JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Confiança: A pedra fundamental da liderança


Autoria:

Patrícia Fernandes


Formação em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira. Especialista em Direito Público e Tributário. Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes. Doutoranda em Ciências Jurídicas na Pontifícia Universidade Católica Argentina (UCA).Professora nos cursos de Pós Graduação em Direito Trabalho e Previdenciário ESA/RJ. Articulista do RH portal. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário -IBDP e do Instituto de Direito do Trabalho e de Seguridade Social da Universidad de la República del Uruguay.

Telefone: 75111325


envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

07 características de uma cultura forte
Desenvolvimento Pessoal

Recolhimento do FGTS
Direito do Trabalho

Trabalho e Tecnologia
Desenvolvimento Profissional

Definindo Cultura Organizacional
Desenvolvimento Pessoal

A importância da comunicação em uma empresa
Desenvolvimento Pessoal

Mais artigos...

Texto enviado ao JurisWay em 30/06/2016.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Confiança: A pedra fundamental da liderança

Confiança: A pedra fundamental da liderança – Quando os colaboradores sentem confiança no seu Líder a tendência delas é segui-los e se deixar influenciar por eles. A confiança é uma espera baseada em probabilidade positiva de que a outra pessoa não agirá de maneira oportunista. A confiança precisa de tempo para ser conquistada.

As extensões que fundamentam o conceito de confiança são: Integridade, Competência, Consistência, Lealdade e Abertura. Confiança e liderança O colaborador precisa ter confiança em seu líder, pois se isso não ocorrer ou se até mesmo ela é perdida, o grupo não terá um desempenho satisfatório, podendo sofrer com isso consequências graves.

Os três tipos de confiança
Nas relações organizacionais temos três tipos de confiança que são: Confiança baseada na intimidação; Confiança baseada no conhecimento e Confiança baseada na identificação.

Confiança na intimidação é o medo do liderado receber uma punição de autoridade no ambiente de trabalho, por não ter realizado uma determinada tarefa.

Confiança baseada no conhecimento onde se concentra a maior parte das relações organizacionais tendo como base o comportamento como resultado histórico de interações. É uma confiança que tem como base à informação. Quanto mais e melhor se conhece alguém, poderá prever o que ela irá realizar. O nível de conhecimento neste caso, não é destruída por falta de comportamento inconsistente, são interações consistentes abertas e honestas e que dificilmente seriam destruídas.

Confiança baseada na identificação construída por funcionários que permanecem nas organizações por vários anos, a maioria das empresas vieram quebrando isso, que logo foi substituído pela confiança baseada no conhecimento.

Temos sete princípios básicos da confiança.
1- Desconfiança destrói a confiança.
2- Confiança gera confiança.
3- O crescimento muitas vezes mascara a desconfiança.
4- A redução de pessoal (ou downsizing) testa o mais alto grau de confiança.
5- A confiança aumenta a coesão.
6- A desconfiança destrói o grupo.
7- A desconfiança geralmente reduz a produtividade.

O meio de utilizar-se da linguagem para administrar significados chama-se enquadramento. Os líderes quando incluem ou excluem fatos selecionando-os, eles estão enquadrando-se para influenciar o modo como as pessoas veem e interpretam a realidade. A maioria dos líderes trabalha em ambientes caóticos e complexos, existe um artifício considerável em relação aos fatos. A verdade para as pessoas é sempre aquilo que o líder diz ser verdadeiro. Através do enquadramento os líderes definem se as pessoas perceberão as dificuldades, como elas entenderão e se lembrarão delas, e o que elas farão para resolvê-los.

Algumas pessoas podem ser treinadas para ter comportamentos carismáticos e se tornarem um líder carismático, embora exista um número pequeno que acredita que isso não seria possível, pois o carisma é algo inato.

Patrícia Fernandes (professorapatriciafernandess@gmail.com)
Especialista em Gestão de RH.

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Patrícia Fernandes) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados