JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Fases da Licitação


Autoria:

Firmino Aires De Sousa


Bacharel em direito pela Faculdade Mauricio de Nassau de Parnaíba PI

envie um e-mail para este autor

Resumo:

O processo licitatório é composto de vários procedimento que devem ser efetuados com base nos princípios constitucionais definidos no art.37 da Constituição Federal que são:Legalidade,Impessoalidade,porcionalidade Moralidade,Publicidade e Eficiência

Texto enviado ao JurisWay em 06/07/2015.

Última edição/atualização em 14/07/2015.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Fases da Licitação

O processo licitatório é composto de vários procedimento que devem ser efetuados com base nos princípios constitucionaisdefinidos no art.37 da Constituição Federal que são:

Legalidade,Impessoalidade,porcioMoralidade,Publicidade e Eficiência com o intuito de proporcionar a administração a aquisição, à venda ou a prestação de serviço de forma vantajosa, ou seja,menos onerosa e com melhor qualidade possível e isonomia aos membros da sociedade.

O processo Licitatório começa no setor interessado na contratação. O setor interessado define as especificações do objeto a contratar.

As fases.

As fases da licitação são: Edital Habilitação, Classificação,Homologação e a Adjudicação.

Todas elas com objetivo apresentando-se em uma ordem cronológica que não pode ser alterada.

 

Edital

 

 Chama-se Edital o documento através do qual a instituição compradora estabelece todas as condições da licitação que será divulgada todas as características dos bens ou serviços que serão adquiridos. A correta elaboração do  edital e a definição das características dos bens ou serviços pretendido pela administração são essenciais para a realização de uma a compra ou contratação.Na modalidade Convite o Edital será substituído pela carta convite que é através de um oferecimento para determinada empresa do ramo que se quer contratar,tanto faz ela ser cadastrada ou não junto a administração publica .Vale lembrar que na modalidade convite ,um licitante que não esteja participando pode pedir a administração que participe do certame.

 

Habilitação

 

Fase em que se verificam as condições do licitante.

 

Condições financeiras: para que o licitante seja habilitado ele deve ter condições econômicas e financeiras para a execução do objeto da licitação.

 

Condições fiscais: se espera do licitante que ele esteja em dia com as suas obrigações fiscais.

 

Condições trabalhistas o licitante deve e tem que estar de acordo coma legislação trabalhista.

 

Condições técnicas: para participar da licitação o licitante deve provar que tem condições técnicas para a execução do objetoda licitação.

 

Julgamento e Classificação

 

Na terceira fase licitatória acontece o julgamento. Nesta fase se verifica o produto ou serviço oferecido pelos licitantes está de acordo com o que foi estabelecido no edital. Feito isso, então posteriormente ,fase-se uma classificação colocando as melhores condições em primeiro e depois as piores.

 

Homologação

 

Na homologação acontece a verificação para se ter certeza se o processo licitatório ocorreu de acordo com todas  as regras legais e com o edital.Caso venha ser verificado e comprovado que tudo esteja certo é aprovado o processo.

 

Adjudicação

 

Nesta ultima fase da licitação,depois de transcorrido todo o trâmite licitatório que antecede na fase de adjudicação.Na  fase de adjudicação acontece a entrega do objeto da licitação ao vencedor.

 

Anulação, Revogação e Convalidação.

 

A revogação só pode ocorrer na administração, aja-vista,que o processo licitatório acontece por razões de interesse da administração publica.

 

A anulação acontece nas duas esferas,tanto na esfera administrativa como na esfera judicial.

 

Convalidação:é sanar os vícios de ilegalidade que podem ser sanados para não causar prejuízos administração.Seus efeitos são ex-tunc .

 

Fonte:http//pt.wikepedia.org/wike/Lícitia25C325A725C325A3

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Firmino Aires De Sousa) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados