JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

EXONERAÇÃO DA PENSÃO ALIMENTÍCIA PAGA AO FILHO MAIOR DE IDADE.


Autoria:

Adriano Ryba


Advogado de Família. Presidente da Associação Brasileira dos Advogados de Família. Diretor Estadual da Associação de Mães e Pais Separados do Brasil. Graduado pelo UFRGS. Autor de diversos artigos em Direito de Família.

Endereço: Rua Eudoro Berlink, 646 - Sala 305
Bairro: Auxiliadora

Porto Alegre - RS
90450-030

Telefone: 51 32246109


envie um e-mail para este autor

Texto enviado ao JurisWay em 19/02/2015.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

EXONERAÇÃO DA PENSÃO ALIMENTÍCIA PAGA AO FILHO MAIOR DE IDADE.

 

  • Maioria das situações de alimentos originam-se quando casais rompem relacionamentos e fica estabelecida uma pensão em favor dos filhos menores de idade. Porém, com o avanço do tempo, eles crescem, vão se tornando autossuficientes, começam a trabalhar/estagiar e os pais se questionam a hora de cortar ou diminuir essa verba de sustento.

  • Existe a natureza pedagógica da exoneração dos alimentos, mesmo que escalonada/gradual, pois força os filhos a buscar por conta própria a subsistência. Quando o valor pago pelo pai se soma ao que o jovem começa a receber da sua atividade, ele passa a gastar em um padrão de vida fora da sua realidade. Imagine um pai que dá 800 reais por mês e o filho que recebe no emprego (ou estágio) mais 800 reais. Com o dobro da renda, mesmo morando na casa da antiga guardiã (porque agora ele já é maior de idade), as despesas em tese não modificaram, mas a renda disponível dobrou. Terá maturidade para lidar com valor?
  • Os principais conflitos judiciais para cortar a pensão dos filhos maiores ocorre nas situações em que eles começam a atrasar a conclusão da faculdade, pois sabem que depois de formados a pensão do pai pode ser cortada. Então preferem somar as duas rendas (que vem do pai e a que vem do trabalho/estágio). Mas não basta comprovar esse cenário para que um pai consiga se exonerar do dever alimentar.
  • O que pesará no processo é se as despesas do filho maior são justificáveis e compatíveis com seu padrão de vida, de modo que o incremento de renda não elevou sua condição social, apenas diminuiu o aperto financeiro que já vinha passando. Veja a hipótese da pensão paterna em 800 reais, mas a faculdade do filho custa 1200 reais. A mãe dele, apesar de morar junto, contribui de forma indireta (não em dinheiro) através do pagamento das despesas com moradia, alimentação, vestuário, etc. Se a pensão que o pai paga já era muito insuficiente e a nova renda conseguida pelo filho permite que ele viva com um pouco mais de tranquilidade, isso dificilmente permitirá uma redução no encargo.
  • Quando o recebimento da pensão permite que o filho compre automóvel (mesmo financiado), faça viagens de alto custo e tudo isso sem o apoio do pai, aparecem indícios de que o filho está conseguindo fazer economias, que o dinheiro não é empregado nos gastos regulares.
  • Depois de formado na faculdade, a exoneração também não é automática (exceto se assim pactuado), devendo ser analisado pelo juiz se o jovem está capacitado para sobreviver sozinho (ou se não estiver, de quem é a responsabilidade). Por óbvio que o pai não ficará provendo eternamente, ainda mais quando o filho não demonstra iniciativa em se libertar da dependência, se ele tem esta potencialidade e escolhe se acomodar. IMG_8402

 

  • Muitas vezes é difícil para os pais conseguirem enxergar a situação com perspectiva e compreender que a cautela adotada nos processos exoneratórios servem apenas para evitar um dano irreparável.
  • A ação pode ser movida a qualquer tempo, não sendo preciso esperar um implemento de idade específico (que a lei não prevê) ou já ter ocorrido um fato como a colação de grau. Os processos judiciais são demorados, normalmente se consegue um bom acordo com mediação judicial para que o valor seja diminuído periodicamente ou dada uma carência de poucos meses antes que seja cortado por inteiro.
  • Caso os dois envolvidos tenham conversado e chegado a um acordo (ou estão perto disso), é aconselhável que procurem um advogado de família para que expliquem as possibilidades, seja negociada essa exoneração de modo escalonado, mas de comum acordo, sendo apenas encaminhado para a justiça a fim de ajustar o desconto em folha de pagamento (caso esteja implantado).
  • É rotineiro os pais deixarem claro aos filhos que jamais deixarão eles passarem dificuldades dali para frente, que a obrigação jurídica pode terminar, mas a relação entre eles deve continuar amistosa e os auxílios permanecem como uma obrigação moral sempre que os pais entenderem como adequado.
  • Quando falamos de pai ou mãe no texto, também é muito comum os filhos morarem com o pai e ser a mãe quem paga a pensão. Portanto, as informações servem para qualquer gênero.
  • Sempre existirão hipóteses e situações pecualiares, pois nessa área jurídica cada família é única e a análise jurídica deve sempre ser personalizada. Por isso, deve haver muito cuidado com analogias com outras pessoas e situações já conhecidas.
Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Adriano Ryba) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Comentários e Opiniões

1) Josineide (25/03/2015 às 20:32:42) IP: 187.127.197.224
Muito bom! parabéns ao autor


Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados