Outros artigos do mesmo autor
Brasil Um País DesinformadoDireitos Humanos
A EDUCAÇÃO NO BRASIL E INDICADORESDesenvolvimento Profissional
BENS - OBJETOS DO DIREITODireito Civil
QUEM ENTENDE ARTE?Filosofia
Adoção HomoafetivaDireito de Família
Outros artigos da mesma área
Ensaio sobre o comunismo: viver de acordo com sua teoria
O desafio da interpretação (segunda parte)
A função social do advogado frente à sociedade.
A arte de pensar e a argumentação teórica
O DIREITO PODE SER CONSIDERADO UMA CONSTRUÇÃO MORAL?
Uma reflexão sobre a educação brasileira: direito fundamental do cidadão
ANALISE DA CONJUNTURA POLÍTICA DO BRASIL.
Cidadania: descobrindo a Essência
O caso dos Denunciantes Invejosos
Resumo:
Atraves da análise de uma situação entre Confúcio e Duque de She das épocas antes de Cristo, se chega a conclusão de que a verdade depende do ponto de onde se observa
Texto enviado ao JurisWay em 25/04/2013.
Indique este texto a seus amigos
CONFÚCIO E DUQUE DE SHE : OS DOIS LADOS DA MOEDA
Marcus Vinicius de Oliveira Ribeiro
Certamente nunca faltarão filhos que ocultam delitos dos pais, mesmo que a sociedade continue a estabelecer padrões abstratos de comportamento que realça os valores do que a mesma pensa ser uma vida digna e direita.
A força do ditado popular “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, por si só estabelece conexões sobre o que é certo. Sem levar em consideração a relatividade de Einstein, os princípios basilares de uma sociedade são formados na priori de nossa existência, pouco importando a origem, de acordo com a teoria de Confúcio. A família é o nome de um dos pilares essenciais que sustentam a sociedade, e é nela que os principais valores do que é certo e errado são inseridos. Valores já formulados e estigmatizados nos pais do sujeito pela própria sociedade.
O espanto de Confúcio ao saber da posição do Duque de She em relação ao seu filho ser um homem direito por ter delatado o pai, aponta uma diferença de verdade e formações opostas. Para Confúcio é verdade que o filho deveria ter omitido o delito do pai, pois para ele seria um ato demonstrador de lealdade, entretanto ia contra tudo que Duque de She pensava como verdade.
O conflito de ideias e realidade indica variações nas vertentes que um valor pode percorrer, sendo a verdade meramente dependente do ponto de que se observa. Ainda sim, o que prevalece é o juízo de valor forjado pela sociedade. Independentemente do filho da terra de Duque de She ter delatado o pai, ou, o filho da terra de Confúcio omitir em casos similares, o juízo de valor, ao pensarmos em uma mesma realidade territorial, cultural e política, fora atingido. Portanto, pensando em uma mesma realidade, nenhum dos dois pode afirmar que em suas respectivas terras possuem somente homens de bem porque nas duas terras existem ladrões destruidores do juízo de valor existente e crucial para estabelecer o que é certo e o que é errado, vice-versa, sim eles podem afirmar tal fato.
Nenhum comentário cadastrado.
![]() | Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. |