JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Evolução do Crowdfunding no Brasil


Autoria:

Antonio José Teixeira Leite


Advogado. Mestre em Direito Constitucional. MBA Direito Tributário. Especializado em Direito Público e em Direito Previdenciário. Professor de Cursos de Graduação e Pós-graduação.

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Com a entrada em vigência da IN CVM nº 588/2017 tem aumentado significativamente o número de plataformas digitais e de investidores que aplicam por meio de crowdfunding de investimento.

Texto enviado ao JurisWay em 03/05/2019.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

        O crowdfunding de investimento permite que startups obtenham recursos por meio de plataformas digitais, diretamente junto aos poupadores. Há claras vantagens para as empresas, pois elas podem levantar o capital que precisam sem a necessidade de recorrerem aos exigentes e caros empréstimos bancários. Esta modalidade de captação, no Brasil, ainda está em estágio embrionário, mas o crescimento do setor tem sido expressivo, após a regulamentação pela Comissão de Valores Mobiliários, através da Instrução CVM nº 588/2017,que "Dispõe sobre a oferta pública de distribuição de valores mobiliários de emissão de sociedades empresárias de pequeno porte realizada com dispensa de registro por meio de plataforma eletrônica de investimento participativo, e altera dispositivos da Instrução CVM nº 400, de 29 de dezembro de 2003, da Instrução CVM nº 480, de 7 de dezembro de 2009, da Instrução CVM nº 510, de 5 de dezembro de 2011, e da Instrução CVM nº 541, de 20 de dezembro de 2013".

            Em 2018, o total de investimentos realizados, por meio de plataformas digitais, atingiu os R$ 46 milhões, o que equivale a um aumento de 110% em comparação ao volume captado durante todo o ano de 2017. As referidas plataformas devem ser autorizadas a funcionar pela Comissão de Valores Mobiliários.

            Em 2019, no momento autal, há quatorze plataformas registradas na CVM. trata-se de um número expressivo se considerarmos que, em 2017, havia apenas 5 operando no mercado, e em 2016, o número era de somente 4. A autarquia também registrou, no ano de 2018, o número recorde de investidores, totalizando 8.966 pessoas. No ano de 2017, foram 2.467; enquanto que, em 2016, foram 1.099.

            O sistema ainda apresenta algumas limitações a serem corrigidas para impulsionar mais os negócios. Pelas regras atuais, apenas empresas com faturamento anual de até R$ 10.000.000,00 (dez milhões) podem captar por meio de plataformas digitais. Ainda não há um mercado secundário que permitia a venda de títulos obtidos em plataformas de crowdfunding, antes do vencimento.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Antonio José Teixeira Leite) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados