JurisWay - Sistema Educacional Online
 
JurisWay - Servidor Público na Lei 8.112 com Certificado
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

A importância da comunicação em uma empresa


Autoria:

Patrícia Fernandes Da Silva


Formação em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira. Especialista em Direito Público e Tributário,Gestão de RH, Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes, doutoranda em Ciências Jurídicas na Pontifícia Universidade Católica Argentina (UCA).Professora nos cursos de Pós Graduação em Direito Trabalho e Previdenciário ESA/RJ.Curso CEHCO online para o Exame da OAB e curso de extensão em Departamento de Pessoal. Articulista no RH portal, escritora e Coaching

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

Definindo Cultura Organizacional
Desenvolvimento Pessoal

Recolhimento do FGTS
Direito do Trabalho

Confiança: A pedra fundamental da liderança
Desenvolvimento Pessoal

07 características de uma cultura forte
Desenvolvimento Pessoal

Resumo:

Sabemos que uma boa comunicação é fundamental para que flua melhor qualquer informação e construção de um excelente trabalho dentro de uma organização. Foi pensando nisso, que escrevi sobre a importância da comunicação em uma organização.

Texto enviado ao JurisWay em 06/02/2018.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

A importância da comunicação em uma empresa

  

Em uma organização a comunicação deve ser bem transmitida, pois se isso não ocorrer consequências bem complicadas surgirão. A forma como as pessoas se comunicam deve ser clara e objetiva para que elas tenham um bom resultado dessa comunicação.

 

Muitos conflitos dentro de uma empresa se dão devido à comunicação que não foi transmitida de uma forma eficiente. Em quase 70% das horas, as pessoas acordadas se comunicam, escrevem, leem, falam e escutam. É primordial ter uma boa capacidade de comunicação para que se possa ter sucesso.

 

O candidato ideal é aquele que se comunica com clareza e objetividade, sem por em dúvida o que está se tratando, negociando ou até mesmo solicitando.

 

Funções da Comunicação

 

Controle, Motivação, Expressão Emocional e Informação, são as quatro funções básicas dentro de uma organização ou grupo de trabalho. E para que essas informações cheguem corretamente é preciso que elas sejam transmitidas corretamente.

 

Em uma organização onde trabalhamos em grupo é preciso termos cuidado na transmissão dessa comunicação, pois quando nos comunicamos para informarmos uma ideia, de nada adiantará uma boa ideia, se ela não for transmitida corretamente.

 

Por intermédio da comunicação faz-se o controle do comportamento humano de várias maneiras. Em uma organização, os funcionários devem seguir orientações hierárquicas. Qualquer problema que ocorra no ambiente trabalho deve ser comunicado ao superior hierárquico imediatamente. Além disso, devem adequar-se às políticas da empresa.

 

A comunicação passa a desempenhar uma função de controle. Outra forma de controlar o comportamento é o comportamento informal.

 

Quando informamos aos funcionários o que eles devem fazer e sobre a qualidade de seu desempenho, como melhorá-lo estando abaixo do que realmente se deseja, estabelecendo metas específicas e recompensando-os pelo comportamento desejável, isso se chama comunicação, é através dela que chegamos à motivação.

 

A comunicação é fundamental dentro de um grupo de trabalho, para que os mesmos possam se expressar das suas satisfações e insatisfações. É por meio da comunicação, que temos as possibilidades de expressão emocional, de expressão de sentimentos e de satisfação de necessidades sociais.

 

A comunicação tem uma função de facilitar a tomada de decisões

 

É preciso estimular o grupo a se esforçar, oferecendo os meios para sua expressão emocional e, também, para tomada de decisões, que é através desse estímulo que o grupo pode se identificar e avaliar alternativas.

 

Praticamente todas as interações de comunicação que ocorrem dentro de um grupo, exercem uma ou mais dessas quatro funções.

Problemas de percepção, excesso de informações e diferenças. Ao final do processo estará o feedback, pois é preciso que verifique se houve sucesso na compreensão da mensagem ou não.

 

  Professora e Consultora Patrícia Fernandes

Especialista e Consultora em Gestão de Recursos Humanos, Direito Público e Tributário e Doutoranda em Ciências Jurídicas pela UCA – Agentina.

professorapatriciafernandess@gmail.com

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Patrícia Fernandes Da Silva) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Comentários e Opiniões

1) Marcia (19/02/2018 às 14:51:47) IP: 177.192.255.49
Sim. A comunicação é fundamental e o escritório de advocacia, no caso do Direito, precisa de uma estrutura administrativa bem planejada, com uma liderança eficiente, uma comunicação entre funcionários que seja refletida no cliente, para o bom andamento e um resultado satisfatório.
Gosto da forma como a autora esclarece seus argumentos, de forma simples, concisa, o suficiente para entender e colocar em ação, sem dúvidas ou preguiça de fazer.


Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2018. JurisWay - Todos os direitos reservados