JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Direito Penal do Inimigo. Uma breve e sucinta conceituação


Autoria:

Douglas Da Silva Farias


Bacharel em Direito pela Universidade Anhanguera de São Paulo. Pós-graduado em Direito Penal e Criminologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Advogado Criminalista.

envie um e-mail para este autor

Resumo:

O Direito Penal do inimigo segundo Gunther Jakobs.

Texto enviado ao JurisWay em 01/04/2022.

Última edição/atualização em 02/04/2022.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

O Direito Penal do Inimigo consiste, em poucas palavras, em técnicas legislativas que visam diferenciar o Direito Penal comum (direito do cidadão), dele, do Direito Penal do Inimigo.  

Entende-se que o Direito Penal do Inimigo é criado para o combate ao terrorista, e sua fundamentação é arrimada na obra de Rousseau (Do Contrato Social); e de Thomas Hobbes (O Leviatã). Para os que não se adequem ao sistema jurídico vigente, deverá o Direito Penal do Inimigo entrar em ação, visando sufocar toda e qualquer tentativa de rebelião ou atentado dentro de um Estado. 

Partindo dessa ideia de não aceitação do sistema jurídico vigente, é que o legislador cria regras de direito penal e processual penal diferentes, visando um “combate efetivo” contra as ações terroristas. Em poucos exemplos, podemos observar que os países que o adotaram, como é o caso dos Estados Unidos através do Patriot Act, logo após o atentado do 11 de setembro de 2001, mitigaram direitos e liberdades individuais.

Portanto, eis a linha divisória que separa o cidadão do terrorista. Ao primeiro se garante os direitos e garantias individuais; enquanto o segundo se cerceia qualquer garantia processual. Em poucas palavras, o Direito Penal do Inimigo atuará como limitador de garantias individuais, de modo que o terrorista não tenha acesso, por exemplo, à acusação que lhe é imputada, a um defensor, e nem qualquer outro direito assegurado.

“Uma ulterior formulação: um individuo que não admite ser obrigado a entrar em um estado de cidadania não pode participar dos benefícios do conceito de pessoa. E que o estado de natureza é um estado de ausência de normas, isto é, de liberdade excessiva, tanto de luta excessiva. Quem ganha a guerra determina o que é a normal, e quem perde há de se submeter a esta determinação.

(...)

Por um lado, o tratamento com o cidadão, esperando-se até que se exteriorize sua conduta para reagir, com o fim de confirmar a estrutura normativa da sociedade, e por outro, o tratamento com o inimigo, que é interceptado já no estado prévio, a quem se combate por sua periculosidade.”

Direito Penal do Inimigo: noções e críticas / Gunther Jakobs, Manuel Cancio Meliá; Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2015. Pág: 35/36.

Resumindo: é difícil concluir e apontar quais os países que adotam a tal técnica legislativa do Direito Penal do Inimigo; mas podemos, contudo, identificar em algumas leis, o resquício do tratamento diferenciado de pessoas, em maior ou menor grau. No Brasil, por exemplo, vemos que a Lei dos Crimes Hediondos trata de forma diferenciada os que praticam determinados crimes, impondo a eles, por exemplo, o regime inicial fechado, independente de tempo de pena aplicado pelo magistrado.

Por fim, é de reconhecer que toda e qualquer legislação promulgada deverá estar em consonância com a Constituição Federal de 1988, e com todo e qualquer pacto internacional de direitos humanos que o Brasil seja signatário. Se assim não ocorrer, provavelmente a tal norma será declarada inconstitucional, como é o caso da citada Lei dos Crimes Hediondos, em que o Supremo Tribunal Federal declarou a inconstitucionalidade em caso de fixação do regime inicial fechado no cumprimento de sentença.

 

 

 
Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Douglas Da Silva Farias) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados