JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

RESENHA: A CULTURA CONDICIONA A VISÃO DE MUNDO DO HOMEM


Autoria:

Aristocléverson Santos


Representante Farmácias , cursando Direito, Graduado em ADM na FACITEC e vasta experiência no ramo farmacêutico.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

Poder Legislativo
Direito Constitucional

RECURSOS: PARA O STF E PARA O STJ
Direito Processual Civil

A Importância da GATT para o MERCOSUL
Direito Internacional Público

IMUNIDADE TRIBUTÁRIA
Direito Tributário

A Decadência de Roma e a Alta Idade Média
Introdução ao Estudo do Direito

Mais artigos...

Resumo:

Ideia base do texto: Seja a diferença cultural, social, gastronômicas ou fisiológicas, ou seja, qualquer que seja o ponto a diferença esta no observador, não sendo possível usar tal diferença como pretexto de conflito, mas sim de melhoria.

Texto enviado ao JurisWay em 05/11/2011.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

A CULTURA CONDICIONA A VISÃO DE MUNDO DO HOMEM
 
Segundo Ruth Benedict a cultura é como uma lente através da qual o homem ve o mundo, sendo que pela diversidade visões dos homens, tem visões desencontradas das coisas.
A nossa herança cultural, desenvolvida através de inúmeras gerações, sempre nos condicionou a reagir depreciativamente em relação ao comportamento daqueles que agem fora dos padrões aceitos pela maioria da comunidade. Por isso é que os homens discriminam outros comportamentos desviantes.
O modo de ver o mundo, as apreciações de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e mesmo as posturas corporais são assim produtos de uma herança cultural, ou seja, o resultado da operação de uma determinada cultura.
Quando estudado um comportamento em várias ópticas, ou seja, em varias grupos observasse inúmeras variações para o mesmo padrão cultural e de forma incorreta acreditamos que todos que compõem um grupo fazem todos da mesma forma a ação de estudo sendo que na verdade cada qual que compõe o grupo faz de maneira diversa aos demais componentes do grupo.
Todos os homens são dotados do mesmo equipamento anatômico, mas a utilização do mesmo, ao invés de ser determinada geneticamente, depende de um aprendizado e este consiste na copia de padrões que fazem parte da herança cultural do grupo.
O fato de que o homem ve o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Tal tendência, denominada etnocentrismo, é responsável em seus casos extremos pela ocorrência de numerosos conflitos sociais.
A dicotomia “nos e outros”, expressa em níveis diferentes essa tendência. Dentro de uma mesma sociedade, a divisão ocorre sob a forma de parentes e não parentes. A projeção desta dicotomia para o plano extra grupal resulta nas manifestações nacionais ou formas mais extremadas de xenofobia.
O ponto fundamental de referencia não é a humanidade, mas o grupo, pois os comportamentos etnocêntricos resultam também em apreciações negativas dos padrões culturais de povos diferentes.
 
Conclusão
                A discriminação como dita no texto onde pode gerar, conflitos destes os quais muitas das vezes desencadeadores de Guerras onde centenas e milhares de seres humanos são mortos por motivos que muitos até desconhecem é prova em principio da falta de respeito cultural onde um se coloca no lugar de dominação pela sua força econômica ou pelo tamanho do seu poder de destruição.
                Com o avanço dos meios de comunicação barreiras vem sendo quebradas pela mistura cultural onde cada vez mais as distancias diminuem e a compreensão fica mais fácil e o respeito maior para com outra sociedade ou grupo, contudo é presente ainda grupo extremista aonde viciados pelas suas concepções de melhores ou justiceiros chegam a retirar vidas de outros em nome de “Deus”, da economia, da política e da etnia gerando mais violência e discórdia no mundo.
                Portanto seja a diferença cultural, social, gastronômicas ou fisiológicas, ou seja, qualquer que seja o ponto a diferença esta no observador, não sendo possível usar tal diferença como pretexto de conflito, mas sim de enriquecimento cultural para a sociedade como um todo: Aprendizado.
 
Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Aristocléverson Santos) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados