JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

CIDADANIA: VOCÊ EXERCE A SUA?


Autoria:

Regina Teodoro Da Silva Nunes Da Silva


Bacharel em Direito pela Faculdade Doutor Francisco Maeda-FAFRAM

envie um e-mail para este autor

Texto enviado ao JurisWay em 16/09/2016.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

 

 

         Quando se fala em cidadania sempre pensamos em dever, direito, respeito entre outras coisas da qual na qualidade de cidadão se pode exercer, porém o que a maioria de nós não fazemos, quando o assunto é política, é fiscalizar o que fazem os nossos eleitos. Espera-se que com o voto nossos problemas se acabem como num passe de mágica, pois votamos naquele candidato que confiamos, o que, é claro não acontece,  o pois, a cada quatro anos nos esquecemos em quem votamos, porque  votamos e pior, o que fizeram esses candidatos durante esse tempo. Falta de memória? Não, falta mesmo é fiscalização.

         Todos sabem que quando elegemos deputados e vereadores espera-se que estes façam projetos que sejam de relevância para a população, no entanto a maioria das pessoas não sabe que podem acompanhar esses projetos pela internet e votar se acham que o tal projeto serve para alguma  coisa.

          Normalmente, esperamos que nossos representantes tenham o bom senso de propor projetos de lei que realmente melhore a vida dos cidadãos , mas nem sempre isso acontece, vejamos os projetos de leis  propostos e que obviamente foram arquivados por que simplesmente não tem nenhuma serventia e isso sem contar os projetos de emenda à Constituição federal, vejamos alguns exemplos de projetos inúteis:

1-                         O Projeto de Emenda Constitucional nº 479/2010, o projeto visa uma emenda ao artigo 5º da Constituição, onde “todos são iguais perante a lei e tem direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade ”. A proposta do deputado federal Sebastião Bala Rocha seria a de se incluir nesse artigo o direito à internet rápida. Atualmente a deputada Renata Abreu propôs projeto de lei idêntico a esse sob o nº185/2015.

 

2-                       Já o projeto de lei nº 4197/2004 do deputado Pastor Reinaldo, nesse projeto o deputado propôs a proibição de nomes comuns à pessoa humana sejam usados em animais. O projeto foi arquivado.

3-                       Outro projeto sem relevância alguma é o do deputado Hiram Ayres Monteiro Junior, o projeto de lei, que foi aprovado, torna o bolinho de frango da cidade de Itapetininga patrimônio cultural e obriga que em todos os eventos tenha uma barraca desses bolinhos. O projeto bolinho foi aprovado.

4- o projeto nº 3857/2004 do deputado Irapuan  Teixeira propõe que todo preso por um ou mais homicídios e condenação superior a 30 anos de prisão seja obrigado a doar rins, córneas, pulmões etc., como medida reparatória do mal que o preso causou á sociedade, o projeto foi considerado inconstitucional e não foi aprovado.

5-                   Outro projeto impertinente é o do senador Álvaro Dias que prevê a mudança do nome “agrotóxico” para “produtos fitossanitários” apenas  para melhorar o ambiente de negócios dos produtos agrícolas brasileiros(nº 680/2015), como se o problema fosse o nome.

            Esses são alguns projetos que já tramitaram ou estão tramitando nas casas legislativas. Apesar de alguns projetos serem irrelevantes, há projetos que valem a pena serem votados pela sociedade como, por exemplo, o projeto de lei nº3045/2015 de autoria do deputado Diego Garcia que propõe a redução de gasto do governo federal com publicidade e propaganda a 0,1% da receita corrente liquida. Outro projeto interessante de autoria do deputado Índio da Costa (nº 3924/2015) que visa reduzir a corrupção com o aumento da pena imposta bem como a perda de benefícios e indultos provenientes de delações.

 

            Cabe a nós, sociedade,  acompanhar e fiscalizar os atos praticados pelos governantes em quem votamos. Temos para isso uma ferramenta poderosa em nossas mãos chamada internet e somente com o esforço conjunto da sociedade é que se pode fazer cumprir as leis e assim construirmos um país no qual tenhamos orgulho de morar.

 

            O conteúdo descrito acima pode ser encontrado no site WWW.VOTENAWEB.COM.BR, onde se tem acesso aos projetos propostos pelos deputados, senadores etc., e também emitir opinião pessoal sobre cada projeto, exercendo assim a cidadania pela qual sempre lutamos.  

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Regina Teodoro Da Silva Nunes Da Silva) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados