JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

PRAZO PARA PAGAMENTO DO ITCMD - IMPOSTO DE TRANSMISSÃO CAUSA MORTIS E DOAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO.


Autoria:

Alexandre Tertuliano Pigiani


Advogado nas áreas cível, consumidor, imobiliário, família e sucessões, trabalhista e tributário, com especialização em Direito e Processo Tributário pela Escola Paulista de Direito.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

A SOCIEDADE SIMPLES E O FALECIMENTO, RETIRADA OU EXCLUSÃO DE SÓCIO.

Inventário e partilha em 48 horas - Como funciona?

Analisar e identificar o desenvolvimento procedimental do processo sucessório, bem como anotar algumas das alterações e inovações introduzidas pelo Novo Código de Processo Civil.

SUCESSÃO DO CÔNJUGE MAIOR E 60 ANOS CASADO COM SEPARAÇÃO OBRIGATÓRIA DE BENS

A INCONSTITUCIONALIDADE NA CONCORRÊNCIA ENTRE COMPANHEIRO SOBREVIVENTE E PARENTES COLATERAIS NA SUCESSÃO

CAUSAS DE EXCLUSÃO DO INDIGNO NO DIREITO SUCESSÓRIO

Inventário Administrativo e Inventário Judicial

A reprodução humana assistida sob o enfoque das normas constitucionais brasileiras.

Rapidez E Economia No Processo De Inventário E Partilha De Bens. (Lei Nº11.441/07)

IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO TÉCNICO NO PLANEJAMENTO DA SUCESSÃO FAMILIAR

Mais artigos da área...

Resumo:

Alertar o interessado a respeito do prazo para o pagamento do ITCMD de acordo com a legislação pertinente e o entendimento do Tribunal de Justiça de São Paulo e do Supremo Tribunal Federal, no que tange ao limite de 180 dias.

Texto enviado ao JurisWay em 28/05/2015.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

 

Todos nós sabemos que, ao perder um familiar ou um amigo, antes mesmo de chorar pela perda é preciso iniciar uma série de procedimentos burocráticos, dentre eles a abertura do inventário.

O Artigo 983 do Código de Processo Civil[1] determina que o inventário deverá ser aberto dentro de 60 (sessenta) dias a contar da data do falecimento do autor da herança.

Para que a transmissão seja realizada (tanto judicialmente como extrajudicialmente), é necessário o recolhimento do Imposto de Transmissão Causa Mortis – ITCMD. No Estado de São Paulo esse imposto é regulado pela Lei Estadual nº 10.705/2000, e conforme disposição do seu Artigo 7º, inciso I, o responsável pelo seu pagamento nos casos de transmissão de herança é o herdeiro ou o legatário[2].

Segundo disposição do Artigo 17 da Lei Estadual nº 10.705/2000, o prazo para o recolhimento do ITCMD é de 30 (trinta) dias após a homologação do cálculo, não podendo ultrapassar os 180 (cento e oitenta) dias contados da data do falecimento do autor da herança[3].

Ocorre que, em muitos casos, a homologação dos cálculos é feita após esse prazo de 180 dias, o que gera muita insegurança por parte dos responsáveis pelo pagamento, tendo em vista que em algumas vezes o departamento fiscal competente impugna o valor por ele apresentado, devendo o herdeiro/legatário realizar o pagamento da diferença.

Há também casos em que o processo de inventário fica suspenso, v.g. quando o falecido deixa testamento e o desfecho da ação de abertura, registro e cumprimento do testamento ocorre após este prazo.

Dessa forma somente após a apresentação das primeiras declarações, e por consequência, após todas as etapas, será possível apurar o valor do imposto para que a Fazenda se manifeste a respeito e posteriormente o juiz o homologue, nos termos dos Artigos 993 e seguintes do Código de Processo Civil.

Outro problema é que a data da homologação do cálculo é um dado obrigatório solicitado pelo sistema eletrônico da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo para poder gerar  a GARE – Guia de Arrecadação Estadual.

O mencionado parágrafo primeiro do Artigo 17 da Lei nº 10.705/00 prevê a possibilidade de dilação do prazo para o pagamento do referido imposto, cuja decisão fica a critério do Juiz, desde que o contribuinte apresente um “justo motivo”.

Dessa forma, se ainda não ocorreu a homologação, esse fato, por si só, já se enquadra no critério de “justo motivo”, pois sem ele não há como saber se o valor apresentado é realmente o devido. No entanto, vale ressaltar que este é um critério subjetivo, e dessa forma poderá o magistrado conceder ou não a dilação do prazo.

É necessário também analisar se o disposto da Lei Estadual em comento não afronta as disposições processuais vigentes no atual Código de Processo Civil.

Diversos são os casos em que a homologação do cálculo do ITCMD ocorre após o decurso dos 180 (cento e oitenta) dias da data da sucessão, e por consequência as Fazendas Estaduais obrigam os herdeiros/legatários que não recolheram o tributo antes dessa etapa a realizar o pagamento do valor acrescido de multa e juros, sob o fundamento de que este prazo foi desrespeitado.

Para dirimir essa dúvida, o Supremo Tribunal Federal editou a Súmula 114 que determina que: “O Imposto de Transmissão Causa Mortis não é exigível antes da homologação do cálculo. “

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo segue o mesmo entendimento, esclarecendo que o ITCMD é inexigível antes da homologação do cálculo e que, por consequência, o disposto no Código de Processo Civil deve prevalecer diante da Lei Estadual nº 10.705/00.

 

“Agravo de instrumento – ITCMD – Pedido para recolhimento do imposto sem incidência de juros e multa – Sobrepartilha – Não caracterização de motivo justo a fundamentar a isenção do recolhimento do imposto sem juros e multa – Aplicação, contudo, da Súmula 114 do Supremo Tribunal Federal, a implicar da impossibilidade de incidência de acréscimos legais ainda a esta data, por falta de homologação do cálculo do tributo – Recurso provido, mas por fundamento diverso.

[...]

... apesar da existência desde comando para o recolhimento do imposto independentemente da homologação do cálculo, predomina no Supremo Tribunal Federal o entendimento de que o disposto no art. 1.013 do CPC/73 (antigo art. 500 do CPC/39) prevalece sobre a lei local, levando à interpretação de que “O imposto de transmissão causa mortis não é exigível antes da homologação do cálculo” (Súmula 114) ” (TJSP, Agravo de Instrumento nº 0528187-15.2010.8.26.0000, 3ª Câmara de Direito Privado, Rel. Des. João Pazine Neto, j. 29/03/2011). ”

Por todo o exposto, concluímos que tanto é possível a dilação do prazo para o recolhimento do ITCMD, como também é possível se afastar a incidência de multa e juros caso o herdeiro/legatário tenha ultrapassado prazo de pagamento de 180 dias, desde que ainda não se tenha escoado o prazo de 30 dias após a sua homologação.



[1] Art. 983.  O processo de inventário e partilha deve ser aberto dentro de 60 (sessenta) dias a contar da abertura da sucessão, ultimando-se nos 12 (doze) meses subseqüentes, podendo o juiz prorrogar tais prazos, de ofício ou a requerimento de parte.

[2] Art. 7 - São contribuintes do imposto:

I - na transmissão "causa mortis": o herdeiro ou o legatário

[3] Art. 17 - Na transmissão "causa mortis", o imposto será pago até o prazo de 30 (trinta) dias após a decisão homologatória do cálculo ou do despacho que determinar seu pagamento, observado o disposto no artigo 15 desta lei.

§ 1º-  O prazo de recolhimento do imposto não poderá ser superior a 180 (cento e oitenta) dias da abertura da sucessão, sob pena de sujeitar-se o débito à taxa de juros prevista no artigo 20, acrescido das penalidades cabíveis, ressalvado, por motivo justo, o caso de dilação desse prazo pela autoridade judicial.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Alexandre Tertuliano Pigiani) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados