JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Operação Lava Jato e a Repercussão Política


Autoria:

Anne Gracyelle Da Silva Sousa


Bacharela em Direito pela Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande/PB. Pós-Graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário pela Faculdade Integrada de Patos da Paraíba

envie um e-mail para este autor

Resumo:

A operação lava jato é tida como a maior investigação realizada no Brasil até os dias atuais. Essa investigação foi o ápice da corrupção envolvendo um grande número de políticos do Brasil.

Texto enviado ao JurisWay em 23/05/2017.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Operação Lava Jato e a Repercussão Política

 

Para entendermos melhor sobre o tema, irei iniciar definindo como deu-se a origem do nome "lava jato" sobre o quê aborda essa investigação.

A operação lava jato é tida como a maior investigação realizada no Brasil até os dias atuais. Essa investigação foi o ápice da corrupção envolvendo um grande número de políticos do Brasil, gerando uma quantia em dinheiro com mais de bilhões de reais, sendo incluso até uma grande quantia em dólares. O nome foi gerado devido aos lava a jatos de automóveis e de postos de combustíveis sendo utilizados para desvios e lavagens de dinheiro.

Sendo envolvidos nesses recursos ilícitos os políticos de diversos e grandes partidos e de notáveis cargos nomeados na esfera política juntamente com as maiores empreiteiras do país. Mas, o que chama mais atenção nesse processo é devido à quantidade de políticos envolvidos nessa corrupção sendo contado com mais de 50 políticos investigados, onde gerou e ainda está gerando bastante polêmica que envolve até ex-presidentes do Brasil, que é o cargo mais importante existente do país, investigações pesadas sob à luz desses recursos serem usados com financiamento de campanhas.

O que é mais impactante é saber até onde vai o interesse e a ganância dos políticos brasileiros para ganhar um determinado cargo político e para lucrar em um designado cargo no Brasil. Paramos para pensar é que maior parte das pessoas que tem interesse em ser inserida num cargo politico é para levar algum e qualquer tipo de vantagem, seja ele econômico, partidário, etc.. São raros os casos hoje em dia em que vemos políticos fazendo parte da administração cumprindo com o seu dever de beneficiar o povo, o que já é nosso por direitos e deveres prescritos em nossas normas legais.

Cabe à justiça investigar a fundo, punir e prender todos os que estejam envolvidos nessa corrupção, e principalmente à nós, o povo, cobrar dos nossos políticos, pois foram eles que nós mesmos escolhemos para nos representar na tribuna e que tomam diversas decisões por nós.

Corrupção essa que começa por nós mesmos cidadãos brasileiros que nos vendemos a um candidato político na eleição por tão pouco, como um telhado, ou até mesmo por 50 reais, mas nessa hora não paramos para pensar, analisar e refletir que não estamos ganhando dinheiro ou ofertas de um candidato e sim perdendo 4 ou 8 anos de um mandato político, que na hora em que formos cobrar o que é nosso por direito irão nos dar as costas como sempre fazem.

Seja operação lava jato ou qualquer outro tipo de investigação que venha a suceder, a mudança para a política do nosso país começa por mim, começa por você. 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Anne Gracyelle Da Silva Sousa) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados