envie um e-mail para este autorOutros artigos do mesmo autor
DENUNCIAÇÃO DA LIDEDireito Processual Civil
OFENSA PRATICADA POR ATENDENTE DE OPERADORA DE TELEFONIA E A CONDENAÇÃO NA INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAISDireito do Consumidor
Princípio da Anterioridade e a Emenda 42/03Direito Tributário
NOMEAÇÃO À AUTORIADireito Processual Civil
Inquérito Policial Direito Penal
Outros artigos da mesma área
DEFESA ADMINISTRATIVA DEVE IMPUGNAR TODAS AS TESES CONTIDAS NO AI OU NFLD
como se dá a tributação (ou não) do ISS sobre as atividades bancárias
RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA DE TERCEIROS RELACIONADA ÀS MULTAS MORATÓRIAS
Os planos de saúde em uma perspectiva atual
Canal eletrônico piora comunicação da Fazenda com contribuinte em São Paulo
Fisco estadual: Inscrição ou alteração cadastral de empresas devedoras não podem ser negadas




Texto enviado ao JurisWay em 26/01/2007.
Última edição/atualização em 29/01/2007.
Indique este texto a seus amigos 
A veiculação de matéria tributaria por intermédio de medida provisória fere o princípio da anterioridade da lei fiscal.
Toda e qualquer regra tributária requer, após sua aprovação pelo poder legislativo, a entrada em vigor apenas no exercício subseqüente, executando-se as exceções por nós acima delimitadas.
Diante disto, não vislumbramos necessidade de edição de regras tributarias a partir de medidas provisórias, haja vista a matéria tributária não ser de relevância e urgência, característica estas que fundamentam a edição de medidas provisórias. A matéria tributária já possui suas próprias formas de tratar circunstancias de relevância e urgência com mecanismos jurídicos próprios, como no caso de impostos extraordinários de guerra, com a decretação do Estado de sitio.
E mais, o princípio da anterioridade leva a postergação da eficácia da lei para o ano seguinte à sua edição, enquanto a medida provisória adquire eficácia antes mesmo de se transformar em lei, situação logicamente incompatível.
Portanto, não nos resta duvida de que o instituto da medida provisória é completamente incompatível com o princípio da anterioridade.
Nenhum comentário cadastrado.
| Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. | |