JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA - A INVIABILIDADE DE ACORDOS TRABALHISTAS EM FACE DO DANO CAUSADO A IMAGEM DA EMPRESA.


Autoria:

Luiz Cláudio Lemos Moreira


Sócio do escritório Moreira & Munford Advogados . Formado pela Faculdade Baiana de Direito - especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela LFG e em gestão de segurança pública.

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Em um país oportunista como o nosso, a importância da imagem da empresa perante a Justiça do Trabalho é vital até mesmo para o sucesso das relações entre empregado e empregador.

Texto enviado ao JurisWay em 07/06/2010.

Última edição/atualização em 08/06/2010.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Resolvi escrever o presente artigo em virtude de rotineiras situações que tenho presenciado no âmbito da Justiça do Trabalho. Vejamos:
 
Deparei-me com uma Reclamação Trabalhista, a qual teria que elaborar a peça de defesa, onde um Reclamante pleiteava a nulidade da aplicação de uma justa causa e seus reflexos, sob o simples fundamento de perseguição e blá blá blá.
 
Fiquei super tranquilo com os subsídios apresentados pela empresa, pois em resumo o trabalhador havia apresentado cinco atestados médicos grosseiramente falsificados, cujos documentos colacionados à defesa facilmente comprovariam a fraude praticada pelo obreiro. Todos os requisitos para a aplicação da penalidade máxima estavam presentes, então pensei comigo “causa ganha”.
 
No dia da audiência de conciliação eu estava viajando e, para minha surpresa, a empresa firmou um acordo com o reclamante, em um valor ínfimo, encerrando o processo. O empregado receberia um valor pequeno em dinheiro, seu FGTS + 40%, seguro desemprego, TRCT no código 01 etc. Alguns advogados podem pensar “um acordo é sempre melhor, pois existe um risco de condenação”.  Será que o risco de condenação em dinheiro é maior que o dano à imagem da empresa?
 
Em um país oportunista como o nosso, a importância da imagem da empresa perante a Justiça do Trabalho é vital até mesmo para o sucesso das relações entre empregado e empregador.
 
Com a expansão dos meios de comunicação, a informação se propaga numa velocidade antes inimaginável. Alguém tem alguma dúvida que esse empregado, falsificador, não achou que o acordo foi maravilhoso para ele? Alguém tem dúvida que esse empregado, falsificador, vai propagar a atitude maternal dessa empresa? Alguém tem dúvidas que outros empregados poderão agir da mesma forma?
 
Esse empregado, ao sair da sala de audiências, provavelmente passará um e-mail para o colega, que possivelmente também falsificou atestado, com o seguinte teor: “pode ficar tranqüilo que, além da empresa não noticiar o Ministério Público acerca do crime que cometi, eles ainda fizeram um acordo comigo”.
 
Assim, financeiramente “pode” ter sido bastante lucrativo para a empresa, mas no fundo o dano causado à sua imagem gera um prejuízo muito maior. “Em sentido estrito, a empresa não tem honra, mas tem-na no sentido lato, de nome comercial, crédito, honorabilidade e imagem corporativa perante seus empregados, colaboradores, mercado competitivo e sociedade, todos valores integrantes de um patrimônio moral próprio de uma personalidade fictícia, jurídica, que projeta reflexos jurígenos, isto é, que produz ou cria um direito. Numa palavra: que interessa ao direito.[1]
 
O fato é que os abusos devem ser coibidos e, na hipótese de restar cristalina a má fé do reclamante, como no exemplo acima, não se deve procurar fórmula pacificadora, mas sim aplicar com rigidez a lei. Alguns acordos não encerram lides, mas apenas transferem para outro momento.
 
As decisões mostram que uma situação, que há alguns anos era inimaginável, começa a ganhar corpo na Justiça do Trabalho. Empregados que entram no Judiciário para pedir o pagamento de verbas a que não teriam direito têm sido condenados a pagar indenizações por dano moral às companhias onde trabalham.
 
 
 
 


[1](2)FONSECA, José Geraldo da. Dano moral da pessoa jurídica. O Trabalho. Curitiba, n. 153, p. 5294-5306, nov. 2009.
Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Luiz Cláudio Lemos Moreira) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados