JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Da inconstitucionalidade da proposta de redução da maioridade penal


Autoria:

Diego Bonetti


Bacharel em Direito. Especialista em Direito Tributário pelo Mackenzie São Paulo (2015/2016). Foi Estagiário do Ministério Público Federal (2011/2013). Advogado em São Paulo - atuante nas áreas cível, tributária e trabalhista (Desde 2014).

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Não cabe aqui discutir o mérito da conveniência da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Juridicamente, porém, qualquer proposta de emenda constitucional nesse sentido é inconstitucional.

Texto enviado ao JurisWay em 03/08/2016.

Última edição/atualização em 11/08/2016.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Não cabe aqui discutir o mérito da conveniência da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Em uma análise preliminar da Constituição da República, observamos que os direitos e garantias individuais são objeto de proteção contra emendas que tendem a suprimi-los (art. 60, §4º, IV, da CF).

Não é a toa que o Título II, da Carta da República, no qual está inserido o artigo 5º (e outros diversos artigos), é rubricado pela expressão "Dos Direitos e Garantias Fundamentais".

Mas não é só. O Brasil assinou, ratificou e promulgou (DECRETO n. 99.710/90) a Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, assim considerada a pessoa com menos de dezoito anos de idade (com exceção dos emancipados na forma da lei civil). Na Convenção dos Direitos da Criança, os países signatários se comprometem a estabelecer uma idade mínima para a punição criminal (abaixo da faixa etária estabelecida há um regime especial de medidas sócio-educativas, que no Brasil estão previstas no ECA). A Convenção tem um nítido perfil de "Direitos Humanos", e, por um princípio jurídico universal, é vedado o retrocesso em matérias desse perfil. 

Algumas decisões do Supremo Tribunal Federal que tratam do tema são a ADI nº 1.946/DF, a ADI nº 2.065-0/DF (tida como a primeira manifestação daquela Corte sobre a matéria, datada de 17 de fevereiro de 2000), a ADI nº 3.104/DF, a ADI nº 3.105-8/DF, a ADI nº 3.128-7/DF e o MS nº 24.875-1/DF.

Em conclusão, se o Constituinte originário de 1988 estipulou a maioridade aos 18 anos, sobre violar direitos e garantias fundamentais insculpidos na Constituição, a diminuição desse limite implicaria violação especialmente ao Pacto de São José da Costa Rica (DECRETO n. 678/92), que veda o retrocesso em matéria de direitos fundamentais.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Diego Bonetti) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados