JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Direito Penal - Resultado e Nexo de Causalidade


Autoria:

Valdimir Portz Machado


Valdimir Portz é Advogado e Consultor Jurídico na área de Franquias.

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Breves considerações de Direito Penal sobre "RESULTADO" e " NEXO DE CAUSALIDADE".

Texto enviado ao JurisWay em 16/08/2009.

Última edição/atualização em 19/08/2009.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

RESULTADO:

Não há crime sem resultado. Este é o conceito Jurídico.

O crime consiste na lesão ou ameaça de lesão do bem jurídico tutelado na norma incriminadora. Poderá ser um bem abstrato como, por exemplo, a honra.

O resultado do crime só pode ser imputável ou atribuível a quem lhe deu causa.

Art. 13 do Código Penal in verbis:

O RESULTADO, DE QUE DEPENDE A EXISTÊNCIA DO CRIME, SOMENTE É IMPUTÁVEL A QUEM LHE DEU CAUSA. CONSIDERA-SE CAUSA A AÇÃO OU OMISSÃO SEM A QUAL O RESULTADO NÃO TERIA OCORRIDO.

 

NEXO DE CAUSALIDADE:

 

A respeito do nexo de causalidade o código penal consagrou no artigo 13, acima já mencionado, a chamada teoria da equivalência dos antecedentes ou da conditio sinequanon, segunda a qual tudo o que contribui para o resultado é causa desse resultado. Não se destingue entre causa e condição, causa e com causa. Desde que a conduta contribua para o resultado, será causa do mesmo.

Essa teoria sofre algumas críticas no sentido de que na investigação do nexo de causalidade, poderá levar o regresso ao infinito. Mas, pelo método de eliminação hipotética de Thyrén, que se utiliza nas investigações da conduta causal, existem formas de superar essas críticas. O método referido, consiste no seguinte: Uma ação será causa de um resultado quando eliminada mentalmente, o resultado em concreto não teria ocorrido. Esse Método é utilizado na investigação da ação causal e não da omissão que é buscada por outro método.

 

BIBLIOGRAFIA:

NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de Direito Penal - Parte Geral : Parte Especial - São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2005.

JESUS, Damásio E. de. Direito Penal, 1° Volume - Parte Geral. Editora Saraiva. 20ª Edição. São Paulo. 1997.

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Valdimir Portz Machado) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados