JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Divórcio litigioso- Quando um casal não chega em um acordo


Autoria:

Adriano Silverio Luz


Marketing e estudante de direito Formado em Ciência da COmputação

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Qual o procedimento a ser tomado no caso de um casal não chegar em um acordo de divórcio.

Texto enviado ao JurisWay em 22/11/2018.

Última edição/atualização em 23/11/2018.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Divórcio litigioso- Quando um casal não chega em um acordo

Na pressa de cada um seguir o seu rumo, alguns casais partem para uma luta bastante árdua para dividir os bens e a guarda dos filhos. Em razão da falta de entendimento entre ambos, o processo litigioso entra em ação.

Nesse caso, pode-se definir que essa ação judicial possui um autor ( quem quer o divórcio) e o réu ( aquele que não aceita). É uma batalha diante do juiz, já que toda a história desse casal será narrada pelos advogados de maneira sistemática e com riqueza de detalhes.

O papel do juiz é fazer a mediação entre as partes conflitantes e definir quais são os direitos de cada um.


Questões discutidas no divórcio litigioso

Basicamente, são 3 os assuntos levados para uma ação de separação litigiosa, são elas: Pensão alimentícia, partilha de bens e guarda dos filhos.

Quando o casal tem filhos, o juiz vai definir o pagamento da pensão, com base no salário do cônjuge. Como geralmente, as crianças sempre ficam com a mãe, o homem ficará encarregado de pagar o valor definido pela lei.

No entanto, nada impede de ser ao contrário. Além disso, o cenário está mudando e muito pais estão requerendo a guarda compartilhada, que inclusive é a mais sugerida pela legislação brasileira.

Portanto, com quem vai ficar as crianças, bem como a regulamentação das visitas é um  assunto importante a ser discutido durante o processo.

A partilha de bens é feita de acordo com o " regime de bens" adotado no dia do casamento. No Brasil, existem cinco tipos, são eles:  Separação convencional, Comunhão parcial, comunhão universal, separação obrigatória e participação final nos aquestos.

Para auxiliar no andamento do processo, ambos precisam contratar um advogado especializado em  direito de família para auxiliar cada um individualmente.


Qual é a diferença entre um divórcio litigioso e um divórcio amigável?

Quando um casal resolve se separar de forma amigável em todos os quesitos no que tange a partilha de bens, guarda dos filhos e pensões, o processo é muito mais rápido e não demanda conflitos.

Ao contrário do que ocorre no divórcio litigioso, onde há um grande desgaste emocional, pois ambos tem sua vida exposta diante dos advogados e juiz.

É um processo que possui provas como fotos comprometedoras, documentos, e outras informações invasivas sobre a vida do casal. Tudo isso, para decidir questões financeiras e também de guarda dos filhos.

Nesse caso, é de suma importância que os envolvidos estejam preparados para uma batalha na justiça.

Mas, existe um fator fundamental que precisa ser citado, nem todo o divórcio litigioso acontece porque uma das partes simplesmente " não quer se separar". Infelizmente, existem muitos casos desse tipo de ação por maus tratos, violência doméstica a um dos cônjuges ou até mesmo filhos que faz com que a convivência com o parceiro se torne absolutamente impossível.

Outras situações que incidem em um divórcio litigioso são: Vícios como álcool e drogas, adultério e outras situações que não agradam a uma das partes.


Esse texto foi uma colaboração do Afiliados na Web

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Adriano Silverio Luz) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados