JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Responsabilidade Civil do Advogado


Autoria:

Luis Felipe Duarte


GRADUADO PELA DA PUC/PR - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ, MODULOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM PROCESSO ELETRÔNICO (PROJUDI) VASTO CONHECIMENTO NA AREA DO NOVO PROCESSO DIGITAL. CURSANDO PÓS GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL EMPRESARIAL TRIBUTÁRIO.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

Seleção para Concurseiros - Artigo 19,20 e 21 EAOAB - O salário, a jornada e a sucumbência do advogado empregado ...

Seleção para Concurseiros - Artigo 11, 12 e 13 EAOAB

RÉPLICA AO ARTIGO "LIMITAR VALOR DA ANUIDADE DESRESPEITA AUTONOMIA DA OAB" DE AUTORIA DO DR. WADIH DAMOUS.

Seleção para Concurseiros - Artigos 62 EAOAB - Caixa de Assistência dos Advogados ...

O DEVER DO ADVOGADO

Cheiro de repressão no ar:

Seleção para Concurseiros - Artigos 63, 64, 65, 66 e 67 EAOAB - Eleições e mandatos ...

Seleção para Concurseiros - Artigos 78, 79, 80, 81, 82, 83, 84, 85, 86 e 87 EAOAB - Disposições gerais e transitórias ...

A importancia da regulamentação do Técnico em Serviços Juridicos

Seleção para Concurseiros - Artigo 7º EAOAB - São direitos do advogado ...

Mais artigos da área...

Resumo:

A responsabilidade civil logrou grande êxito com a evolução da humanidade, pois na antiguidade o que prevalecia era regra "olho por olho dente por dente", não se tinha qualquer tipo de regulamentação e limitação para o ressarcimento do dano.

Texto enviado ao JurisWay em 02/06/2012.

Última edição/atualização em 06/06/2012.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

 

A responsabilidade civil logrou grande êxito com a evolução da humanidade, pois na antiguidade o que prevalecia era regra “olho por olho dente por dente”, não se tinha qualquer tipo de regulamentação e limitação para o ressarcimento do dano.

 

            No decorrer de muitos anos da humanidade as relações sociais entre as pessoas foram se tornando mais organizadas e mais disciplinadas. Diante disso, não de falava mais na lei do “olho por olho dente por dente”, foi nascendo um espírito de que de houvesse um dano haveria de ter uma reparação, mas essa reparação não devia vir como uma retaliação ou vingança ao contrário tinha de vir de uma forma civilizada e que trouxesse uma segurança à sociedade, por tal motivo nasceu à responsabilidade civil que é conhecida nos dias de hoje.

 

            Assim como, a responsabilidade civil se desenvolveu as profissões também surgiram como o advogado, médico, engenheiro, e com elas vieram o bônus e ônus. Nesse sentido, todo profissional que age no exercício da profissão de forma culposa poderá incorrer na responsabilização civil e deverá ressarcir o dano que ocasionar.

 

            A responsabilização civil do advogado é um estudo que vem sendo esmiuçado pela doutrina, mas que devido sua grande complexidade ainda tem muitos campos a serem analisados em face de uma sociedade cada vez mais complicada e de um grande número de advogados.

 

            Nesse aspecto, este trabalho tem por fim verificar as circunstâncias em que o advogado poderia ser responsabilizado civilmente.

 

            A presente dissertação começa com o contexto histórico da origem da responsabilidade civil, no qual foi tido por base para a atual responsabilidade.

 

            Em seguida, destaca-se os conceitos e pressupostos para a caracterização da responsabilidade civil, citando mestres do direito civil como Aguiar Dias, Carlos Roberto Gonçalves, Rui Stoco.

 

            Posteriormente, trata-se um panorama geral sobre a responsabilidade civil do advogado, como responsabilidade contratual e extracontratual.

 

            Do mesmo modo, se fala de responsabilidade contratual e mandato. A responsabilidade do advogado pode ser contratual porque advém de um mandato que tem como princípio o acordo de vontades.

 

            A obrigação do advogado pode ser de meio ou de resultado vai depender do caso em concreto. Discute-se a responsabilidade extracontratual que se origina a partir da lesão a bem jurídico de terceiro.

 

            Erros de fato e erros de direito estuda-se a diferença entre os dois institutos através conceitos e casos práticos, bem como, fala-se na omissão de providência, desobediência às instruções do constituinte, ofensa irrogada em juízo e perda de uma chance.

 

            A Cláusula de irresponsabilidade no qual de discute sobre a exclusão da responsabilidade ou a sua minoração. O seguro de responsabilidade profissional que em caso de sinistro o profissional terá cobertura sendo condenado no exercício da profissão, bem como, advogado e o Código de Defesa do Consumidor.

 

            E por último, o entendimento jurisprudência dos principais tribunais do país sobre o presente trabalho com algumas ponderações.

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Luis Felipe Duarte) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados