JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Delação Premiada no Direito Penal Brasileiro e sua repercussão na política atual


Autoria:

Jéssica Jaqueline Cardoso Pinto


Sou estudante de Direito no 10º período do Curso, na Faculdade Dr. Francisco Maeda - FAFRAM.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

RESPONSABILIDADE PENAL POR DANOS CAUSADOS AO MEIO AMBIENTE
Direito Ambiental

Resumo:

O trabalho presente tem como objetivo trazer informações referentes à delação premiada, apontando suas principais características, finalidades e repercussão na política atual de nosso país.

Texto enviado ao JurisWay em 23/03/2017.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Podemos entender que a delação premiada é muito utilizada como uma técnica de investigação, que consiste em oferecer benefícios por parte do Estado ao acusado, que confessa e colabora prestando informações relevantes que de alguma forma contribuam para a solução do caso penal. Esses benefícios nem sempre dependerá de uma delação, até mesmo porque a delação premiada também é conhecida como colaboração premiada, no qual basta que o acusado de alguma forma contribua.

No Brasil a primeira Lei a prever a delação premiada foi a Lei de crimes Hediondos (art. 8º, parágrafo único, Lei 8.072/1990). Seguidas pelas leis de Extorsão mediante sequestro, o benefício dependia que fosse facilitada a libertação da vítima (art. 159, § 4º, Código Penal), Crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e contra a ordem tributária (art. 16, parágrafo único, da Lei 8.137/1990, incluído pela Lei 9.080/1995) e Crimes praticados por organização criminosa (art. 6º, Lei 9.034/1995)

Podemos concluir que o tema aqui explanado tem relevante Importância á política atual de nosso pais, pois com a entrada em vigor da Lei 9.613/1998, destinada ao combate à lavagem de dinheiro, passou a ter maior aplicabilidade á delação e ganhar maior ênfase, por trazer em seu rol diversos benefícios mais estimulantes ao individuo que colabora, como por exemplo, a incidência de regime menos gravoso, a substituição da pena privativa de liberdade por privativa de direitos e em alguns casos passou-se a conceder até mesmo perdão judicial. (art. 1º, § 5º, Lei 9.613/1998).

REFERENCIAS

 

Lei nº 9.613, de 3 de março de 1998

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Jéssica Jaqueline Cardoso Pinto) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados