JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

ARISTÓTELES NO PLANALTO. O que pensaria o célebre filósofo grego da antiguidade diante do sistema político do Brasil contemporâneo. Reconheceria nele as idéias igualitárias da democracia ateniense?


Autoria:

Miriã Marques Da Silva Araujo


Advogada e Consultora Jurídica com formação pela Universidade Católica do Salvador - UCSAL. Possui especialidade de atuação na área de Direito Privado: Direito Cível, Contratos, Direito do Consumidor e Direito do Trabalho. Pós graduanda em Teoria do Direito e Filosofia Jurídica pela Pontífice Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG. É Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Tributação e Finanças Públicas / NEF, da Universidade Católica do Salvador - UCSAL. E-mail: marques@mmsadvogadosassociados.com.br

Endereço: Marques, Mendes & Suzarte Advogados Associados - Avenida Tancredo Neves, 1283 - Edifício Ômega, Sala 902
Bairro: Caminho das Árvores

Salvador - BA
41820-021

Telefone: 71 3340-189


envie um e-mail para este autor

Resumo:

Considerando os ideais democráticos da Grécia, o regime brasileiro apresenta equivocadamente os denominados "princípios democráticos".No Brasil, a igualdade democrática característica desse sistema como percebia Aristóteles não se evidencia.

Texto enviado ao JurisWay em 10/05/2017.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

 

RESENHA:

ARISTÓTELES NO PLANALTO. O que pensaria o célebre filósofo grego da antiguidade diante do sistema político do Brasil contemporâneo. Reconheceria nele as idéias igualitárias da democracia ateniense?

 Miriã marques da Silva Araujo[1]

 Contextualizando as idéias do filósofo grego Aristóteles sobre a democracia grega, torna-se possível apresentar as perspectivas desse filósofo sobre esse regime político no Brasil.

Considerando os ideais democráticos da Grécia, o regime brasileiro apresenta equivocadamente os denominados "princípios democráticos". Isso porque no Brasil, a igualdade democrática característica desse sistema como percebia Aristóteles não se evidencia.

A Isonomia no Brasil, é um tanto utópica, no que diz respeito à participação do povo diretamente na assembléia, também na forma de representação política que no Brasil inclui a escolha dos magistrados através de votação, ou concurso de provas e títulos, resultando  numa seleção dos melhores (aristocracia). 

Dessa forma torna-se possível o conceito aristotélico que se adequa sobre o sistema político brasileiro, segundo ele, em parte democrático juntamente com características oligárquicas, apresentando-se democrático apenas durante as eleições, que levam em consideração os colégios eleitorais formados pelo povo. 

Um fato importante percebido é a similaridade em certo aspecto política, que segundo o autor Edison Nunes, o filósofo Aristóteles  equipararia ao trabalho assalariado no Brasil – com a escravidão. Essa comparação é pertinente pois, a realidade desse trabalho no Brasil apresenta tal característica em relação a sua função: seja na prestação do uso da força pelo trabalhador, e através do respectivo planejamento  e ordem de quem o contrata. 

Segundo Edison Nunes, Aristóteles se surpreenderia com a questão do poder de escolha do povo brasileiro, já que no Brasil o povo não costuma  dirigir suas escolhas (ao menos políticas) e esse fato traz- nos um questionamento sobre a definição da democracia segundo o filósofo .Dessa forma é trazida uma reflexão sobre o título democrático do governo brasileiro em consonância com a democracia ateniense.

Se a democracia brasileira encontra-se descaracterizada, como garantir  a igualdade entre os brasileiros? Seriam os ideais igualitários observados na Grécia antiga adequados ao contexto do Brasil? De um modo geral os ideais de participação popular em qualquer regime é positivo, no Brasil assim como na Grécia antiga existem  ou existiram ideais igualitários, porém da mesma forma que  a  democracia grega possuiu suas restrições, assim também é no Brasil contemporâneo.

 

REFERÊNCIA

 NUNES, EDISON. Aristóteles no planalto, que pensaria o célebre filósofo grego da antiguidade diante do sistema político do Brasil contemporâneo. Reconheceria nele as idéias igualitárias da democracia ateniense?. Revista História Viva,.ed. 58 - Agos/2008, ,pg. 82.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


[1] Advogada, sócia do Marques, Mendes & Suzarte Advogados Associados. Pós graduanda em Filosofia e Teoria do Direito - PUC-MG. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Tributação e Finanças Públicas - NEF/UCSAL.  E-mail: marques@mmsadvogadosassociados.com.br

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Miriã Marques Da Silva Araujo) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados