Você não está conectado 
Faça o login no JurisWay:





Não tem conta?
Cadastre-se no JurisWay

Esqueceu a senha?
Crie uma nova

Cursos > Direito Processual do Trabalho > Leonardo Tadeu

Fontes do direito processual do trabalho

Parte da doutrina entende que os tratados internacionais não constituiriam fonte do direito processual do trabalho, sob o fundamento de que as normas do direito processual não poderiam derivar de fontes não estatais.

Entretanto, o posicionamento majoritário considera os tratados internacionais como fonte do direito processual do trabalho, inclusive, considerando-os como normais estatais. Este entendimento apresenta como base o fato de que se trata de um pacto firmado entre dois ou mais Estados soberanos.

Ademais, o próprio Supremo Tribunal Federal vem adotado o posicionamento de considerar os tratados internacionais ratificados pelo Brasil com força e status de leis ordinários.

Inclusive, com o advento da Emenda constitucional 45 de 2004, foi acrescentado o parágrafo 3º ao artigo 5º da Constituição Federal que, neste caso, após ratificação mediante quorum qualificado, passou a reconhecer com força e status de Emendas Constitucionais, os tratados internacionais que versem sobre direitos humanos.


 
19
 
Este módulo possui 21 páginas.
Você está na página 19 (90%)

Voltar ao Início do Curso
Você não está logado! Login
Caso queira salvar este curso em seu histórico, faça login no JurisWay e volte ao início do curso.
Quer ir para uma página específica?

Ou veja a estrutura do curso:

Fontes do direito processual do trabalho

0s - 0 ms