JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Estudos & Pesquisas
Autoria:

Marcos Antonio Duarte Silva
Doutorando em Ciências Criminais,Mestre em Filosofia do Direito e do Estado(PUC/SP), Mestrando em Teologia, Especialista em Direito Penal e Processo Penal(Mackenzie), Especialista em Filosofia Contemporânea; Especialista em Psicanálise, formação em Psicanálise Clínica, Psicanálise Integrativa e Psicaálise Análise e Supervisão Licenciado em Filosofia, formado em Direito,Jornalista, Psicanalista Clínico,Professor de Pós Graduação.

envie um e-mail para este autor
Monografias Direito Penal

A POSSIBILIDADE DE FALÊNCIA DO ESTADO ATRAVÉS DA REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL

O texto ora apresentado é uma proposta de Projeto Científico, com a possibilidade de ser adotado em alguma cidade no Brasil, com o intento de perceber a viabilidade de se formular soluções através de iniciativas sociais.

Texto enviado ao JurisWay em 22/01/2014.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

A POSSIBILIDADE DE FALÊNCIA DO ESTADO ATRAVÉS DA REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL

 

Marcos Antônio Duarte Silva, Formado Teologia e Direito. Especialista em Direito Penal e Processo Penal Mackenzie, 2008 Mestre em Direito pela PUC/SP,Prof. da Faculdade Anhanguera, Pesquisador Grupo de estudo de direito GEDAIS/PUC Pesquisador CNPq.

 

INTRODUÇÃO

 

Na última década se tem discutido de forma insidiosa sobre a criminalidade entre os menores, justificando segundo alguns, inclusive a severa possibilidade de se mudar o Estatuto da Criança e do Adolescente, que em seu teor não trata como crime a ação de menores, mais sim, como ato infracional. Estabelece também em seu texto, a chamada internação em um lugar denominado Fundação Casa, ao invés da prisão. Estes pontos aqui abordados tem tomado conta da mídia, que tem usado de forma instigante o debate do porque do menor não ser considerado criminoso e não ser preso.

O Estatuto da Criança e do Adolescente em seu florescer não trazia em seu matiz a ideia de descriminalizar a conduta da criança e nem do adolescente, esta lei surgiu com o grande objetivo de proteger as crianças e adolescentes do aumento excessivo de violência que estavam sofrendo e que ainda hoje sofrem.

Para uma compreensão ainda melhor cumpre-nos observar os números sobre a violência contra crianças no Brasil. “Conforme Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CONANDA), anualmente 6,5 milhões de crianças sofrem algum tipo de violência doméstica no país. No Brasil, 18 mil são espancadas diariamente e 300 mil crianças e adolescentes são vítimas de incesto”. (Estes dados são do Encontro de articulação do CONANDA com os Conselhos Tutelares. Brasília (DF): CONANDA; 2000 http://www.direitosdacrianca.org.br/ ). 

           O que é de se estranhar para um observador minimamente detalhista é que este número é do ano de 2000. Uma pergunta surge diante do clamor popular, será que as crianças e adolescentes do ano de 2000 até o presente não sofreram mais nenhum tipo de violência?

Infelizmente a resposta a esta pergunta não é positiva, o número segue numa crescente e o que se confere em contato com o CONANDA (Conselho Nacional de Direitos das Crianças e Adolescentes) é que mesmo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, infelizmente o Estado está falhando em tratar do problema violência contra os menores.

 E com esta discussão sobre a redução da maioridade penal tomando conta de todo nosso país, tendo inclusive um alto índice de aprovação pela sociedade, o assunto se expande ainda mais quando a nossa mídia sensacionalista ao calor dos acontecimentos e de maneira impensada, pede por vingança e justiça, sem ao menos analisar as condicionalidades sociais que estes menores são inseridos, é necessário salientar a extrema responsabilidade do Estado nestas situações, é claro que a família tem o dever de zelar por seus jovens, fazendo-os transitarem contra a marginalidade, porém, o que quero explicitar aqui, é também o Dever do Estado perante as infrações juvenis.

 É neste dever do Estado que se baseia este projeto onde se procurará demonstrar modelos de projetos que estão funcionando a um custo bem singelo e possível de ser realizado dentro da comunidade de Caraguatatuba. Um bom exemplo disso vem do estado do Ceará com um programa que tem encontrado reconhecimento internacional e ganhado vários prêmios. Começou em 1994, lançou o Programa "Criança Fora da Rua, Dentro da Escola", e ao longo desta última década tem dado um exemplo de esforço em manter ativos vários programas que valem a pena serem analisados, pela sua funcionalidade.

A apresentação de números que correspondam com a realidade presente, onde a mística da imprensa em demonizar o menor infrator, e perigosamente mudar o Estatuto da Criança e Adolescente que protege a criança e adolescente; e trazer números reais demonstrando a desnecessidade da medida extrema de mudar a lei, a implementação de um programa que responda em parte a atender a necessidade de encarar o problema social da criança e adolescente de frente, mostrando num pequeno mais importante substrato que é possível operar mudanças sem custos exorbitantes.

JUSTIFICATIVA

 

O momento enfrentado pela sociedade é de grande expectativa em relação ao que se fazer com os menores que comentem atos criminosos. As pesquisas dirigidas e muitas vezes manipulativas apresentam um número assustador: a maioria absoluta anseia pela punição destes jovens infratores. Mas esta pesquisa também aponta uma leitura muitas vezes não lida: estamos desistindo de nossos jovens e os condenando a um sistema que não tem resolvido o problema dos criminosos maiores.

Há um fato que é a coluna vertebral desta pesquisa que é o papel do Estado neste chamado fenômeno do aumento de crimes praticados por menores.

O estudo dos chamados fatos sociais e seus fenômenos antropológicos é de grande valia a faculdade de direito servindo inclusive de base para discussões colaborativas entre colegas e professores.

A escolha do tema abordado se deu pela indignação em fazer parte de um Estado que é totalmente falho e negligente com os suas responsabilidades ser favorável ao encarceramento destes menores que são filhos da desigualdade social e da falha no sistema educacional brasileiro.

           Educação é fundamental para qualquer indivíduo se tornar um cidadão, mas é realidade que no Brasil muitos jovens pobres são excluídos deste processo. Puni-los com o encarceramento é tirar a chance de se tornarem cidadãos conscientes de direitos e deveres, será que é mais fácil para o Estado prender do que educar? Quais os números sobre ressocialização dos que são presos em prisões comuns? É possível a ressocialização após período de encarceramento junto a sociedade? Estas são algumas das perguntas de muitas que surgem ao se defrontar com este tema.

          A ineficiência do Estado é a maior justificativa para este projeto, pois não há como punir um jovem com penas severas se não teve acesso a programas e projetos sociais contra a marginalização eficientes, a moradia, alimentação e também não foi privado da violência e da discriminação que estava em seu redor.

         Este projeto trará uma reflexão sob a ótica dos deveres do Estado e a sua possível falência caso esta discussão infundada assuma o aspecto de lei e venha a ocorrer à redução da maioridade penal, pois é visível que o nosso país necessita aplicar as políticas necessárias para garantir as crianças e adolescentes o pleno exercício dos seus direitos, tendo com isso uma condição de vida digna. Precisamos valorizar os jovens, considera –los parceiros na caminhada para a construção de uma sociedade melhor e não julga- los como vilões que estão colocando toda uma nação em risco.

      Através de pesquisa junto a Fundação Casa de Caraguatatuba, e dados do Ministério Público, em especial da Vara da Criança e Adolescente, se apresentará números contrários a estes suscitados pela imprensa recolocando o assunto no eixo de uma discussão séria. Diante disto, se construirá uma proposta de possibilidades de projetos sociais que envolvam os jovens, em especial aqui na cidade.

      Outrossim, justifica-se um projeto desta monta, por ser assunto de interesse público e que nos dias atuais tem assumido, como fica aqui demonstrado, urgência imediata.

      Enfim, não adianta enrijecer as leis se o próprio Estado não as cumpre. A proposta aqui ventilada irá ao encontro das necessidades locais e assumirá o viés de possibilidade uma vez aplicada.

Propor e entronizar tal debate, podendo estar atualizando dados contribuindo para formação de programa (as) que possam oferecer uma segunda chance ao jovem infrator, justifica o tema e iniciativa de um projeto cientifico.

O foco do trabalho será o incremento de programas através da prefeitura de Caraguatatuba, tendo como base, programas em andamento e que estão funcionando em outras localidades para servir de base e desenvolver possibilidades da criação de programas semelhantes aqui na cidade.

         Objetiva-se, neste artigo científico, frisar que se este projeto de lei aclamado pela população for aprovado e com isso a redução da maioridade penal acontecer, nosso Estado deve decretar falência, pois os direitos dos jovens e menores de nossa nação que são assegurados pela Constituição Federal no art. 227 estão sendo totalmente violados, pois é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

 

OBJETIVO GERAL

 

Verificar como o fenômeno violência empregado pelas crianças e adolescentes aqui em Caraguatatuba, tem fomentado o desejo da comunidade de medidas mais duras como a prisão para estes jovens.

 

OBJETIVO ESPECÍFICO

 

Caracterizar mecanismos dentro da ótica das infrações cometidas por menores.

Verificando a natureza destas infrações, podendo extrair números reias que apresentem um substrato da sociedade de Caraguatatuba.  

 

METODOLOGIA

 

A realização da pesquisa se dará através do método hipotético dedutivo, onde se terá como ponto de partida os problemas ora formulados, desenvolvendo as proposições testáveis levando a novas deduções que serão testadas e refutadas pelas observações e experimentação solvendo assim o menor número de erros para adquirir à hipótese mais ajustável a possibilidade de solução dos problemas suscitados.

Analisar-se-á os dados da Fundação Casa, Ministério Público, no que tange a Vara da Infância e da Adolescência, de Caraguatatuba.

 

FUDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 

A sociedade moderna com seus abismos sociais tem provocado um número acentuado de fenômenos traduzidos em toda sorte de situações, principalmente a violência.

É de notório saber que os números atuais, principalmente no Estado de São Paulo, têm demonstrado que o menor infrator tem se centrado nos crimes de trafico de entorpecentes, roubos/furtos, e homicídios. O Data Folha coloca estes números na seguinte ordem: 42% de trafico de entorpecentes, 32% de roubos/furtos e 8% de homicídios. 

No Brasil, na Fundação Casa, os números seguem esta tendência sendo até mais conflitantes com o que a grande imprensa preleciona: por volta de 60% dos internos praticaram trafico de entorpecentes, 39% praticaram roubos/furtos e 1% dos internos cometeram um homicídio.

Estes números por si só suscita a iniciativa da pesquisa e deste projeto, uma vez que fica claro que os atos chamados de criminosos cometidos pelos menores não são em sua maioria contra vida, mas, contra o patrimônio de forma acentuada para o trafico de entorpecente que implica em condição social não alcançada de outra forma, buscando como forma de ascensão social o trafica de droga, que realmente trás a falsa sensação de prosperidade rápida.

Há também de forma colossal a demonstração que a reincidência entre os menores em sua grande maioria é muito pequena, não representando números que preocupam, restando incontroverso a funcionalidade da Fundação Casa, ainda que como pretende este projeto, propor programa social que possa dar a segunda chance aos jovens.

Se valendo de Michel Foucault em sua obra colossal, Vigiar e Punir dali se extraí:

 

“A punição vai-se tornando, pois, a parte mais velada do processo penal,

provocando várias conseqüências: deixa o campo da percepção quase diária e entra no da consciência abstrata; sua eficácia é atribuída à sua fatalidade não à sua intensidade visível; a certeza de ser punido é que deve desviar o homem do crime e não mais o abominável teatro; a mecânica exemplar da punição muda as

engrenagens. Por essa razão, a justiça não mais assume publicamente a parte de

violência que está ligada a seu exercício”. (FOUCAULT,  2008: 13-14)

 

Com esta mente embutida pela vingança pelos atos horrendos praticados, se clama por justiça, sem ao menos se refletir que além da justiça retributiva; esta sempre invocada quando se tem a sensação de desconforto; há a justiça social que há muito está sendo abandonada em nome da ganância e prosperidade sem limite.

O que tem motivado jovens adolescentes na flor da idade a praticar delitos? É a simples vontade de praticar violência como se está se apregoando? Os números contam outra história. Eles mostram na verdade é que estes jovens que vêem o tempo todo um abismo entre aquilo que eles tem contra aquilo que os outros têm, uma hora a vontade de possuir aquilo que eles não entendem não conseguirem se afortunam deles, a ponto deles decidirem, pelo trafico, roubo ou furto, e em alguns casos, a violência extrema do cometer uma homicídio.

  No excelente livro “Outsiders”, Howard S. Becker, conceitua ser outsiders: “aquele que se desvia das regras do grupo”, o autor emprega uma frase que sustenta o norte desta pesquisa:

 

“O desviante é alguém a quem esse rótulo foi aplicado com sucesso; o comportamento desviante é aquele que as pessoas rotulam como tal”. (BECKER, 2008: 22)  

  São todas as crianças e adolescentes que praticam algum atos inflacionários criminosas? Se em nossa mente entendermos que sim, o que Howard Becker afirma acima passa a ser uma verdade neste caso. Aplica-se um rótulo indelével difícil de ser retirado. E sempre que isto é feito se cria um problema social, pois, “rotular” um grupo de pessoas, gerará consequências a sociedade.

Este sem dúvida não é um problema de fácil solução, exige o esforço incontido de muito mais do que se tem visto nos dias atuais. Por isso, as palavras do indianoAmartya Sen, é muito bem vinda, no livro A Ideia de Justiça, em seu prefácio ele propõe a seguinte reflexão:

 

“O que nos move, com muita sensatez, não é a compreensão de que o mundo é privado de uma justiça completa – coisa que poucos de nós esperamos - ,mas a de que a nossa volta existem injustiças claramente remediáveis que queremos eliminar”. (SEN, 2011: 9)

 

A proposta de pesquisa em relação à figura da criança e adolescente que representa a possibilidade de investigar essa conexão não planejada entre a sociedade e aquilo que pretendemos chamar de justiça prisional (retributiva), enquanto intervenção social que impacta a cultura e estabelece a memória sobre esse processo.   Essa pesquisa propõe avaliar como o fenômeno a violência praticada por menores, em contrapartida aos projetos sociais ofertados na figura do Estado.

 

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

 

Ano

2013/2014

 

Meses

07

08

09

10

11

12

01

02

03

04

05

06

Revisão da literatura



 x

 x

 x

 

 

 

 

 

 

 

Coletas de dados e informações.

 x
 

 x

 x

 x

x

x

 x

 x

 x

 

 

 

Elaboração parcial do relatório de pesquisa.

 

 

 

 
 

 

x

 

 

 

 

 

 

Realização de visitação as instituições

 

 

 x

 x
 

 x

 x

x

 x

 x

 

 

 

Sistematização das informações.

 

 

 

 
 

 
 

 
 

x

x

x

x

 

 

Apresentação dos resultados em eventos de iniciação científica.

 

 

 

 

 

 

 

 
 x

 
 x

 

x

 

 

Elaboração relatório final da pesquisa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

x

x

 

RECURSOS

 

            Os recursos previstos para a realização desta proposta de iniciação cientifica estão alinhados ao delineamento apresentado acima. O perfil documental e exploratório determina os recursos necessários para o desenvolvimento da pesquisa. Parte dos recursos está concentrada na bibliografia que fornece o suporte teórico/conceitual e os dados acerca do campo do tema. Esse material é estratégico por permitir o desenvolvimento da apuração dos números necessários. As demais despesas decorrem do uso de entrevistas para a obtenção dos dados.

           

ORÇAMENTO 

 

 

Folhas

R$ 90,00

Combustível

R$ 180,00

Tinta para impressora

R$ 150,00

Total

R$ 420,00

 

 

BIBLIOGRAFIA

 

BECKER, Howard S., Falando da Sociedade, Zahar, Rio de Janeiro, 2010. 

BECKER, Howard S., Outsiders: estudos de sociologia do desvio, 1 edição, Editora Jorge Zahar, Rio de Janeiro, 2008.

CAVALIERI FILHO, S. (2010). Programa de sociologia jurídica. (12°ed.) Rio de Janeiro: Forense.

DURKHEIM, É. (2007). Fato social e divisão do trabalho (1ª ed.). São Paulo: Ática.

FOUCAULT, M. (2008). A arqueologia do saber (7ª ed.). Rio de Janeiro: Forense.

FOUCAULT, M. (2008). Microfísica do poder (26ª ed.). São Paulo: Graal.

FOUCAULT, M. (2010). Repensar a política (1ª ed.). Rio de Janeiro: Forense.

FOUCAULT, M. (2008). Vigiar e punir (35ª ed.). Rio de Janeiro: Petrópolis.

FREUD, S. (2010). O Futuro de uma ilusão. Rio Grande do Sul: Porto Alegre. L&PM Pocket.

FREUD, S. (2010). O mal-estar na cultura. Rio Grande do Sul: Porto Alegre. L&PM Pocket.

FROM, E. (1981). Análise do homem (12ª ed.). Rio de Janeiro: Zahar.

GRINOVER, Ada Pellegrini. Liberdades públicas e processo penal. 2.ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1982.

JUNIOR DELMANTO, Roberto. As modalidades de prisão provisória e seu prazo de duração. 2.ed. rev. e ampl., Rio de Janeiro: Renovar, 2001.

MARQUES, José Frederico. Elementos de direito processual penal. 2.ed. Campinas: Editora Millennium, 2000.. v. IV.

MIRABETE, Júlio Fabbrini. Processo penal. 8.ed. São Paulo: Atlas, 1997.

NORONHA, Edgard Magalhães. Curso de direito processual penal. 28.ed. São Paulo: Saraiva. 2002.

NUNES, Rizzatto. O Principio Constitucional da Dignidade da Pessoa Humana. São Paulo, Ed, Saraiva 2ª edição 2009.

PUGLIESI, M. (2009). Teoria do Direito (2ª ed.). São Paulo: Saraiva.

SAFATLE, Vladimir. (2008). Cinismo e Falência da Crítica. São Paulo. Boitempo.

SEN, A. (2011). A ideia de justiça. São Paulo: Companhia das Letras.

SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1990.

WEBER, M. (2006). A gênese do capitalismo moderno (1ª ed.). São Paulo: Ática.

WEBER, M. Ciência Política - duas vocações. São Paulo: Cultrix.

 

 

 

 

 

       

     

 

 

                                                                                                                                

 

                                   

 

 

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Marcos Antonio Duarte Silva).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados