JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

APOSENTADORIA POR IDADE HIBRIDA


Autoria:

Everson Alexandre De Assumpção


EVERSON ALEXANDRE DE ASSUMPÇÃO Estudante de Medicina da UNR Pós Doutor pela UNC Doutor em Direito pela Universidad Argentina J.F.Kennedy Mestre em Direito da Seguridade Social pela Universidad de Alcalá Arbitro em Direito registrado na Ordem da Justiça Arbitral no Brasil sob nº OJAB/0744 Conciliador formado pelo Conselho de Justiça Federal Especialista em Direito Previdenciário pela ESMAFE/RS Especialista em Direito Previdenciário pela UCAM/RJ Especialista em Direito Penal e Processual Penal Especialista em Direito Civil Especialista em Conciliação Mediação e Arbitragem Especialista em Direito de Família e Sucessões Especialista em Direito e Processo do Trabalho Pós Graduado em Ciência Política Pós Graduando em Direito Processual Civil Pós Graduando em Filosofia e Sociologia Pós Graduando em Psicologia Jurídica Bacharel em Direito/UCS Diretor da Aposenti Brasil Árbitro Jurídico Gerente do Grupo de debates sobre Direito Previdenciário no Linkedin

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Novos Julgados da TNU e Ação Civil Pública no tocante a Aposentadoria por Idade Hibrida.

Texto enviado ao JurisWay em 23/09/2017.

Última edição/atualização em 29/09/2017.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

                                      APOSENTADORIA POR IDADE HIBRIDA

 

Após a edição da Lei 11.718/08, criou-se uma nova modalidade de APOSENTADORIA POR IDADE, chamada de APOSENTADORIA POR IDADE HIBRIDA, que em apertada síntese, permite ao SEGURADO DO REGIME GERAL DE PREVIDENCIA SOCIAL, juntar o tempo de atividade que trabalhou nas lides rurais em regime de economia familiar, com o tempo de atividade de trabalho urbano, para efeitos de carência¹, para fins de obtenção do beneficio previdenciário de APOSENTADORIA POR IDADE, (homens 65 anos); (mulheres 60 anos).

 

¹ CARÊNCIA: Para a obtenção do beneficio de Aposentadoria por Idade  Urbana, Rural ou Híbrida, o período de carência é de 180 (cento e oitenta) contribuições.

 

Portanto a APOSENTADORIA POR IDADE HIBRIDA, permite que o segurado faça prova do período trabalhado na atividade rural somado ao período trabalhado na atividade urbana, para preencher o requisito da CARÊNCIA, como dito alhures, regra geral 180 (cento e oitenta) contribuições.

 

A citada Lei 11.718/08 alterou o artigo 48 da Lei 8.213/91 acrescentando o §3 do referido diploma dando assim a seguinte leitura:

 

Lei 8.213/91, art. 48, § 3º “ in verbis”

 

“ Os trabalhadores rurais de que trata o §1º deste artigo que não atendam ao disposto no §2º deste artigo, mas que satisfaçam essa condição, se forem considerados períodos de contribuição sobre outras categorias de segurado, farão jus ao benefício ao completarem 65 ( sessenta e cinco) anos de idade, se homem, e 60 (sessenta) anos de idade, se mulher.”

 

Portanto a determinação legislativa dada pela nova redação da Lei 11.718/08, possibilita a soma da atividade rural e urbana para fins de completar a CARÊNCIA necessária para a obtenção da APOSENTADORIA POR IDADE HIBRIDA.

 

Referências:

 

TNU- REPRESENTATIVO DE CONTROVÉRSIA – TEMA 131- PEDILEF 5009416-32.2013.4.04.7200, Julgado em 20/10/2016

STJ- APOSENTADORIA POR IDADE HIBRIDA (REsp 1.407.613/RS, 2ª Turma, Rel. Min.Herman Benjamin, DJE 28/.11/2014)

AÇÃO CIVIL PÚBLICA – APOSENTADORIA POR IDADE HIBRIDA - Nº 5038261-15.2015.4.04.7100/RS 12/2/2017

 

 

Proibida sua reprodução no todo ou em parte sem citar a fonte.

Direito autoral do Autor

Everson Assumpção

Especialista em Direito Previdenciário

Doutorando em Direito

 

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Everson Alexandre De Assumpção) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados