistema do DETRAN vai corresponder à realidade.

 

Não é impossível que um aparelho eletrônico tenha computado, por exemplo, uma velocidade em excesso por defeito e, por isso, a importância de recorrer para ser averiguado se, de fato, todos os pontos foram dados de modo justo.

 

Um bom argumento de defesa é que a validade da pontuação a provocar a suspensão da CNH não pode ser superior a doze meses. Dessa forma, ultrapassado esse período, as pontuações não poderão ser utilizadas para uma futura penalização do condutor.

 

O objetivo de suspender a CNH é punir o motorista que desobedece as regras do trânsito brasileiro e coloca em risco não apenas sua vida, mas a de outras pessoas que transitam nas vias em sua companhia.

 

Além de permanecer um ano sem dirigir, a suspensão da CNH ainda exige que seja realizado exame de reciclagem. Dessa forma, busca-se evitar a conduta reiterada do condutor, que terá prejuízos muito além do pagamento de multas.

Violar artigos das leis de trânsito que preveem a suspensão da CNH como medida punitiva e socioeducativa.

 

Além da possibilidade do condutor possuir mais de 19 pontos na carteira, a suspensão da sua Carteira Nacional de Habilitação também poderá acontecer quando incorrer em algumas das hipóteses que prevê expressamente essa penalização, como é o caso de descumprimentos de leis específicas de trânsito que representam grandes riscos para condutores e demais pessoas.

 

“Art. 165. Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência:

Infração – gravíssima;

Penalidade – multa (dez vezes) e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze) meses.

Medida administrativa – recolhimento do documento de habilitação e retenção do veículo.

 

Aplica-se em dobro a multa prevista no caput em caso de reincidência no período de até 12 (doze) meses.”

 

O artigo 165 acima dispõe sobre dirigir após o consumo de bebida alcoólica ou substâncias psicoativas (como drogas) e a consequente suspensão do direito de dirigir.

Anular o processo de suspensão da CNH

 

Uma das maneiras de anular o processo de suspensão da sua CNH é verificar se as formalidades legais foram respeitadas, como é o caso, por exemplo, da notificação acerca da instauração do processo administrativo.

 

A ausência de fundamentação do seu julgamento também é outra forma de anular o processo de suspensão da CNH, considerando que, por ser um ato da Administração Pública, é imperioso que sejam respeitadas as disposições constitucionais.

 

Chegamos, agora, ao final do artigo e esperamos que algumas de suas dúvidas tenham sido esclarecidas. Clicando aqui você pode conhecer ainda mais sobre o processo de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação:

https://doutormultas.com.br/lei-seca-beber-dirigir-recorrer/

 

 

Ainda ficou com alguma questão? Não deixe de entrar em contato com o Doutor Multas pelo e-mail doutormultas@doutormultas.com.br ou pelo número gratuito 0800 6021 543.

 

Nós temos uma equipe qualificada à sua disposição!

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Gustavo Fonseca) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados