JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

O PODER EMANA DO POVO


Autoria:

Eduardo Melo Souza


Eduardo de Melo é estudante do 6º Período do Curso de Bacharelado em Direito na FACIPE, Recife-PE.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

ADVOCACIA PÚBLICA E DEFENSORIA PÚBLICA NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988.
Direito Constitucional

Resumo:

Sobre corrupção...

Texto enviado ao JurisWay em 15/08/2011.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Para quem se dizia ‘afastado’ de política, chegou a hora de se aproximar. O Brasil pode estar passando por um processo de re-re-democratização, onde a opinião popular refletirá de forma incisiva.
Nenhuma mudança produz efeitos exitosos se não partir de uma revolução. Esta, somente a população, a grande massa, é quem faz. Posso exemplificar: quando o Brasil estava na fase final do regime ditatorial, o povo, já com um pouco mais de autonomia, saíram às ruas e gritaram “DIRETAS JÁ”. Tempos depois, era promulgada uma nova Constituição, dita ‘Cidadã’, que garantiu de forma expressa que o Poder emanaria do povo. Trago outro importante e conhecidíssimo caso de exercício do poder pelo povo, que ficará pra sempre estampado na história da nossa República: o impechtmam do então Presidente Fernando Collor. Foi a pressão popular que impulsionou esse processo de impechtmam e tirou da chefia do poder uma pessoa julgada incompetente.
Assim, pois, será com a corrupção. Enquanto as pessoas não se conscientizarem que aqueles milhões de reais que toda semana a mídia revela que “foram jogados pelo ralo” saíram dos seus bolsos, a corrupção vai imperar no Brasil. É somente a movimentação popular poderá revolucionar este triste fato, livrando a nossa República desta mazela.
O triste disso tudo é que, não raro, ouvimos pessoas afirmarem que não gostam de política, que político é tudo corrupto, que não tem saco pra discutir política, etc. Antes tivéssemos a população conscientizada de que QUEM NÃO GOSTA DE POLÍTICA, SERÁ GOVERNADO POR QUEM GOSTA.
Enfim, esses recentes escândalos que escancararam a corrupção em alguns ministérios poderão ser o início de um grande acontecimento político e social, onde a res publica voltará, de fato, ao domínio do povo. Mas poderá, também, ser somente ‘mais um’ daqueles escândalos revelados pela mídia, que ‘ não dão em nada’, por que o brasileiro ‘tem memória curta’.
Ora, cabe a cada um de nós, cidadãos conscientes e honestos que somos, pressionar os nossos representantes a fim de que não seja obstruída essa ‘faxina da corrupção’, que, se não for interrompida, vai descartar tanto lixo...
O Poder emana do povo!
Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Eduardo Melo Souza) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados